O que é?

A ISO 22000 é uma norma internacional que determina as condições de um sistema de gestão de segurança de alimentos que abrange todas as organizações da cadeia alimentar.

Em resumo, a norma é o sistema de gestão que visa definir padrões de trabalho que garantam que os alimentos estão em perfeitas condições de consumo e não causarão nenhum tipo de risco à saúde do consumidor final.

Qual tipo de empresa pode obter a certificação?

A ISO 22000 é aplicável às organizações incluídas na cadeia produtiva de alimentos, o que inclui equipamentos, embalagens, transporte e armazenamento. Tendo sempre como norte a busca pela qualidade e conformidade com boas práticas desde a “colheita à mesa”, também conhecido como Farm to Fork.

Como conseguir a certificação?

Para obter a certificação da ISO, a empresa deve cumprir determinados requisitos que deverão ser seguidos de forma adequada. O ramo de alimentos demanda um alto padrão de qualidade, desse modo, em cada etapa e nos mínimos detalhes, é preciso estar em alerta aos perigos de contaminação, como pestes, doenças de animais e plantas. Implementando práticas e medidas para assegurar que o processo tenha condições necessárias, garantindo assim a segurança e confiabilidade dos produtos.

Principais objetivos da norma são:

  • Implantação de processos reconhecidos internacionalmente em seus negócios;
  • Oferecer a fornecedores e envolvidos uma maior confiabilidade em relação aos seus controles de riscos;
  • Instaurar a transparência na prestação de contas e responsabilidades;
  • Melhorar e atualizar de forma contínua seus sistemas para que eles se mantenham eficazes.

Por que aplicar a ISO 22000?

Obter a certificação ISO 22000 é conquistar o reconhecimento nacional e internacional à qualidade e comprometimento da empresa em assuntos relacionados à segurança do produto, a norma garante o atendimento das exigências legais, dos clientes e fornecedores.

Possibilitando ainda o desenvolvimento dos colaboradores, impulsionando a busca pela qualidade, propiciando condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Para otimizar os processos de implementação da ISO 22000, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.