PBQP-H para gestão da qualidade na Construção Civil

Trata-se do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), um conjunto de ações concebidas pelo Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, responsável por organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat e da modernização produtiva. Diversas entidades fazem parte do Programa, representando segmentos da cadeia produtiva: construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes, bem como a comunidade acadêmica e entidades de normalização, além do Governo Federal.

O Programa tem como objetivo aumentar a competitividade do setor, reduzir os custos simultaneamente à elevação da qualidade das construções, e aumentar a confiabilidade dos agentes financiadores e do consumidor final. Entre os benefícios do PBQP-H, estão a qualificação de construtoras e de projetistas, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normatização técnica, capacitação de laboratórios e aprovação técnica de tecnologias inovadoras.

Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no País, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

Para o setor há ganhos como o combate à não-conformidade, equalização do mercado, confiabilidade do agente financiador e do cliente, e maior competitividade regional. Pelo lado do consumidor, há melhor utilização de materiais e serviços, acesso a tecnologias de construção diferenciada e redução de custos.

Outros princípios importantes do Programa são: atuação integrada com o poder público para ampliar a otimização dos recursos e das ações, com maior sintonia entre as políticas de habitação municipais, estaduais e federal; descentralização, para fazer com que as aplicações correspondam à realidade de cada unidade da federação, ampliando o controle e a efetividade das ações; parceria entre agentes públicos e privados, para cumprir uma tarefa que é de toda a sociedade, pois a ação do poder público, isolada, será limitada; participação da sociedade civil, para assegurar que as ações do poder público estejam em conformidade com as necessidades e prioridades da população, e contar com a experiência de diversos setores da sociedade.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!