blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

No Brasil e no mundo todo, a indústria farmacêutica é um mercado que cresce a cada dia. O país está hoje em 6º lugar no ranking dos maiores mercados farmacêuticos do mundo. Só fica atrás da China, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Japão. Até 2021, a perspectiva é que o Brasil figure entre os cinco principais mercados. Os dados são da Quintiles IMS Holdings.

Garantia de qualidade, um item fundamental para o sucesso

Tamanho crescimento só é possível porque o país mantém a competitividade e investe na qualidade dos produtos ofertados ao público consumidor. A garantia de qualidade, portanto, é item primordial para promover a padronização dos medicamentos, bem como para o próprio processo produtivo.
Ela está presente em todas as etapas da indústria farmacêutica. Por exemplo, desde a seleção da matéria-prima para a composição do medicamento até o momento em que o produto passa a estar disponível nas prateleiras das farmácias. A garantia de qualidade também aparece no atendimento ao cliente e, ainda, no próprio transporte dos remédios.

Áreas específicas da indústria farmacêutica garantem o controle

Para entender todo esse caminho percorrido para que determinado medicamente esteja disponível ao público final, é importante compreender que existem áreas específicas dentro do controle de qualidade, tais como:

posts relacionados