O termo melhoria continua e a cultura da qualidade, estão em constante evidencia no cenário atual.

Pode parecer simples e, até mesmo, óbvio, mas a palavra de ordem nas organizações precisa ser buscar a melhoria contínua de seus negócios, processos e da maneira de trabalhar.

Por isso, a maneira como você planeja, implementa e desenvolve essa melhoria precisa ser certeira.

Você precisa incentivar uma filosofia de melhoria constante e sustentável em toda a sua organização.

Somente assim os processos de qualidade serão mais do que um slogan em um cartaz, podendo trazer resultados reais e revolucionando a maneira como a sua empresa opera o tempo todo.

Embora a melhoria contínua possa variar de mudanças simples no dia-a-dia da sua empresa até grandes transformações no foco e nos procedimentos em toda a estrutura global, em todos os casos, você precisará dos instrumentos certos para alcançar o sucesso e mantê-lo funcionando.

No artigo a seguir, você conhecerá as principais ações de melhoria contínua que irão permitir que a cultura de qualidade esteja integrada a cada ação, processo e iniciativa da sua organização.

MUDAR É NECESSÁRIO

Há uma razão para os humanos resistirem à mudança: há um conforto naquilo que sabemos.

Embora o apelo do desconhecido seja atraente para alguns, é natural e reconfortante resistir a nos colocar em situações novas.

No mundo dos negócios, isso não é mais possível.

Em tempos passados, muitas vezes era possível para as empresas simplesmente manter o status quo com seus produtos e serviços, porque as pessoas confiavam em suas marcas e produtos e sabiam o que estavam obtendo.

Mas essa estratégia não funciona mais.

No século 21, na era da informação, as transformações estão acontecendo cada vez mais rápidas e intensas. Por isso, não é viável confiar nos sucessos do presente para a construção da empresa do futuro.

ENVOLVA A TODOS NO PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA

É importante criar uma estratégia abrangente e dinâmica de melhoria contínua que possa ser compartilhada e comunicada por toda organização.

Tratar a melhoria contínua do processo como um projeto único para um pequeno grupo é uma maneira segura de ser esquecido assim que o primeiro projeto for concluído.

Em vez disso, deixe claro que a melhoria contínua é uma nova maneira de fazer negócios e que deve ser aplicada por cada um dos profissionais e em todos os aspectos do seu negócio.

COMECE AGORA MESMO 

De todas as decisões de gerenciamento do local de trabalho que você pode tomar, a melhoria contínua é a mais fácil de começar. Comece agora mesmo!

Considere o que você tem que fazer hoje e encontre uma maneira de melhorar. Em seguida, coloque em prática uma maneira de medir sua performance e acompanhar o seu progresso.

Lembre-se de pensar em “melhoria contínua” todos os dias até que se torne uma segunda natureza.

PENSE ADIANTE 

Uma última dica para a criação de uma bem-sucedida estratégia de melhoria contínua no local de trabalho é usar os instrumentos certos. 

Ter uma imagem precisa do estado do seu estoque, projetos de melhoria contínua e indicadores-chave de desempenho em todos os momentos é fundamental para avaliar e planejar suas melhorias. 

 Se você não medir e acompanhar suas melhorias, nunca saberá o que está funcionando e o que não está.  

Embora algumas melhorias possam ser feitas por intuição, você descobrirá rapidamente que, após uma melhoria inicial, não sabe para onde ir em seguida. 

Assim, é essencial planejar com cuidado cada passo do processo de melhoria contínua, e não apenas para os próximos dias ou meses, mas para as décadas futuras esse conceito deve ser parte integrante do processo de planejamento estratégico da organização. 

MELHORIA CONTINUA E A ISO 9001 

 

É quase impossível falar em cultura da qualidade e não mencionar uma das normas mais conhecidas e aplicadas no mundo a ISO 9001. 

E ninguém melhor do quem vive na pratica para falar sobre esse assunto, para isso contamos com a colaboração de Daniel Juliano, Consultor em Gestão da Qualidade e Instrutor de Treinamentos para este artigo. 

Agora, vamos falar um pouco sobre a importância de gestores que buscam o avanço na gestão da qualidade em suas organizações e, portanto, cada vez mais somam grandes resultados e ganhos.  

Para isto, é preciso saber qual a principal norma que inicia a busca por esses resultados para a empresa e para seus usuários: a ISO 9001. 

SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS 

Ainda somos um país muito imaturo na formação cultural em relação aos países de primeiro mundo e isso vem nos trazendo dificuldade para o avanço acelerado para as melhorias.

Sendo assim, os desafios vão além dos esforços pela implantação. Inicia com a conscientização da alta direção de que a implantação vai além dos benefícios pela certificação.

Depois, ainda precisamos conscientizar a todos pela capacitação e espírito de equipe unido por uma causa relevante, a implantação do sistema da qualidade!

Importante ressaltar que ainda há outras barreiras, como por exemplo, entendimento da norma, resistência a mudanças que serão propostas a todo momento e outras culturas da empresa que se confrontam na hora da implantação.

A solução é realmente fazer com que todos da alta direção se envolvam no projeto e que tenham cada um, sua participação para que isso possa ser transmitido para as gerências, supervisões e coordenações.

COLABORAÇÂO PARTICIPATIVA

Dessa forma, normalmente os colaboradores começam a entender a grandiosidade do projeto e até mesmo de suas subsistências.

E conseguem ver o sucesso de concorrentes e outros exemplos práticos e da literatura, acabam se engajando como uma grande equipe e obtendo o sucesso para a organização, seus colaboradores e usuários das rodovias.

Toda empresa gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes.

Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

Sendo assim, a ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade mais bem estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

Ela pode ajudar todas as organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

PARA QUEM A ISO 9001 É RELEVANTE? 

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada.

Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, por exemplo:

Entre outras normas que podem ser mais específicas para as necessidades de cada segmento.

Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada.

Estas normas compartilham muitos princípios comuns, e que trazem muita relevância para as empresas, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

É cada vez maior o número de empresas buscando a certificação junto à ISO 9001. Pois cada vez fica mais claro os benefícios obtidos a escolha deste caminho.

Um sistema de gestão de qualidade ISO 9001 irá ajudar a empresa a monitorar continuamente e a gerenciar a qualidade em todas as operações.

A gestão de qualidade proposta pela ISO 9001, guia a empresa dentro de moldes que busca alcançar, assim como as metas, os desempenhos e serviços consistentes. Com a ISO 9001, a empresa pode implantar processos que permitem que melhore o funcionamento do seu negócio em todos os níveis.

8 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS BASEADOS NA ISO 9001 

Os sistemas de gestão de qualidade definidos nesta norma são baseados em 8 princípios fundamentais para a melhoria do seu negócio. São eles:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Envolvimento das pessoas;
  4. Abordagem de processo;
  5. Abordagem sistêmica da gestão;
  6. Melhoria contínua;
  7. Abordagem factual para tomadas de decisões;
  8. Relações mutuamente benéficas com fornecedores.

A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 AUXILIA AS ORGANIZAÇÕES A EVIDENCIAR:

Compromisso com acionistas 

BENEFÍCIOS EM APLICAR A ISO 9001    

VANTAGEM COMPETITIVA 

A ISO 9001 deve ser liderada pela alta direção, o que garante que a alta gerência tome uma abordagem estratégica a seus sistemas de gestão.  

Nosso processo de auditoria e certificação assegura que os objetivos de negócio alimentem constantemente seus processos e práticas de trabalho, para assegurar que você maximize os seus ativos. 

MELHORA O DESEMPENHO E GERENCIA O RISCO DO NEGÓCIO 

A ISO 9001 ajuda os seus gerentes a elevar o desempenho de sua organização acima e além de seus concorrentes que não estejam usando sistemas de gestão.  

A certificação também facilita a medição de desempenho e a melhoria da gestão do risco do negócio. 

ATRAI INVESTIMENTOS, AUMENTA A REPUTAÇÃO DAS MARCAS E REMOVE BARREIRAS COMERCIAIS 

A certificação na ISO 9001 vai alavancar a reputação da marca de sua organização e pode ser uma útil ferramenta de propaganda.  

É uma clara mensagem a todas as partes interessadas de que esta é uma companhia comprometida com padrões reconhecidos e com a melhoria contínua. 

ECONOMIZA SEU DINHEIRO 

A evidência demonstra que os benefícios financeiros para as companhias que investiram e certificaram seus sistemas de gestão da qualidade na ISO 9001 incluem: 

Eficiências operacionais, aumento nas vendas, retorno aumentado sobre os ativos, e maior rentabilidade. 

OTIMIZA AS OPERAÇÕES E REDUZ O DESPERDÍCIO 

A auditoria de seu sistema de gestão da qualidade foca nos seus processos operacionais.  

Isto incentiva as organizações a melhorar a qualidade de seus produtos e o serviço provido, e ajuda a reduzir desperdícios e as reclamações de clientes. 

INCENTIVA A COMUNICAÇÃO INTERNA E AUMENTA O MORAL 

A ISO 9001 assegura que os colaboradores se sintam mais envolvidos por meio da comunicação.  

As visitas de avaliação contínua podem apontar mais cedo quaisquer fraquezas nas competências e descobrir quaisquer problemas no trabalho de equipe. 

AUMENTA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 

A estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir) da ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes foram atendidas.

Fica claro que está havendo um aumento considerável no volume de práticas institucionais que têm surgido com o objetivo de melhorar continuamente a atuação das empresas, assim como estão procurando reduzir custos e aumentar o lucro. 

No entanto, nota-se que essas práticas nem sempre resultam em maior eficiência na prática.  

Pois sobre o ponto de vista, pode se perceber que muitas vezes os colaboradores não estão utilizando a ferramenta da forma mais adequada, ou até mesmo estão com uma visão incompleta do potencial da solução. 

Sendo assim, é importante que principalmente os gestores e alta direção esteja engajados em pesquisas, e capacitação para sempre estarem aumentando o conhecimento e a percepção para “pensar fora do quadrado”, como se diz nos dias de hoje! 

FERRAMENTAS QUE AJUDAM O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA.

Durante sua busca por implementar a melhoria continua e atender aos requisitos de normativos seja da ISO ou outra você pode contar com ferramentas da gestão da qualidade, como por exemplo:

Entre outras ferramentas, que quando bem aplicadas proporcionam grandes resultados.

Preparamos um material com as 7 principais ferramentas da Gestão da Qualidade, de forma pratica e aplicável, você pode ter acesso a ele clicando neste link. 

Afinal, a gestão da ISO 9001 em conjunto das melhores práticas utilizando as ferramentas da qualidade que aumentam a performance das empresas certificadas a satisfação dos clientes e proporcionam uma maior satisfação aos colaboradores de uma forma geral, portanto é uma excelente pratica contar com essa ajuda.

CONCLUINDO

Quando se fala em melhoria continua, gestão da qualidade e normas normalmente está relacionado a dificuldades e burocracias, porém quando se pensa em todos os resultados que essas diretrizes trazem para os negócios o pensamento muda.

Ter uma empresa solida, com reconhecimento internacional, padronizada e acima de tudo preocupada com a satisfação de seus clientes faz toda a diferença.

O processo pode parecer ser desgastante e complicado mas acredite, no final das contas será um divisor de aguas e com toda certeza o retorno vem!

Aqui no BlogDocnix, toda semana temos novas postagens continue nos acompanhado e fique a vontade para acessar nossos materiais.

Jorge Pimenta

Copywriter, Coordenador de Marketing e Comunicação, em busca de um Brasil com mais qualidade #P1BMQ.

28.07.2021 | Auditoria | Documentos e Registros | Estratégia e Pessoas | Melhoria Contínua | Sistemas de Gestão e Normas

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