O que é?

Um dos bens mais valorizados pelas empresas, independentemente de envergadura ou segmento, é a informação. Vindo de encontro a esta demanda, organizações mundiais (ISO/IEC) iniciaram o desenvolvimento de normas, dando origem à família ISO 27000, que padroniza atividades relacionadas à implantação e operação de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

Os sistemas de informações sem proteção são vulneráveis a fraudes, sabotagens e vírus através de computadores. As normas da família da ISO 27000 convertem-se para o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), criando parâmetros para a segurança dos dados digitais e armazenamento eletrônico.

Qual tipo de empresa pode obter a certificação?

Toda e qualquer empresa pode obter uma certificação ISO 27001.Todo o seu conceito está relacionado à segurança da informação nos mais variados formatos. A norma projetada para ser aplicável a todos os tipos e tamanhos de empresas, desde multinacionais até os pequenos e médios empreendimentos.

Como conseguir a certificação?

A empresa deve estar alinhada com o manual de boas práticas isso significa que ela deve seguir regras e procedimentos estipulados, Após a implementação e estar em conformidade com a norma, a empresa passa por um processo de auditoria para emissão da certificação.

Principais objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade são:

  • Reconhecimento da organização com padronização internacional;
  • Maior credibilidade com clientes, colaboradores e fornecedores;
  • Dedução de custos e riscos para as organizações;
  • Assegurar a melhoria contínua do processo.

Por que aplicar a ISO 27000?

Uma vez que a empresa consegue a certificação ela pode ter a certeza de que documentos e informações estão em conformidade com todas as diretrizes de segurança. Aquelas empresas que já obedecem a algumas normas, como a ISO 9000, têm maior facilidade para obter ISO 27000, já que elas possuem melhor controle e qualidade em seus procedimentos.

Para otimizar os processos de implementação da ISO 27000, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.