MAPA: Estímulo à agropecuária, fomento do agronegócio e regulação e normatização do setor

Órgão do governo federal responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. No Brasil, o agronegócio contempla o pequeno, o médio e o grande produtor rural e reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final.

Assim, o Ministério da Agricultura busca integrar sob sua gestão os aspectos mercadológico, tecnológico, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo e também dos setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras, além da gestão da política econômica e financeira para o agronegócio. Com a integração do desenvolvimento sustentável e da competitividade, o Mapa visa à garantia da segurança alimentar da população brasileira e a produção de excedentes para exportação, fortalecendo o setor produtivo nacional e favorecendo a inserção do Brasil no mercado internacional. (Via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa)

O órgão também é responsável por promover a segurança alimentar do País. Todo esse trabalho é feito através de atividades exercidas pelas Superintendências Federais de Agricultura presentes nas unidades da federação.  O Brasil é hoje um dos maiores exportadores mundiais no que tange gêneros alimentícios, principalmente de frutas e grãos e tem um cenário agroeconômico que prevê franco crescimento, já é forte e tem potencial para se tornar, nos próximos anos, o principal exportador de alimentos do mundo.

Para atender às demandas dos pequenos produtores (maioria responsável por suprir a demanda do mercado interno), dos médios e dos grandes produtores da agroindústria, o Ministério da Agricultura não age sozinho. Além das Superintendências competentes nos estados, também são vinculados ao MAPA os seguintes órgãos: Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (CASEMG), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, entre outros.

Entre as discussões importantes da pasta estão política agrícola, serviços e sistema, criação animal, mercado agropecuário internacional, convênios, cultura vegetal, cooperativismo e associativismo de pequenos, médios e grandes produtores, legislação agrícola brasileira, desenvolvimento sustentável do agronegócio e câmaras setoriais e temáticas.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!