Indicadores de desempenho BSC/KPI para solução de problemas organizacionais

O Balanced Scorecard, ou BSC, é uma ferramenta de gestão estratégica de desempenho que confere se as atividades de menor escala operacional da empresa estão alinhadas com os seus objetivos de maior escala em termos de visão e estratégia. Ele mostra o progresso ao longo do tempo para objetivos específicos, ou seja, é um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos da empresa rumo às suas metas de longo prazo. Ele pode monitorar indicadores de desempenho, por ser uma ferramenta de gestão estratégica de desempenho, e mensurar se as atividades de menor escala operacional da empresa estão em consonância com os objetivos de maior escala em termos de gestão estratégica.

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho, e possibilitam aos executivos do alto escalão comunicar a missão e visão da empresa aos níveis hierarquicamente inferiores, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa. Permitem medir o desempenho e garantem que todos os indivíduos, em todos os níveis hierárquicos, caminhem em direção aos mesmos objetivos e estratégias.

Os indicadores mostram informações sobre a performance do negócio em quatro frentes, sendo elas finanças, relacionamento com o cliente, educação e processos internos. Os KPIs são capazes de cobrir todos os aspectos do negócio, e aplicáveis aos variados tópicos referentes aos negócios e empresas. Com os recursos de tecnologia de informação, hardware e software disponíveis, é possível a geração de indicadores para qualquer etapa do processo e mensurar seu resultado. Os KPIs são utilizados por muitas empresas como instrumento de sua navegação, ultrapassam as tradicionais métricas e passam a calcular o sucesso dos processos nas organizações.

Dentro de uma empresa pode haver vários indicadores que de alguma forma apontam resultados e diagnósticos. Assim, devem ser eleitos como KPIs apenas aqueles que o seu atingimento seja capaz de alinhar a empresa com a sua visão e objetivos estratégicos, além de serem necessariamente quantificáveis.

Os KPIs quando compatíveis e disponíveis também podem ser utilizados para comparar desempenhos entre empresas. As empresas de melhor performance podem servir de Benchmark para outras que desejem alinhar-se com as melhores práticas no mercado.

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Autonomia ao Gestor

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Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

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