O termo melhoria continua e a cultura da qualidade, estão em constante evidencia no cenário atual.

Pode parecer simples e, até mesmo, óbvio, mas a palavra de ordem nas organizações precisa ser buscar a melhoria contínua de seus negócios, processos e da maneira de trabalhar.

Por isso, a maneira como você planeja, implementa e desenvolve essa melhoria precisa ser certeira.

Você precisa incentivar uma filosofia de melhoria constante e sustentável em toda a sua organização.

Somente assim os processos de qualidade serão mais do que um slogan em um cartaz, podendo trazer resultados reais e revolucionando a maneira como a sua empresa opera o tempo todo.

Embora a melhoria contínua possa variar de mudanças simples no dia-a-dia da sua empresa até grandes transformações no foco e nos procedimentos em toda a estrutura global, em todos os casos, você precisará dos instrumentos certos para alcançar o sucesso e mantê-lo funcionando.

No artigo a seguir, você conhecerá as principais ações de melhoria contínua que irão permitir que a cultura de qualidade esteja integrada a cada ação, processo e iniciativa da sua organização.

Mudar é necessário

Há uma razão para os humanos resistirem à mudança: há um conforto naquilo que sabemos.

Embora o apelo do desconhecido seja atraente para alguns, é natural e reconfortante resistir a nos colocar em situações novas.

No mundo dos negócios, isso não é mais possível.

Em tempos passados, muitas vezes era possível para as empresas simplesmente manter o status quo com seus produtos e serviços, porque as pessoas confiavam em suas marcas e produtos e sabiam o que estavam obtendo.

Mas essa estratégia não funciona mais.

No século 21, na era da informação, as transformações estão acontecendo cada vez mais rápidas e intensas. Por isso, não é viável confiar nos sucessos do presente para a construção da empresa do futuro.

Envolva todos no processo para criar a Cultura da Qualidade

É importante criar uma estratégia abrangente e dinâmica de melhoria contínua que possa ser compartilhada e comunicada por toda organização.

Tratar a melhoria contínua do processo como um projeto único para um pequeno grupo é uma maneira segura de ser esquecido assim que o primeiro projeto for concluído.

Em vez disso, deixe claro que a melhoria contínua é uma nova maneira de fazer negócios e que deve ser aplicada por cada um dos profissionais e em todos os aspectos do seu negócio.

COMECE AGORA MESMO 

De todas as decisões de gerenciamento do local de trabalho que você pode tomar, a melhoria contínua é a mais fácil de começar. Comece agora mesmo!

Considere o que você tem que fazer hoje e encontre uma maneira de melhorar. Em seguida, coloque em prática uma maneira de medir sua performance e acompanhar o seu progresso.

Lembre-se de pensar em “melhoria contínua” todos os dias até que se torne uma segunda natureza.

PENSE ADIANTE 

Uma última dica para a criação de uma bem-sucedida estratégia de melhoria contínua no local de trabalho é usar os instrumentos certos. 

Ter uma imagem precisa do estado do seu estoque, projetos de melhoria contínua e indicadores-chave de desempenho em todos os momentos é fundamental para avaliar e planejar suas melhorias. 

 Se você não medir e acompanhar suas melhorias, nunca saberá o que está funcionando e o que não está.  

Embora algumas melhorias possam ser feitas por intuição, você descobrirá rapidamente que, após uma melhoria inicial, não sabe para onde ir em seguida. 

Assim, é essencial planejar com cuidado cada passo do processo de melhoria contínua, e não apenas para os próximos dias ou meses, mas para as décadas futuras esse conceito deve ser parte integrante do processo de planejamento estratégico da organização. 

MELHORIA CONTINUA E A ISO 9001 

 

É quase impossível falar em cultura da qualidade e não mencionar uma das normas mais conhecidas e aplicadas no mundo a ISO 9001. 

E ninguém melhor do quem vive na pratica para falar sobre esse assunto, para isso contamos com a colaboração de Daniel Juliano, Consultor em Gestão da Qualidade e Instrutor de Treinamentos para este artigo. 

Agora, vamos falar um pouco sobre a importância de gestores que buscam o avanço na gestão da qualidade em suas organizações e, portanto, cada vez mais somam grandes resultados e ganhos.  

Para isto, é preciso saber qual a principal norma que inicia a busca por esses resultados para a empresa e para seus usuários: a ISO 9001. 

SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS 

Ainda somos um país muito imaturo na formação cultural em relação aos países de primeiro mundo e isso vem nos trazendo dificuldade para o avanço acelerado para as melhorias.

Sendo assim, os desafios vão além dos esforços pela implantação. Inicia com a conscientização da alta direção de que a implantação vai além dos benefícios pela certificação.

Depois, ainda precisamos conscientizar a todos pela capacitação e espírito de equipe unido por uma causa relevante, a implantação do sistema da qualidade!

Importante ressaltar que ainda há outras barreiras, como por exemplo, entendimento da norma, resistência a mudanças que serão propostas a todo momento e outras culturas da empresa que se confrontam na hora da implantação.

A solução é realmente fazer com que todos da alta direção se envolvam no projeto e que tenham cada um, sua participação para que isso possa ser transmitido para as gerências, supervisões e coordenações.

COLABORAÇÂO PARTICIPATIVA

Dessa forma, normalmente os colaboradores começam a entender a grandiosidade do projeto e até mesmo de suas subsistências.

E conseguem ver o sucesso de concorrentes e outros exemplos práticos e da literatura, acabam se engajando como uma grande equipe e obtendo o sucesso para a organização, seus colaboradores e usuários das rodovias.

Toda empresa gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes.

Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

Sendo assim, a ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade mais bem estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

Ela pode ajudar todas as organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

Para quem a ISO 9001 é relevante? 

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada.

Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, por exemplo:

  • OHSAS 45001 de Saúde Ocupacional e de Segurança;
  • ISO 17025 para Laboratórios de Ensaios e Calibração;
  • ISO 14001 de Meio Ambiente.

Entre outras normas que podem ser mais específicas para as necessidades de cada segmento.

Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada.

Estas normas compartilham muitos princípios comuns, e que trazem muita relevância para as empresas, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

É cada vez maior o número de empresas buscando a certificação junto à ISO 9001. Pois cada vez fica mais claro os benefícios obtidos a escolha deste caminho.

Um sistema de gestão de qualidade ISO 9001 irá ajudar a empresa a monitorar continuamente e a gerenciar a qualidade em todas as operações.

A gestão de qualidade proposta pela ISO 9001, guia a empresa dentro de moldes que busca alcançar, assim como as metas, os desempenhos e serviços consistentes. Com a ISO 9001, a empresa pode implantar processos que permitem que melhore o funcionamento do seu negócio em todos os níveis.

8 princípios fundamentais baseados na ISO 9001 

Os sistemas de gestão de qualidade definidos nesta norma são baseados em 8 princípios fundamentais para a melhoria do seu negócio. São eles:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Envolvimento das pessoas;
  4. Abordagem de processo;
  5. Abordagem sistêmica da gestão;
  6. Melhoria contínua;
  7. Abordagem factual para tomadas de decisões;
  8. Relações mutuamente benéficas com fornecedores.

A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 AUXILIA AS ORGANIZAÇÕES A EVIDENCIAR:

Compromisso com acionistas 

  • Reputação no mercado; 
  • Satisfação do cliente; 
  • Vantagem competitiva.
BENEFÍCIOS EM APLICAR A ISO 9001    

VANTAGEM COMPETITIVA 

A ISO 9001 deve ser liderada pela alta direção, o que garante que a alta gerência tome uma abordagem estratégica a seus sistemas de gestão.  

Nosso processo de auditoria e certificação assegura que os objetivos de negócio alimentem constantemente seus processos e práticas de trabalho, para assegurar que você maximize os seus ativos. 

MELHORA O DESEMPENHO E GERENCIA O RISCO DO NEGÓCIO 

A ISO 9001 ajuda os seus gerentes a elevar o desempenho de sua organização acima e além de seus concorrentes que não estejam usando sistemas de gestão.  

A certificação também facilita a medição de desempenho e a melhoria da gestão do risco do negócio. 

ATRAI INVESTIMENTOS, AUMENTA A REPUTAÇÃO DAS MARCAS E REMOVE BARREIRAS COMERCIAIS 

A certificação na ISO 9001 vai alavancar a reputação da marca de sua organização e pode ser uma útil ferramenta de propaganda.  

É uma clara mensagem a todas as partes interessadas de que esta é uma companhia comprometida com padrões reconhecidos e com a melhoria contínua. 

ECONOMIZA SEU DINHEIRO 

A evidência demonstra que os benefícios financeiros para as companhias que investiram e certificaram seus sistemas de gestão da qualidade na ISO 9001 incluem: 

Eficiências operacionais, aumento nas vendas, retorno aumentado sobre os ativos, e maior rentabilidade. 

OTIMIZA AS OPERAÇÕES E REDUZ O DESPERDÍCIO 

A auditoria de seu sistema de gestão da qualidade foca nos seus processos operacionais.  

Isto incentiva as organizações a melhorar a qualidade de seus produtos e o serviço provido, e ajuda a reduzir desperdícios e as reclamações de clientes. 

INCENTIVA A COMUNICAÇÃO INTERNA E AUMENTA O MORAL 

A ISO 9001 assegura que os colaboradores se sintam mais envolvidos por meio da comunicação.  

As visitas de avaliação contínua podem apontar mais cedo quaisquer fraquezas nas competências e descobrir quaisquer problemas no trabalho de equipe. 

AUMENTA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 

A estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir) da ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes foram atendidas.

Fica claro que está havendo um aumento considerável no volume de práticas institucionais que têm surgido com o objetivo de melhorar continuamente a atuação das empresas, assim como estão procurando reduzir custos e aumentar o lucro. 

No entanto, nota-se que essas práticas nem sempre resultam em maior eficiência na prática.  

Pois sobre o ponto de vista, pode se perceber que muitas vezes os colaboradores não estão utilizando a ferramenta da forma mais adequada, ou até mesmo estão com uma visão incompleta do potencial da solução. 

Sendo assim, é importante que principalmente os gestores e alta direção esteja engajados em pesquisas, e capacitação para sempre estarem aumentando o conhecimento e a percepção para “pensar fora do quadrado”, como se diz nos dias de hoje! 

Ferramentas que ajudam o processo de melhoria continua

Durante sua busca por implementar a melhoria continua e atender aos requisitos de normativos seja da ISO ou outra você pode contar com ferramentas da gestão da qualidade, como por exemplo:

  • Diagrama de Pareto;
  • SWOT;
  • 5S;
  • 6 Sigma;
  • CEP;
  • MSA;
  • Diagrama de Ishikawa;
  • Histograma;
  • Folha de Verificação;

Entre outras ferramentas, que quando bem aplicadas proporcionam grandes resultados.

Preparamos um material com as 7 principais ferramentas da Gestão da Qualidade, de forma pratica e aplicável, você pode ter acesso a ele clicando neste link. 

Afinal, a gestão da ISO 9001 em conjunto das melhores práticas utilizando as ferramentas da qualidade que aumentam a performance das empresas certificadas a satisfação dos clientes e proporcionam uma maior satisfação aos colaboradores de uma forma geral, portanto é uma excelente pratica contar com essa ajuda.

Concluindo

Quando se fala em melhoria continua, gestão da qualidade e normas normalmente está relacionado a dificuldades e burocracias, porém quando se pensa em todos os resultados que essas diretrizes trazem para os negócios o pensamento muda.

Ter uma empresa solida, com reconhecimento internacional, padronizada e acima de tudo preocupada com a satisfação de seus clientes faz toda a diferença.

O processo pode parecer ser desgastante e complicado mas acredite, no final das contas será um divisor de aguas e com toda certeza o retorno vem!

Aqui no BlogDocnix, toda semana temos novas postagens continue nos acompanhado e fique a vontade para acessar nossos materiais.

Jorge Pimenta

Copywriter, Coordenador de Marketing e Comunicação, em busca de um Brasil com mais qualidade #P1BMQ.

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