NBRS: produtividade, qualidade do produto final e a competitividade no mercado

A NBR, ou ABNT NBR, é a sigla da Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Funcionam como normas técnicas- estabelecidas de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área e aprovadas por um órgão nacional ou internacional, no caso, a ABNT, representante da ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Padronização) no Brasil.

Elas têm como objetivo estabelecer regras, diretrizes, características ou orientações sobre determinado material, produto, processo ou serviço. A finalidades dessas condutas é aumentar a produtividade da empresa, a qualidade do produto final e a competitividade no mercado.

As normas passam por revisões, atualizações e republicações com frequência. Por isso, normalmente representam a forma mais segura de se realizar o processo a que se referem. Na maior parte dos casos, as NBRs não são obrigatórias, visto que são regidas por uma instituição privada, e não pública.  Contudo, existem leis no Brasil e normas regulamentadoras que exigem o cumprimento de algumas NBRs. Dessa forma, seu cumprimento passa a ser obrigatório.

As NBRs são importantes pois quando há normas para orientar a maneira mais eficiente de se realizar determinado procedimento, a ocorrência de falhas ou conflitos é quase certa entre as etapas do processo produtivo.

As normas indicam, ainda, um padrão de qualidade a ser seguido para aumentar a produtividade da empresa e mitigar falhas, evitando defeitos no produto. Além da economia de matéria-prima e redução do desperdício e de prejuízos, e oferece padronização possibilitando maior satisfação do consumidor e a competitividade no mercado.  A obediência a essas normas diminui também a incidência de acidentes de trabalho, poluição e contaminação do meio ambiente.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!