Primeiramente, entenda as diferenças: Treinamento é o processo de capacitação de pessoas de curto prazo, objetivando o aperfeiçoamento de habilidades e otimização do conhecimento. Já desenvolvimento é o conjunto de ações educativas de longo prazo, buscando preparar o colaborador para sua carreira.  

Neste artigo que preparamos para você, traremos algumas informações e provações, espero que aproveite e gere ações para que tenha mais qualidade nas atividades desenvolvidas por você e por sua empresa.  

Quais os benefícios da Treinamento & Desenvolvimento para profissionais e organizações? 

São diversos os benefícios do T&D para profissionais e organizações, igualmente vários se aplicam para ambos, como: 

  • Aumento da competitividade no mercado; 
  • Evolução dos processos internos para implantar melhores práticas utilizadas; 
  • Cumprimento de diretrizes, leis, normas e códigos de conduta; 
  • Promoção de cultura de aprendizado e inovação; 
  • Melhoria de produtos e serviços; 
  • Crescimento da maturidade organizacional e pessoal; 
  • Desenvolvimento de melhor clima organizacional e segurança psicológica; 
  • Aumento da autoridade e credibilidade do profissional e organização. 

 

Treinamento e desenvolvimento

O T&D moderno do Século XXI 

Em “Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações de Idalberto Chiavenato, é apresentado características que diferenciam os modelos tradicionais de T&D dos modernos e destaca alguns objetivos como:  

  1. Atuação proativa e planejada de T&D, antecipando necessidades de qualificação; 
  2. Definição de forma estratégica e profissional na contratação dos colaboradores gerando integração com os objetivos da organização; 
  3. Pontos de controle para atuação antecipada as necessidades de T&D para o atingimento dos objetivos estratégicos e apoio as lideranças; 
  4. Planejamentos de médio e longo prazo buscando não agir de forma reativa e imediata, gerando diversos ônus para a organização; 
  5. Desenvolvimento de programas para gerar mudanças positivas nos processos atuais, gerando novos e melhores resultados; 
  6. Criar ambiente que encoraje e engaje os colaboradores a participarem da construção dos planejamentos de T&D, melhorando assim o resultado; 
  7. Implantação de cultura de aprendizado constante, promovendo a inovação e competitividade para os colaboradores e a organização.

Tipos de Treinamento e Desenvolvimento

Compartilho com você, 5 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas para que possa organizar o conhecimento que aqui está recebendo: 

1. Treinamento de integração ou onboarding de colaborador 

Em primeiro lugar tem como objetivo a integração de novos colaboradores na cultura e pessoas da organização, assim como promover o entendimento das atividades que estarão na responsabilidade da função que ele irá exercer.  

2. Treinamento comportamental ou soft skill 

Serve para aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores orientados pela cultura organizacional e função desempenhada pelo profissional, além de observar integração com os valores e código de conduta. 

3. Treinamento técnico ou hard skill 

O treinamento técnico dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender sobre um novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização. 

4. Treinamento motivacional 

Neste treinamento o objetivo é aumentar o engajamento dos colaboradores nas suas atividades e na organização, podendo incluir palestras, confraternizações, convenções, workshop, entre outros. 

5. Treinamento vivencial 

Surgiu na década de 90 no Brasil, e gera excelentes resultados pela dinâmica da vivência na transferência de conhecimentos, pode ser explicado em uma frase: 

 “Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu talvez me lembre. Envolva-me e então eu compreenderei” Provérbio Chines 

Normalmente os treinamentos vivenciais possuem muita prática, interação, gamificação e construção de novos conhecimentos a partir do ambiente construído.  

Andragogia

Segundo a definição cunhada por Malcolm Knowles na década de 1970, andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. (Wikipedia) 

Malcolm Knowles pode ser considerado o “pai” da Andragogia, tendo lançado vários livros, sendo que muitos deles não foram traduzidos para o português. Entre as principais obraspodemos destacar: 

  • Andragogy, not pedagogy1968; 
  • The modern practice of adult education: pedagogy vs. andragogy1980; 
  • Andragogy in action: applying modern principles of adult learning1984; 
  • The making of an adult educator1989; 
  • The adult learner: the definitive classic in adult education and human resource development, 2005 (póstumo); 
  • Aprendizagem de Resultados, 2009 (póstumo). 

Ele pode não estar mais entre nós (falecido em 27 de novembro de 1997), porém o legado de Malcolm Knowles e suas obras seguem norteando a educação para adultos até os dias de hoje, ou seja, tendo muita relevância para os estudiosos da área. Quando se fala em desenvolvimento corporativo é muito importante que os facilitadores conheçam sobre andragogia para orientar sua didática e estruturação da experiência junto aos participantes, proporcionando maior retenção e resultados pós treinamento. 

No livro The modern practice of adult education, Knowles apresentou o primeiro modelo andragógico, que consistia em cinco pilares:  

Autonomia: é preciso considerar que o aluno adulto tem a capacidade de tomar suas próprias decisões e, inclusive, deseja ser percebido e tratado dessa forma, concedendo a ele a autonomia para guiar suas escolhas. 

Experiência: o histórico do aluno adulto deve ser levado em conta no processo de aprendizagem de novas habilidades e conhecimentos, servindo como base para eles. 

Prontidão para a aprendizagem: o interesse do aluno adulto pela aprendizagem é maior quando o tema em questão tem relação direta com situações comuns ao seu dia a dia. 

Aplicação da aprendizagem: desafios para o ensino de adultos são superados quando o conhecimento adquirido revela aplicação imediata e não apenas informação de possível aproveitamento futuro. 

Motivação para aprender: a motivação interna é mais forte no aluno adulto do que a externa, em outras palavras significa dizer que seus valores e mesmo os objetivos profissionais são priorizados, em detrimento de boas notas, por exemplo.  

Cultura de Aprendizagem

Cultura de Aprendizagem

São ambientes que se preocupam e promove as pessoas a compartilharem seus conhecimentos, aprender com os outros e investir na absorção de novos conhecimentos e desenvolvimento de novas habilidades, muitas vezes recompensando por aprenderem cada vez mais.  

 O líder como um facilitador 

É muito importante entender os momentos e evoluções que temos durante nossa jornada de vida. No início temos uma educação infantil que nos apresenta o mundo e a algumas diretrizes comportamentais que devemos ter relacionadas com os valores que recebemos de nossa família, educadores e sociedade.

Depois evoluímos para o ensino fundamental onde recebemos conhecimentos gerais para irmos estruturando nossos conhecimentos.  

Chegamos no ensino médio que busca aprofundar e avançar em conhecimentos e matérias que irão nos ajudar a direcionar nossa carreira profissional. Avançando esta evolução escolhemos nosso curso acadêmico e entendemos a necessidade de uma formação superior e paralelo já iniciamos estágios em organizações.

Passamos várias décadas, na figura de alunos e quando estamos na organização nos colocamos da mesma forma. 

Mas a ideia da liderança como facilitador de aprendizagem e inovação, nos traz a importância de assumirmos a autoria de nossa carreira e objetivos profissionais de nossa vida, independente se sua jornada foi como descrita acima, ou com outras etapas agregadoras ou detratoras.  

Neste cenário o líder é responsável por formar outros líderes e construir ambientes que possam emergir resultados impossíveis de serem construídos de forma individual, evidenciando a máxima de Aristóteles de que O todo é maior do que a simples soma das suas partes. 

Como um grande treinador o líder se posiciona para ser um instrumento que simplifica, agrega e multiplica resultados positivos junto a sua equipe, agindo de forma estratégica, planejada, humana e empática. 

 Estilos de Aprendizagem  

Sugiro também que você possa conhecer a Teoria das Múltiplas Inteligências do professor Howard Gardner que surgiu na década de 80 como um modo de definir o que é inteligência de uma forma mais precisa, abrangendo a larga gama de habilidades do ser humano.  princípio o psicólogo americano observou a necessidade de contestar o famoso teste de que Q.I (Quociente de Inteligência) em seus embasamentos científicos.

Surgindo assim 07 (sete) tipos de inteligência: linguística, lógico-matemática, musical, corporal-cinestésica, espacial, interpessoal e intrapessoal, além de admitir a possibilidade de existência de outras mais. É um estudo que nos permite a consciência de entender potenciais humano respeitando as diferenças e simultaneamente otimizar a experiência de aprendizagem dos participantes.

 O futuro do T&D 

É muito importante observarmos as mudanças nos últimos anos e conhecermos a história, para pensarmos no futuro do T&D. Estamos atualmente passando por algumas crises que deixará vários aprendizados e irá impor novas práticas para pessoas e organizações, acelerando a implantação de novos processos. 

Treinamento & Desenvolvimento e a Transformação Digital 

Temos a convicção que a experiência de aprendizado mudou. As novas gerações de profissionais/pessoas e tecnologia atuais, provocam instituições de ensino e empresas a entenderem a jornada de aprendizado que leve as pessoas a terem grandes resultados de aprendizagem, criando ambientes criativos, colaborativos, híbridos e de construção de conhecimento e não apenas absorção.

Nossa mente não foi construída para armazenamento de informações e sim aprendizado, análise, critica e construção de conhecimento. 

A tecnologia vem como ferramenta que contribui com nosso aprendizado, trazendo a inserção de gamificação com uso de aplicações, I.A (Inteligência Artificial), realidade virtual, realidade aumentada, botsmachine learning, internet das coisas, entre outras tecnologias e recursos. 

Podemos desta forma observar que os processos de aprendizagem foram profundamente impactados com o avanço tecnológico. 

Novas metodologias, como blended learning e microlearning, começaram a ser implementadas em organizações de todos os setores, assim trazendo a tecnologia aos estudos para tornar essa tarefa mais engajadora, eficiente e interativa, provocando a necessidade e surgimento de plataformas como a LMS (Learning Management System) e a LXP (Learning Experience Platform). 

Para aumentar sua percepção sobre esta mudança, observe os números abaixo: 

  • A cada minuto são geradas 500 horas de conteúdo no Youtube mundial; 
  • 75% dos usuários utilizam smartphones para assistir vídeos online; 
  • Em 04 anos, o consumo vídeos na web cresceu 135%;  
  • 9 em cada 10 pessoas no Brasil buscam o Youtube para estudar, e ainda existem empresas que bloqueiam o acesso ao portal! 

O futuro do aprendizado nos provoca a reaprender (desconstruir e reconstruir) nossos conhecimentos de forma que entendemos a construção do saber. O que você acredita que sabe, já pode ter mudado ou evoluído e ainda não está sabendo. 

Segundo uma pesquisa da Evolke, 89% das pessoas da geração Y consideram importante estar continuamente aprendendo enquanto trabalham. Sua empresa atualmente proporciona este ambiente?

modulo T&D

Para apoiar neste desafio vou lhe apresentar o DocT&D.  

Treinamento e Desenvolvimento com o Docnix 

docnix possui um módulo específico para apoiar a cultura do T&D.

DocT&D (Treinamento e Desenvolvimento) é o módulo da Suíte Docnix responsável pelo processo automatizado de gestão (execução, monitoramento, notificação, relatórios e indicadores) de treinamentos da organização. 

Para entender onde o DocT&D poderia contribuir com sua empresa, gosto de realizar algumas perguntas: 

  • Como você controla as horas de treinamento de seus colaboradores? 
  • Quais indicadores e avaliações lhe direcionam, se está sendo efetivo as ações de T&D? 
  • O que é mais importante para sua empresa, as quantidades de horas de treinamento por colaborador ou a qualidade dos treinamentos para os colaboradores?  
  • Como identifica as necessidades de capacitação de seus colaboradores? 
  • Você realiza o controle de investimentos de T&D em sua organização? 

 Com o DocT&D estas perguntas são automaticamente respondidas! São resultados dos controles, recursos e práticas que implantam junto com a solução, tendo sua parte de treinamento e desenvolvimento mais estratégica e em suas mãos para analisar como, quando e onde quiser. 

Como consequência você atenderá o requisito de dezenas de normas que solicitam ações, transparência, controle e análise do desenvolvimento de competência de colaboradores nas organizações. 

Porque o DocT&D é sua melhor escolha para Treinamentos e Desenvolvimentos? 

  • Com ele você estrutura sua matriz de treinamentos dos colaboradores na periodicidade que acredita ser mais adequada, tendo rastreamento e histórico para acompanhamento, análise e melhoria; 
  • Garante agilidade, simplicidade e controle no planejamento e na execução de capacitações e nivelamento de conhecimento; 
  • É possível realizar o mapeamento das necessidades de treinamento de acordo com o perfil do profissional, levando em conta indicadores e dando mais assertividade as ações; 
  • Avalição 360 do treinamento podendo ter a visão do instrutor, participantes, ambiente e pós treinamento de reação para análise e melhoria dos próximos eventos; 
  • Gestão por relatórios e painéis de oportunidades de desenvolvimento e engajamento dos colaboradores; 
  • Determina e monitora o quê, quem, quando, onde, como e porquê de cada um dos treinamentos. 

Enfim, como conclusão deste artigo, você pode ter a certeza que apostar no desenvolvimento e no crescimento é uma boa pratica que reflete diretamente na performance e resultados tanto a nível de pessoas quanto de negócios. Quer saber como o Docnix pode te ajudar a ter a tecnologia ao seu lado nessa jornada? È só  clicar aqui e solicitar uma demonstração. 

Aguardamos por você, até breve!

 

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Jorge Pimenta

Copywriter, Coordenador de Marketing e Comunicação, em busca de um Brasil com mais qualidade #P1BMQ.

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