Certificação em segurança dos alimentos: ISO 22000

É a norma que cuida da segurança dos alimentos, publicada em 2005 e encontrada nas organizações nacionais de normas técnicas de cada país participante. A ISO 22000 foi formulada e reconhecida internacionalmente, traz requisitos para um sistema de gestão completo para a segurança na produção de alimentos, excedendo os requisitos do HACCP, análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle, um sistema de segurança alimentar criado para prevenir a ocorrência de potenciais problemas durante operações com alimentos.

A segurança no processo de produção de alimentos é assunto de importância máxima em todo o mundo. Por isso, a ISO 22000 é uma oportunidade para empresas atingirem harmonização internacional no que tange aos padrões de segurança de alimentos, que resultará em uma ferramenta para implementar o HACCP por toda sua cadeia de fornecedores pois a norma alimentar é adequada para todos os integrantes da cadeia.

Ela foi criada com a finalidade de garantir que os perigos para a segurança dos alimentos, que estão dentro das expectativas, sejam identificados, avaliados e controlados de forma que os produtos não prejudiquem o consumidor, para repassar informações relevantes relacionadas a questões de segurança de produtos a toda cadeia alimentar, documentar a política de segurança alimentar e seus objetivos, e registrar os procedimentos e registros exigidos por este Padrão Internacional.

A norma pode ser aplicada a todos os tipos e tamanhos de negócios divididas na cadeia alimentar, de produtores de ração e produtores primários até produtores de alimentos, transportadoras, armazéns e varejo. Ela se divide em três partes, sendo a primeira delas os requisitos para boas práticas de manufatura ou programas de pré-requisitos. A segunda são requisitos para o HACCP de acordo com os princípios do HACCP do Codex Alimentarius, e a terceira são os requisitos para um sistema de gestão. Esses elementos para as boas práticas de manufatura não estão listados na norma, mas ela faz referência às práticas existentes.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!