blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

Chegamos a quinta edição do Doctalk e, desta vez, o tema foi sobre “A necessidade da qualificação diante da incerteza.” O bate-papo foi transmitido pelo canal da Docnix no YouTube, conduzido pelo Diogo Sena, gestor da qualidade e gerente de relacionamento da Docnix. O convidado especialista desta edição foi Daniel Bueno, head of sales do IEL. 

Não é novidade para ninguém que passamos um momento de incertezas quanto ao futuro do trabalho em escala global. Diante desses fatos, dúvidas como “quais as skills mais interessantes para o mercado e como se qualificar em meio a crise” tornam-se frequentes, tanto para pessoas que estão iniciando a jornada profissional, quanto aquelas que já estão na estrada. Portanto, mudanças como esta que estamos vivendo, exigem que seja atualizada a visão de como é o perfil do profissional do futuro.

O novo normal da qualificação profissional 

A quarenta e o lockdown, medidas para controle de contágio do Covid-19, escancarou as limitações do mercado diante das incertezas. O fato das pessoas não poderem sair livremente pelas ruas para fazer compras e ir ao local de trabalho exigiu mudanças de paradigmas impostos pela necessidade de sobrevivência da economia. Contudo, foi o digital a principal ferramenta que possibilitou o mundo dos negócios a continuar girar. 

As plataformas e ferramentas digitais se consolidaram como essenciais nesse momento de crise e o uso, que já vinha sendo implementado desde o início desse século, foi acelerado. E esta característica se estende para a qualificação profissional, que migra dos espaços físicos das instituições de ensino para as ilimitadas portas virtuais. Como exemplo, os números de cursos onlines e conteúdos informativos de qualidade, até mesmo gratuitos, se multiplicaram. Para Daniel Bueno esse evento pode ser visto como a democratização e popularização do conhecimento. No entanto, essa facilidade de acesso exige o empenho do profissional pela busca dessa qualificação diante da incerteza, além de o mercado cada vez mais se tornar exigente pela multidisciplinaridade.

“A pandemia acelerou os processos de quebra desses paradigmas. De repente, as instituições de ensino, a forma de ensinar, aprender e absorver conteúdo foi modificada bruscamente de uma coisa que era passível para ser parte da proatividade do aluno.”

Daniel Bueno, head of sales do IEL

As soft skill mais valorizadas no mercado

Desenvolver novas skills através do conteúdo disponível se tornou parte da qualificação profissional. Em contrapartida, essa novo paradigma exige um profissional que esteja em constante crescimento de conhecimento. Em síntese, é não se acomodar nunca com o conhecimento que tem, mas sempre buscar uma melhoria contínua.

Dentre as competências exigidas pelo mercado, temos as soft skills, que dizem a respeito das habilidades emocionais dos indivíduos. O estudo publicado pelo Linkedin e citado na live por Daniel Bueno, The Skills Companies Need Most in 2020, traz a relação das cinco soft skill que serão mais valorizadas durante esse ano, sendo elas: 

1- Criatividade

2- Persuasão

3- Colaboração

4- Capacidade de se adaptar às diversas situações

5- Inteligência Emocional


Portanto, se estas são skills que não fazem parte do seu perfil profissional é a hora de correr e buscar pela qualificação ideal. Mas, isto não vale apenas para o profissional, as empresas também têm a responsabilidade de promover e incentivar a qualificação de seus colaboradores. Uma forma de auxiliar nesse processo, é utilizando uma ferramenta de treinamento e desenvolvimento como o software DocT&D da Donicx. 

Assista o Doctalk #005 na íntegra e saiba o que pode diferenciar o seu currículo entre milhares e, também, outras dicas para a sua qualificação profissional.

https://www.youtube.com/watch?v=xbRC5ENmb6s

 

selina

Jornalista pela UFG, busca por meio da comunicação efetiva e simples, levar a empresas e profissionais uma visão social da qualidade.

10.06.2020 | Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

posts relacionados