blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

Colocar em prática uma gestão eficaz da qualidade dentro das organizações pode não ser uma tarefa simples. A gestão da qualidade na empresa exige uma visão sistêmica de todas etapas e processos alinhada às boas práticas e normas referente a cada área. A eficácia é dependente de um sistema que promova confiabilidade e segurança em todos os processos. Portanto, a automação da gestão da qualidade surge como resposta as necessidades da organização promovendo autonomia, rastreabilidade e maior organização.

Como pode ver, a automação pode trazer inúmeros benefícios, mas o que de fato significa ter uma automação da gestão da qualidade? Quais são os benefícios? E como pode ser feita essa automatização? Estas são perguntas que buscamos responder neste artigo, para saber mais, continue lendo.

O que é a automação da Gestão da Qualidade?

De forma simples e direta, a automação é o uso inteligente da tecnologia. Nela, máquinas e dispositivos são programados para exercer tarefas que simplificam os processos dando agilidade na rotina de produção. Esses dispositivos, também podem conversar entre si gerando uma cadeia de informações, ou seja, um sistema integrado.

Além disso, outra característica da automação está na capacidade de proporcionar altos níveis nos processos e uma alta precisão nas análises. Uma empresa que deseja um sistema de gestão da qualidade precisa passar por uma transformação digital. É importante ressaltar, que muitos tendem a separar aquilo que refere que julgam ser exclusivos da área da qualidade com os outros processos. Mas, isto é um erro, pois a gestão da qualidade engloba todas as áreas e processos de uma organização.

Não basta apenas ter máquinas que executam os processos físicos do empreendimento, é necessário ter uma gestão de como os dados, como indicadores de desempenho, são armazenados e interpretados. Por isso, ter um sistema de gestão da qualidade integrado a toda as áreas da empresa torna-se essencial.

Benefícios da automação

Como já mencionado na introdução, um sistema automatizado pode trazer inúmeros benefícios. Entre eles,

Como automatizar a gestão da qualidade na empresa

O primeiro passo para implantar a automação é conhecer bem todos os processos da empresa. É entender quais tarefas podem ser automatizadas e o que será necessário investir para isso. Isto poderá incluir de equipamentos e máquinas à softwares. Hoje em dia, já existem muitos sistemas desenvolvidos exclusivamente para ajudar na gestão da qualidade com recursos para a gestão de documentos, ocorrências, riscos, auditoria e análise de desempenho, como a soluções Docnix.

Automatizar a gestão da qualidade é um investimento necessário para empresas que querem aumentar a eficiência de seus serviços.

selina

Jornalista pela UFG, busca por meio da comunicação efetiva e simples, levar a empresas e profissionais uma visão social da qualidade.

18.06.2020 | Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

posts relacionados