ISO 27000 para padronização de atividades relacionadas a implantação e operação de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação

A segurança da Informação é vastamente debatida no ambiente corporativo, visto que um dos bens mais valorizados pelas empresas, independentemente de envergadura ou segmento, é a informação.

O destaque da informação trouxe preocupação em desenvolver uma estrutura padronizada para a implantação e operação dos conceitos de segurança da informação. Vindo de encontro a esta demanda, organizações mundiais (ISO/IEC) iniciaram o desenvolvimento de normas, dando origem à família ISO 27000, que padroniza atividades relacionadas a implantação e operação de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

Os sistemas de informações sem proteção são vulneráveis a fraudes, sabotagens e vírus através de computadores. As normas da família da ISO 27000 convertem para o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), criam parâmetros para a segurança dos dados digitais e armazenamento eletrônico.

Um dos pilares desses SGSI é a confidencialidade, que gera autorizações para que apenas determinadas pessoas tenham acesso às informações. Dessa forma, cada departamento é permitido a abrir apenas arquivos referentes a ele. Outro pilar é a integridade, que preza para que os dados armazenados e sistemas que a empresa utiliza fiquem mais resistentes a falhas. A integridade pode ser obtida com as cópias de segurança, tecnicamente chamado de backup.

Entre as vantagens de se adequar à ISO 27000 está o reconhecimento da organização com padronização internacional, além de obter maior credibilidade com clientes, colaboradores e fornecedores. Aquelas empresas que já obedecem a algumas normas, como a ISO 9000, têm maior facilidade para obter ISO 27000, já que elas possuem melhor controle e qualidade em seus procedimentos.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

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Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

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