OSA: Equilíbrio e controle de estoque no varejo


O OSA é responsável pelo controle da disponibilidade dos produtos na gôndola, sendo, dessa forma, de suma importância para empresas varejistas. Ele consolida diversos indicadores para identificar as causas de o produto existir na loja e não estar disponível na gôndola no momento da compra, controlando, assim, aspectos como expectativa de vendas, histórico e volume de vendas, cruzando esses dados com pontos como sazonalidade e dia da semana.

O OSA é obtido através de dispositivos de inteligência de soluções tecnológicas especializadas em supply chain. Na prática, funciona assim: com base no histórico de vendas, a ferramenta calcula a demanda de determinado item. Se as vendas não atingiram o resultado traçado, o sistema cruza informações até que seja possível identificar a razão da projeção de vendas não ter sido realizada.

O indicador possibilita que o varejo tenha mais condições de atuar preventivamente. No caso de bebidas alcoólicas como cervejas, por exemplo, a expectativa de vendas é bem maior aos finais de semana; sorvetes vendem mais no verão; e espumantes e panetones têm maior procura no fim de ano.

O OSA pode ser aplicado para facilitar a avaliação da quantidade de itens a serem colocados nas gôndolas dos pontos de vendas (PDVs) e quando a disponibilidade deles em estoque deve ser maior. Entre os maiores benefícios do indicador, está a criação de ações para o reabastecimento do ponto de venda de forma equilibrada. Dessa forma, as perdas de clientes serão significativamente diminuídas, e haverá margem para aumentar impressões positivas sobre a marca.

O controle de estoque e do abastecimento dos PDVs mais eficiente também provoca uma redução de perdas e dá mais agilidade ao processo de logística. Do ponto de vista do cliente, os ganhos são tanto nos índices de satisfação quanto de fidelização, o que significa mais e melhores vendas. Em suma, o indicador OSA é uma ferramenta essencial para otimizar o controle de estoque e distribuição, gerando mais vantagem competitiva para o negócio.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!