blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações. O Sistema de Gestão da Qualidade pode ser aplicado em diversos tipos de organização e tem como objetivo melhorar a gestão das empresas, trazendo orientações sobre a qualidade de seus produtos e serviços, assim como o desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de todos eles. Esta é uma das normas mais específicas e que demonstra como deve ser realizado cada processo dentro da empresa, padronizando-os.
Com o crescimento das diversas atividades de uma empresa, surge a primordial necessidade de estabelecer métodos e modelos de organização, assim como definir rotinas e processos de trabalho entre os diversos departamentos.
Para adotar e obter as certificações de acordo com as normas ISO, as empresas são submetidas a uma série de procedimentos e ajustes tecnológicos, físicos e humanos. E precisam ser auditadas periodicamente, garantindo a implementação das melhorias e manutenção contínua de todos os processos. É importante entender que a ISO é um organismo que desenvolve e publica a norma, portanto ela não certifica as organizações.

Logo ISO 9001

Fique por dentro da ISO 9001

No Brasil, a ISO está associada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo reconhecida mundialmente através da sigla ABNT NBR. A ISO 9000, por exemplo, é um conjunto de normas composto pela ISO 9001, 9004 e 19011, e se tornaram oficiais a partir de 1987 expondo os fundamentos de um sistema de gestão da qualidade que certifica empresas quanto à sua solidez, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais.
A ISO 9001 é a mais reconhecida norma de sistema de gestão de qualidade do mundo, utilizada por mais de um milhão de organizações. Os benefícios da ISO 9001 se estendem às diversas áreas de negócios melhorando significamente a imagem das empresas, assim como o seu desempenho e a cultura organizacional, mas lembre-se que todas as normas do sistema de gestão ISO estão sujeitas a uma revisão regular sob as regras pelas quais são escritas.

Revisões da ISO 9001

Desde a realização da última revisão da ISO 9001 em 2008, estão sendo preparadas revisões das normas da família ISO 9000. A nova versão da ISO 9001 foi publicada em setembro de 2015 com o objetivo de manter a norma relevante e atualizada de acordo com as novas exigências do mercado, dos clientes e partes interessadas, por isso fique atento ao período de transição da ISO 9001:2008 para ISO 9001:2015 que teve início em setembro de 2015 e terminará em setembro de 2018.
As certificações ISO 9001:2008 não serão válidas após o final de setembro de 2018, e a partir de março de 2017 todas as certificações iniciais no âmbito de acreditação devem ser de ISO 9001:2015.

Fique atento as datas e não permita que sua empresa corra riscos.

posts relacionados