Competência de laboratórios de ensaio e de calibração é abordada pela ISO IEC 17025

Norma técnica que possibilita que os laboratórios produzam resultados altamente confiáveis e, dessa forma, demonstrem que são tecnicamente competentes. A norma é fruto de trabalho conjunto da Internacional Organization for Standardization (ISO) e da International Electrotechnical Commission (IEC), sob a gestão do Comitê ISO de Avaliação de Conformidade (ISO/CASCO).

Em seu escopo, a ISO/IEC 17025 especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente dos laboratórios. É aplicável a todas as organizações que realizam atividades de laboratório, independentemente do número de funcionários. Ela segue padrão internacional para comprovação de que um laboratório executa suas atividades com precisão, para garantir que o resultado final das análises seja de qualidade.

A norma tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios, pois contem requisitos que lhes permitem demonstrar que operam com competência e são capazes de gerar resultados válidos. Informa ainda que os laboratórios que estejam em conformidade com este documento também operarão, de modo geral, de acordo com os princípios da ISO 9001.

Para receber a acreditação pelo INMETRO segundo a norma, o laboratório passa por várias auditorias. Técnicos especializados visitam a instituição para atestar, por meio da verificação de documentos e vistorias, se o laboratório está apto a realizar testes e ensaios com exatidão. Vários procedimentos rígidos devem ser seguidos pela empresa, o que demanda investimento. Por exemplo, os custos para calibração exata de um equipamento podem exceder o próprio valor da peça.

É destacada também a necessidade de o laboratório planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades, já que essa atitude estabelece uma base para aumentar a eficácia do sistema de gestão, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos. O laboratório é responsável por decidir quais riscos e oportunidades necessitam ser abordados. Os critérios da norma guiam o acompanhamento dos serviços oferecidos e determinam a capacidade de medição do laboratório.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!