Já se perguntou qual a importância dos testes laboratoriais para indústrias de alimentos?

A realidade é que este tipo de testagem serve para garantir que a produção esteja de acordo com os padrões de segurança nacionais e internacionais, protegendo o bem-estar dos indivíduos e sua saúde.

Logo, tais análises científicas podem ser usadas para identificar fatores que venham a ser maléficos para a integridade física.

Afinal, como diz o ditado popular, as pessoas são o que comem.

portanto, é a hora de intervir positivamente neste aspecto e fazer a diferença.

Acompanhe a leitura e compreenda tudo a respeito desta temática ainda tão desconhecida pela população como um todo.

Entenda e sane já suas dúvidas. Vamos começar?

A importância dos testes laboratoriais para as indústrias de alimentos?

Os testes laboratoriais garantem que os consumidores estejam livres de três tipos de perigos que podem se fazer presentes em seus pratos, como o risco químico, físico e biológico.

No primeiro caso, o risco químico diz respeito à contaminação por substâncias que são usadas em toda a produção, sejam com os pesticidas da agricultura, os itens voltados para o crescimento de plantas e, até mesmo, os que são usados nas máquinas de processamento, como graxa e óleo.

No risco físico podem-se perceber os objetos maléficos para a saúde humana, como vidro, madeira e plástico.

Em especial porque eles podem se misturar ao alimento e ocasionar a necessidade de uma cirurgia de emergência, entre outros riscos similares.

Por último, mas não menos importante, os riscos biológicos são derivados de agentes microbianos, mais conhecidos como a Salmonela e bactérias E. Coli, que trazem diversas doenças para o organismo.

Partindo deste princípio, esses são apenas alguns dos fatores que demonstram a importância dos testes laboratoriais para as indústrias de alimentos em uma análise clínica de qualidade, antes de serem distribuídos para as prateleiras dos supermercados e chegarem às residências.

Assim, além de identificarem tais malefícios, essa experimentação ainda é a responsável por garantir a proteção do organismo, fazer a manutenção na saúde pública e contribuir para diversos pontos primordiais para o bem-estar coletivo.

A Importância dos testes laboratoriais para industrias de alimentos

Bromatologia e o estes laboratoriais para as indústrias de alimentos

De acordo com a Food Safety Brazil, “Bromatologia é a ciência que estuda os alimentos, sua composição química qualitativa e, quantitativamente.

Avalia também, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes e contaminantes.”

As analises são com foco em:

 

A testagem como controle de qualidade dos alimentos comercializados

As indústrias alimentícias sabem que, assim que tiverem conquistado os clientes, o produto passará a ser amplamente consumido por estes indivíduos, que darão preferência à uma determinada marca.

Contudo, na contramão deste ponto, uma única vez que essa expectativa deixe de ser atendido positivamente, o nome e a potência da marca poderão sofrer danos consideráveis, causando prejuízos estrondosos à empresa.

Por este motivo, a importância dos testes laboratoriais para indústrias de alimentos se dá, especialmente, pela forma como o controle de qualidade evita que este problema ocorra.

Afinal, ele garante que o consumidor continue tendo acesso a itens de excelência, o que fortifica a presença no segmento e, simultaneamente, possibilita que a saúde dos compradores não seja afetada.

Os laboratórios como protetores da saúde coletiva

Os laboratórios de análises clínicas ajudam a investigar e identificar a origem de surtos de doenças que podem ser transmitidos através dos alimentos.

Para se ter uma ideia, em 2018, o consumo de alface romana nos Estados Unidos matou cinco pessoas e contaminou duzentas, em razão da presença da bactéria E.Coli., que se alojava no intestino, produzia uma toxina que aniquila as células vermelhas do sangue e causava desde diarreia hemorrágica à insuficiência renal.

No Brasil, entre o ano de 2016 e 2019, também foram identificados cerca de 626 surtos anuais causados por agentes etiológicos capazes de produzir intoxicação exógena.

Os mais comuns listados na época foram: Salmonela, Escherichia, Estaphylococcus, Norovírus e outros relacionados.

Tomando isso como parâmetro, uma vez que os testes laboratoriais ocorram nas indústrias de alimentos, é possível observar esses problemas em diversos ingredientes antes que tais mercadorias sejam comercializadas e cheguem aos organismos dos consumidores.

Os testes conseguem identificar alérgenos e salvar vidas

Seguindo as legislações brasileiras, as empresas têm a obrigatoriedade de exibir a tabela nutricional nos rótulos de suas mercadorias.

E isso, é claro, não aconteceu em vão.

Quando se trata da importância dos testes laboratoriais para as indústrias de alimentos, os indivíduos alérgicos também saem beneficiados, pois são estas testagens que indicam a presença de um nutriente capaz de gerar um choque anafilático no consumidor.

Com isso, o trabalho dos profissionais que atuam neste segmento é certificar as espécies de alimentos que causam alergia em determinadas pessoas e que, principalmente, costumam ser servidos em restaurantes ou até mesmo estão constantemente disponíveis nos supermercados.

Vale lembrar que não existem estatísticas oficiais no Brasil, contudo, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, aponta que cerca de 8% das crianças de até dois anos de idade e 2% da população adulta possuem alguma alergia alimentar.

Logo, tais experimentações podem ser valiosas para salvar vidas, uma vez que as informações estarão disponíveis para todos terem acesso e o próprio comprador conseguirá ter o discernimento do que pode ou não consumir, seguindo a listagem presente na mercadoria.

A demanda pelo teste sensorial nos laboratórios

O teste sensorial é um processo para testar os alimentos usando os sentidos humanos.

Dessa maneira, ele é o responsável por inspecionar a aparência, textura, cor e cheiro nas amostras dos produtos.

Apesar de tal iniciativa parecer um tanto quanto simplória diante das demais apresentadas, a verdade é que essas análises são primordiais para averiguar onde o produto se encaixará nos supermercados.

Com isso, é possível refinar ainda mais o alimento para que caia no gosto do povo antes que chegue às prateleiras, pautando-se inteiramente nas experimentações de marketing e em como atingir o público-alvo.

Esta estratégia, ainda, é mais do que valiosa nos tempos atuais. Em especial porque o público está cada vez mais exigente e preocupado com a própria saúde.

Dessa forma, pedidos por produtos menos salgados ou que não sejam exagerados no açúcar já são indicadores para que a companhia possa repensar a fórmula utilizada.

A testagem alimentícia como um fator primordial para o comércio destes produtos

A testagem alimentícia como um fator primordial para o comércio destes produtos 

Você sabia que os produtos comercializados no sistema de exportação e importação também precisam de especificações técnicas de controle de qualidade?

Tomando isso como base, seja para ganharem a aprovação em território nacional ou internacional, tais mercadorias precisam passar por um teste de conformidade que deve ser realizado por um laboratório de qualidade aceitável e alta respeitabilidade no segmento.

Uma vez que isso tenha sido concluído e todas as etapas tenham sido bem-sucedidas, o item ganhará uma documentação que indique os regulamentos pelos quais foi submetido, bem como o detalhamento de todos os dados clínicos que foram observados pelos profissionais.

Diante deste cenário, em busca de simplificar as exigências necessárias e até mitigar análises repetitivas, este documento atua para permitir o livre comércio do alimento.

No entanto, na falta de qualquer índice apresentado, o produto pode ser impedido de ser vendido.

Apesar disso, parecer muito mais financeiro do que pelo bem coletivo, a importância dos testes laboratoriais para indústrias de alimentos é grandiosa.

Isso porque o comprador se certificará da segurança do produto que está consumido e, caso o esteja importando, saberá que ele é bem aceito em diversas nacionalidades.

Industria de alimentos e normas regulatórias 

É fato que a necessidade e a busca por padrões de qualidade vêm evoluindo constantemente e existem diversas normas nacionais e internacionais por trás desta ação. 

No seguimento de indústrias de alimentos podemos citar como exemplo: 

Não podemos deixar de mencionar a famosa ISO 9001, mesmo que ela não seja especifica para o seguimento de laboratórios para indústrias de alimentos. 

Esta norma, a ISO 9001, é a junção de uma série de normas técnicas para estabelecer um modelo de gestão da qualidade.  

O objetivo é promover a normatização de produtos e serviços, visando elevar maior organização, produtividade e credibilidade. 

De maneira resumida, pode-se dizer que ela orienta organizações a melhorarem a gestão e aumentarem a satisfação dos seus clientes, seguindo padrões de qualidade mundial. 

Além de ser a porta de entrada para a implantação de outras normas, uma vez que a empresa já tenha a certificação da ISO 9001 o processo para conseguir outras certificações se torna mais “simples” para a empresa esta tarefa.  

Os testes laboratoriais ajudam a criar os alimentos do futuro 

Para se ter uma ideia, há laboratórios que já estão se especializando em criar hambúrgueres vegetarianos com o sabor idêntico ao de carne, apenas com a utilização de uma proteína de ferro.

Dessa forma, tal invenção ajuda a tornar o mundo mais sustentável, sendo pensada para a solução de o abastecimento alimentar daqui a alguns anos e considerando, principalmente, como as mudanças climáticas podem prejudicar a produção de diversos alimentos (não só a carne) nas próximas décadas.

Assim, ao analisar tais ingredientes e descobrir como reproduzi-los de maneira artificial, é possível ter comida o suficiente para acompanhar o aumento significativo da população no planeta.

Criá-los com um bom padrão de qualidade e, principalmente, com as informações nutricionais necessárias para fazer bem à saúde.

Conclusão sobre a importância dos testes laboratoriais para as indústrias de alimentos

Após está leitura, fica evidente o quanto este tema é de extrema importância, afinal, todos nós somos consumidores e necessitamos de alimento para nossa saúde e sobrevivência.

Com a aceleração e preocupação que vieram com a pandemia do Covid-19, os hábitos e exigências por parte de toda sociedade global mudaram, hoje os consumidores tem muito mais acesso e interesse em conhecer a procedência do que levam para dentro de casa.

O delivery nunca foi tão presente e importante, então, com isso podemos observar que as regras e normas e boas praticas alcançaram todos os níveis de empresas das menores até as gigantes no seguimento alimentício.

Outro reflexo é a importância e a elevação de empresas que se preocupam com a sustentabilidade, como mencionado anteriormente o acesso as informações nunca foi tão abrangente, e empresas que pregam a cultura de forma “simplista” já não conseguem mais manter uma boa imagem e reputação idônea.

Em outras palavras podemos dizer que sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais.

É muito mais do que só apoiar causas de reciclagem ou outras ideias rasas sobre o assunto.

Sendo assim podemos concluir que os testes laboratoriais para as indústrias de alimentos são de extrema importância e que devem ser fator primordial para se destacar, ganhar mercado, reputação e evitar riscos e possíveis falhas para os consumidores.

 

Se interessou por esta empreitada? Conheça nossa empresa e o que fazemos

O Docnix é uma empresa tecnológica que tem o intuito de otimizar resultados e garantir mais produtividade com a eliminação de atividades repetitivas do setor.

Há mais de 22 anos atuando na América Latina, atendemos mais de sete países atualmente e temos um trabalho realizado apenas por especialistas. Assim, oferecemos um software atualizado voltado para o Sistema de Gestão de Qualidade.

Tudo para gerar menos risco, mais transparência e resultados de forma simples integrada e com inteligência.

Gostou da ideia e quer saber como implementar tais soluções no seu laboratório, empresa ou onde mais preferir? Entre em contato conosco pelo nosso site e comece desde já a conquistar resultados para o seu negócio.

Se preciso, solicite também a nossa apresentação a um de nossos atendentes.

Você vai se surpreender com os benefícios que podemos levar até sua companhia!

Jorge Pimenta

Copywriter, Coordenador de Marketing e Comunicação, em busca de um Brasil com mais qualidade #P1BMQ.

26.05.2021 | Auditoria | Documentos e Registros | indústria alimentícia | Melhoria Contínua | Riscos, GRC, ESG | SSMA - EHSM

posts relacionados