ISO 19011 e seus princípios de auditorias

A ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISSO/TC 176). No Brasil, o documento foi traduzido e publicado pela ABNT, e a versão brasileira da norma é a chamada ABNT NBR 9001, de 2015.

Ela estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. A ISO 9001 pode ser implementada por organizações de qualquer porte, independentemente da sua área de atividade, e tem como objetivo trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços oferecidos pela empresa seguem um padrão de qualidade.

O SGQ funciona como instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da empresa, permitindo crescimento alinhado à manutenção da qualidade dos bens e serviços prestados. É importante destacar que a adoção de um SGQ é decisão estratégica individual e que o desenvolvimento e a implementação são específicos para cada tipo de negócio.

Para obter a certificação da ISO, a empresa deve cumprir determinados requisitos, em que as várias fases serão cumpridas de forma adequada.  A norma pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como as de saúde ocupacional ISSO 45001, de meio ambiente ISO 14001 e ISO 27001, por exemplo.

Entre os principais objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade estão: atender aos requisitos do cliente com o objetivo de aumentar sua satisfação; obter visão organizacional por meio da utilização da abordagem de processos; assegurar a melhoria contínua do processo; medir e avaliar os resultados do desempenho e eficácia do processo e monitorar continuamente a satisfação dos clientes.

Ela é, também, uma norma auditável, o que quer dizer que a empresa poderá buscar um organismo certificador, depois de implementado o sistema de gestão da qualidade, para auditá-lo e verificar se ele se encontra conforme a ISO 9001. Em caso positivo, a empresa recebe um certificado de conformidade, o famoso certificado ISO 9001, válido em qualquer lugar do mundo.

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Autonomia ao Gestor

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Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

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