O DocNix atende diversas normas, certificações, metodologias e regulamentações do mercado.

A norma ISO 15189 determina requisitos gerais para que laboratórios tenham suas competências reconhecidas para realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem. Ela é dividida da em duas partes, sendo uma delas voltada aos requisitos para a certificação do sistema de qualidade e a parte técnica que descreve os requisitos para o pessoal, instalações, equipes, procedimentos, garantia de qualidade e relatórios.

A norma possui ainda dois anexos a nível informativo: um referente às recomendações para a proteção dos sistemas de informação do laboratório e outro sobre a ética no laboratório clínico.

Devido às diferenças com os demais laboratórios, os laboratórios de análises clínicas, principalmente nas fases pré analíticas voltadas a obrigações perante os pacientes relacionadas com a preparação, identificação e transporte de amostras e pós analíticas, referentes a obrigações perante o pessoal de saúde em relação à validação, informação, interpretação e assessoramento, requereram a publicação de uma norma específica, a ISO 15189.

Esta norma acredita e demonstra objetiva e independentemente o compromisso de um laboratório com a qualidade e com a competência técnica. Demonstra-se assim, uma garantia sobre o funcionamento do laboratório, um controle sobre os seus processos, bem como a capacidade para satisfazer os requisitos técnicos necessários para assegurar uma informação vital para o diagnóstico clínico.

A norma traz várias vantagens como a redução de riscos, uma vez que permite ao laboratório determinar se o seu trabalho está sendo feito da maneira correta e dentro das normas apropriadas. Traz ainda o compromisso de todo o laboratório no cumprimento dos requisitos dos clientes; realiza avaliações periódicas do organismo de acreditação proporciona-lhe um ponto de referência para manter a competência; promove melhorias contínuas do sistema de gestão do laboratório; desenvolve competências da equipe por meio de planos de formação e da avaliação de sua eficácia. Oferece melhoria da imagem e aumento da satisfação e confiança dos clientes, acesso a novos clientes, culminando no aumento da produtividade do laboratório.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!