blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

O SASSMAQ é um sistema de avaliação nos âmbitos de: saúde, segurança, meio ambiente e qualidade. Esse método foi criado e exigido pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) e é implementado geralmente nos setores de Logística.

Quando se traz as competências de gestão para serem avaliadas, estas são feitas por organismos certificadores independentes credenciados pela ABIQUIM. Esse processo de avaliação evita a necessidade de diversas auditorias, sequenciais ou não, para tratar-se de diferentes processos. 

O objetivo do SASSMAQ dentro das empresas de interesse é auxiliar em diferentes etapas dos planos de ação: a seleção, qualificação e definição. Ou seja, esse sistema de avaliação, além de conseguir entender e apontar os pontos de melhoria ou não conformidade, também atua na proposta de mudança interna.

A avaliação do SASSMAQ é um serviço portanto deve-se contratar o prestador, que irá gerar um relatório a ser avaliado pelo contratante. Entende-se que essa avaliação dispensa uma série de inspeções que são comuns ao serviço logístico tradicionalmente. 

Existe uma segregação de elementos de maior significância tanto para o contratante quanto para o contratado, sendo eles: 

Elementos Centrais: trata-se dos elementos administrativos, financeiros e sociais.

Elementos Específicos: trata-se dos serviços prestados pelo contratante e estrutura organizacional que possui sua especificidade. 

Os principais benefícios

Atualmente, a certificação SASSMAQ não é obrigatória. No entanto, cada vez mais empresas vêm incorporando essa boa prática, pela assertividade e melhoria comprovada dentro das empresas certificadas e recertificadas. Tendo isso em mente, listamos 4 dos principais benefícios de uma certificação SASSMAQ mesmo que não exista a obrigatoriedade na mesma:

  1. Comprovação do transporte com segurança: a SASSMAQ possui critérios e padrões de avaliação, sendo possível comprovar que o transporte (principalmente de produtos químicos) será feito de forma segura. Levando à confiança do cliente que contratar o serviço prestado.
  2. Impulsionar a imagem da empresa: uma certificação SASSMAQ implica automaticamente em uma série “auditorias” de todo o serviço de transportadoras. Sendo assim, elas contribuem para que a imagem e segurança possa ser vendável ao cliente.
  3. Redução de custos: quando existe o mapeamento de grande parte dos processos fica mais simples de identificar onde estão os gaps e onde há desperdício ou investimento que não gera lucro. Um processo que se feito internamente pode levar mais tempo, trazendo assim mais prejuízo.
  4. Redução dos riscos: sabemos que no ramo logístico, existem uma série de atividades que geram risco aos envolvidos. Quando uma empresa opta pela certificação SASSMAQ os riscos serão identificados, permitindo que os gestores elaborem planos de ação para evitá-los. Exemplos de riscos que podem ser mapeados e evitados com a certificação: acidentes, infrações e penalizações.

Sabe-se que o ramo de logística possui diversas facetas e peculiaridades. É um setor que possui uma alta demanda e, dessa forma, necessita que seus indicadores se mantenham dentro da meta esperada. A cadeia logística possui diversos envolvidos e impactados. 

O fator de maior importância é o valor ao qual se é atribuído para o cliente final. Consequentemente, ao adotar essas práticas de forma quantitativa e qualitativa, pode ser assegurada a satisfação do cliente.

O que podemos concluir é que a certificação SASSMAQ tem sido mais prática, rápida e eficaz. Tendo em vista que pode substituir uma série de auditorias específicas, inspeções de periodicidades diferentes e também pode evitar retrabalhos.

Texto por: Ana Carolyna Rodrigues

selina

Jornalista pela UFG, busca por meio da comunicação efetiva e simples, levar a empresas e profissionais uma visão social da qualidade.

22.04.2020 | Gestão de Auditoria | Gestão de Registros | ISO 9001 | Melhoria Contínua | Padronização de Processos | Saúde, Segurança e Meio Ambiente | Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

posts relacionados