blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

 

Gerir bem os processos operacionais ou fluxos de trabalhos e projetos de uma empresa é fundamental para que ela se desenvolva e, assim, conquiste mais rápido os seus objetivos, que podem ser a curto, médio ou longo prazos. Mas, como fazer isso? Você sabe? Existem diversas maneiras e uma delas é aprimorando a gestão de não conformidades.

Você sabe o que é gestão de não conformidades e conhece as principais ferramentas que podem garantir a ela maior eficiência? Não? Então continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é gestão de não conformidades?

Então, dito de modo muito objetivo e prático, a gestão de não conformidades é uma área da administração estratégica que busca identificar e gerenciar as anomalias existentes em processos e projetos, pretendendo com isso garantir a estes maior eficiência, produtividade e melhores resultados.

Conseguiu visualizar? Mais ou menos? Imagine o seguinte: a sua empresa busca reduzir o máximo possível o tempo no processo de compra do cliente, visando com isso conquistá-lo. Afinal, sabemos que se tem uma coisa que todo cliente odeia é esperar. Então, fez um mapeamento e identificou que quando ele ia pagar suas compras passava entre 20 a 30 minutos na fila. Motivo que o fazia se irritar e se retirar da loja.

E, então, depois desse exemplo conseguiu observar melhor que em um processo pode existir alguma etapa que pode prejudicar o seu fluxo, isto é, sua eficiência?

Ferramentas de gestão de não conformidades

Hoje, graças ao avanço da ciência e da tecnologia, podemos contar com diversas ferramentas de gestão de não conformidades que garantem que os processos e projetos de uma empresa se tornem eficientes, produtivos e gerem melhores resultados. A seguir, conheça as principais:

Fluxograma

O fluxograma é uma técnica que permite que você desenhe o fluxo de processos e projetos, de modo que com isso consiga visualizar suas etapas. A partir dele é possível identificar em qual setor ou etapa se encontra o problema e propor soluções, visando melhorar e garantir eficiência ao fluxo.

Ciclo PDCA

Trata-se um software de gestão de não conformidades que é utilizado para melhorar ou aperfeiçoar processos de forma contínua. A estratégia é composta por quatro etapas, sendo estas: planejar, executar, verificar e agir (corrigir).

Esse software de gestão de não conformidades pode ser utilizado em qualquer que seja o projeto ou processo de uma organização, pois, como sabemos, a maioria passa por essas etapas que destacamos.

Gráficos ou cartas de controle

Já essa técnica ou software de gestão de não conformidades permite que uma empresa consiga coletar dados enquanto um processo ou projeto está em andamento, de modo que com isso seja possível verificar a sua eficiência a partir de gráficos.

Dito de outro modo, essa técnica se apresenta como uma ferramenta de parâmetro, ou seja, de comparação entre o que se espera e o que de fato está ocorrendo no processo ou execução de um projeto. Os resultados mostram as discrepâncias e permitem pensar em soluções para corrigir os problemas encontrados.

As ferramentas citadas nesse texto, também, fazem parte das 7 ferramentas da Qualidade, para saber mais e conhecer todas elas acesse o nosso artigo.


E então, agora que você conhece algumas das principais ferramentas para gerir melhor as não conformidades, por que não adota uma delas? Faça isso e veja sua marca se desenvolver e, assim, se destacar em seu mercado de atuação!

posts relacionados