A ISO 14001, integrante da série ISO 14000 desde 1996, é uma norma internacional que delineia os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Seu propósito é capacitar organizações na identificação e gestão de impactos ambientais, promovendo eficiência e assumindo responsabilidades ambientais de maneira proativa. A norma estabelece diretrizes para a criação de uma estrutura que proteja o meio ambiente e responda rapidamente às mudanças nas condições ambientais. A implementação inclui requisitos como formulação de política ambiental, planejamento, execução, avaliação de desempenho, revisão pela gestão e busca contínua por melhorias. Ao adotar a ISO 14001, as organizações demonstram comprometimento com a sustentabilidade, eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

O que é a ISO 14001

Da série ISO 14000 e criada em 1996, a ISO 14001 é uma norma internacional que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), possibilitando que organizações consigam identificar e gerenciar seus impactos ambientais, aprimorar sua eficiência e ativamente arcar com a sua responsabilidade ambiental, desenvolvendo uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. Isso se dá por meio da implementação de certos requisitos, tais como política ambiental, planejamento, implantação, avaliação de desempenho, revisão por gestão e melhoria contínua.

A certificação ISO 14001 é indiscutivelmente a credencial mais importante para atestar as boas práticas ambientais de uma organização empresarial. Afinal, ela comprova a existência de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), estabelecendo assim os alicerces necessários para a consecução de processos empresariais mais sustentáveis, não apenas reconhecendo o comprometimento da organização com a gestão ambiental responsável, mas também orientando a estruturação de práticas e procedimentos alinhados com os mais elevados padrões de sustentabilidade.

Embora a norma exija que as organizações considerem questões ambientais relevantes e sejam capazes de identificar, avaliar e controlar seus impactos ambientais, é também levado em conta que tais análises e aspectos considerados devam ser de responsabilidade da instituição, ou seja, serem influenciados ou controlados por ela.

De modo abrangente, a ISO 14001 representa um guia de abordagem sistemática que oferece diretrizes e os critérios necessários para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com o objetivo subsequente de obter a certificação mediante auditorias externas conduzidas por entidades reconhecidas por seus membros associados.

14001 no Brasil e através do tempo

No caso das empresas brasileiras, a obtenção desse valioso “selo verde” passa pelo cumprimento da norma NBR ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com Orientações para Uso, uma variante nacional da pura ISO 14001. Essa edição é feita, a partir da norma homônima instituída pela ISO, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), órgão responsável por recepcionar e aprovar as normas ISO em território nacional.

Ao longo do tempo, a evolução da norma ISO 14001 reflete uma resposta diligente às demandas do cenário ambiental e às dinâmicas do mercado global, tendo passado por três atualizações. Sua primeira publicação em 1996 estabeleceu os fundamentos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), enfocando a proteção ambiental e a prevenção da poluição.

A necessidade de adaptação às tendências de mercado impulsionou o primeiro processo de revisão, iniciado no início dos anos 2000, buscando aprimoramento e expansão do escopo da norma. No entanto, com controvérsias entre os membros sobre as implicações da revisão, ponderando entre a possível perda no ranking de certificações e a obtenção de maior credibilidade e compatibilidade com outras normas.

A solução proposta pela ISO foi a organização e consolidação de pontos de vista, resultando na revisão de 2004. Essa versão reforçou requisitos e conceitos, destacando a proatividade das organizações e a integração com outras normas. A segunda revisão, alinhada ao Anexo SL e ao estudo “Future Challenges for EMS”, iniciou-se em 2011, culminando na publicação da ISO 14001:2015 em setembro de 2015, oferecendo uma estrutura modernizada e adaptada aos desafios futuros dos sistemas de gestão ambiental.

ISO 14001 na série ISO 14000

No panorama das normas e certificações estabelecidas pela Organização Internacional de Normalização (ISO), destaca-se a relevância da série ISO 14000, uma tentativa de harmonizar a preservação ambiental e a prevenção da poluição com as demandas sociais e econômicas. Este conjunto de diretrizes, composto pelas normas ISO 14001, ISO 14004, ISO 14010, ISO 14031, ISO 14020, ISO 14040 e o Guia ISO 64, não apenas delineia, mas redefine os parâmetros para a implementação eficaz de sistemas de gestão ambiental.

A pedra angular desta série, a ISO 14001, em particular, atua como um guia que orienta organizações em busca de equilíbrio entre a conservação do meio ambiente e o progresso. Ao acolher e implementar essas certificações, as organizações extrapolam as fronteiras da mera conformidade legal, capacitando-se a desenvolver políticas e objetivos que dialoguem entre si e estejam em coerência com as nuances ambientais e impactos significativos associados.

Mais do que cumprir regras, essa abordagem visa criar práticas que integrem considerações ambientais eficientes e, acima de tudo, sustentáveis. Esta exploração aprofundada não só esclarece requisitos normativos, mas também inspira organizações a trilharem um caminho para uma gestão ambiental mais responsável e progressista.

Os Principais objetivos de um Sistema de Gestão Ambiental

  • Aprimoramento da Gestão Ambiental;
  • Redução de custos;
  • Conformidade regulatória;
  • Melhoria da imagem e reputação;
  • Vantagem competitiva;
  • Melhoria contínua.

Que tipo de empresa pode obter a certificação

É bastante comum o equívoco de associar certificações apenas a empresas de grande porte ou estabelecidas no mercado. No entanto, a ISO 14001, como muitas outras normas da ISO, é aplicável a qualquer tipo de organização ambientalmente responsável, uma vez que atesta o nível de comprometimento da instituição com boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

A ampla abrangência da norma reside no fato de suas diretrizes serem gerais e de aplicabilidade a todos os tipos e portes de organização, em variadas condições geográficas, culturais e sociais, sendo adequadas a empresas de qualquer porte, independentemente do tamanho, contingente de colaboradores ou setor em que atuam.

checklist de auditoria

Por que adotar a ISO 14001

Devido às condições atuais ambientais e climáticas do planeta, a temática ligada ao meio ambiente e à sustentabilidade tem estado sob constantes holofotes, levando a sociedade a valorizar e destacar substancialmente medidas, projetos e ações que tenham como base ou foco o tema em questão. Tais circunstâncias acabam por promover também o interesse do mercado em questões que envolvam práticas sustentáveis, tornando essa certificação, de todos os ângulos, em um diferencial para a instituição.

Assim, ter consciência dos impactos ambientais causados pela empresa e identificar estratégias para mitigá-los sem comprometer a rentabilidade é crucial para o sucesso num contexto em que os consumidores exigem responsabilidade ambiental. Nesse cenário, as ações em prol do meio ambiente não apenas beneficiam a empresa individualmente, mas também contribuem para o bem coletivo, dado que as questões ambientais afetam a sociedade de forma indiscriminada. Com isso em perspectiva, a obtenção da certificação ISO 14001 não só consolida a posição da empresa como referência em práticas ambientais, mas também demonstra seu comprometimento contínuo com a adoção de processos que respeitem e preservem o meio ambiente.

Assim, ficando claro o que motivaria uma empresa a buscar a certificação, listamos abaixo, de forma prática, mais alguns dos benefícios conferidos pela ISO 14001:

  • Aprimoramento do desempenho em questões ambientais;
  • Diminuição de riscos e custos operacionais associados;
  • Conformidade com as legislações e normativas ambientais e aplicáveis;
  • Satisfação de clientes e stakeholders;
  • Refinamento da reputação e imagem corporativa;
  • Estímulo à sustentabilidade nas atividades operacionais;
  • Identificação de oportunidades para otimização contínua;
  • Aumento da eficácia dos processos e avanço na produtividade e competitividade;
  • Acesso a novas oportunidades e mercados;
  • Atendimento aos requisitos de grandes clientes ou instituições públicas;
  • Reconhecimento da capacidade e habilidade da empresa em gerenciar seus impactos ambientais e de sua responsabilidade social.

Como obter a certificação ISO 14001

Para obter o certificado ISO 14001, a empresa deve aplicar medidas para satisfazer os requisitos estabelecidos, pois a regulamentação vinculada ao âmbito do Direito Ambiental no Brasil é bastante complexa, exigindo uma análise detalhada da condição específica de cada organização. Dessa forma, é necessário que a organização levante, aplique, monitore e também evidencie todos os requisitos legais pertinentes à sua atividade no contexto ambiental, implicando no pleno cumprimento de todas as leis ambientais em que a empresa se enquadra.

A responsabilidade pela condução completa do processo de inspeção, verificação, testes e auditoria interna é atribuída a uma consultoria especializada. Por outro lado, a certificação externa é realizada por organizações de certificação independentes, reconhecidas internacionalmente por sua qualidade e integridade, sendo importante destacar que tanto a análise quanto a implementação da norma deve ser adaptada às particularidades de cada empresa e setor, para que seja realmente efetiva e traga os resultados esperados.

O processo de certificação

O processo de implementação da ISO 14001 é subdividido em seis etapas, demandando, em média, de 10 a 18 meses para conclusão. Em situações mais complexas e menos usuais, o período de implementação pode se estender. A duração está condicionada ao porte da organização, ao nível de comprometimento da alta administração e, evidentemente, à eficácia da comunicação e monitoramento dos recursos humanos alocados para essa iniciativa. As etapas e seus requisitos são:

  1. Definição de uma política ambiental: desenvolvimento de uma orientação clara e direta que demonstre o compromisso da organização com a preservação ambiental e a sustentabilidade.
  2. Identificação e avaliação dos aspectos ambientais: identificação e reconhecimento dos impactos ambientais resultantes das operações, produtos e serviços da empresa.
  3. Definição de objetivos e metas ambientais: estabelecimento de metas e objetivos para o desempenho ambiental alinhados com a diretriz ambiental.
  4. Elaboração de um programa de gestão ambiental: desenvolvimento de um plano abrangente de gestão ambiental.
  5. Implementação de um sistema de monitoramento e controle: estabelecimento de um sistema para supervisionar e regular as atividades, produtos e serviços da empresa.
  6. Revisão e melhoria contínua: implementação de procedimentos para análise periódica do sistema de gestão ambiental e execução de medidas corretivas e preventivas.

A obtenção da certificação ISO 14001 é conduzida por entidades de certificação independentes e previamente acreditadas por organismos especializados. Empresas interessadas em obter a certificação ISO 14001 devem engajar os serviços de uma entidade de certificação devidamente credenciada, que realizará uma auditoria minuciosa no sistema de gestão ambiental da empresa, assegurando que todos os requisitos da norma sejam integralmente atendidos.

Por fim, se a empresa for considerada em conformidade com a norma, o organismo de certificação emitirá um certificado de conformidade, válido normalmente por três anos, sujeito a auditorias de manutenção periódicas. Para tal, os critérios apresentados e exigidos nas 6 etapas devem ser satisfeitos e incluem requisitos documentados e procedimentos.

Da consciência à ação, rumo a um futuro sustentável

Em síntese, a busca pela certificação ISO 14001, embora voluntária e não obrigatória, é uma decisão estratégica para as organizações. A norma não apenas atua como um guia ético, orientando empresas no delicado equilíbrio entre suas operações e o meio ambiente, mas também como um instrumento para aprimorar a eficiência operacional e fortalecer a responsabilidade social corporativa.

Assim, com a certificação ISO 14001, as empresas ultrapassam a legalidade, demonstrando um comprometimento com práticas ambientalmente sustentáveis. Essa diferenciação não só atinge consumidores, cada vez mais conscientes, mas também posiciona a empresa em vantagem competitiva, por estar alinhada às expectativas crescentes da sociedade em relação à responsabilidade ambiental, uma estratégia que impulsiona e posiciona a empresa para a vanguarda da excelência. Portanto, a busca pela certificação não só se revela uma escolha sábia, mas também um perspicaz compromisso ativo com um futuro empresarial mais ético, eficiente e sustentável.

Para otimizar os processos de implementação da ISO 14001, o módulo DocEHS, é a solução ideal para esse objetivo.

Conheça mais, acesse nosso blog.