7 passos para aplicar a Gestão de Risco

Por 25 de maio de 2018junho 15th, 2020Destaques, Gestão da Qualidade
7 passos para aplicar a Gestão de Riscos em sua organização

Você sabia que empresas de todos os tamanhos estão buscando novas maneiras de mapear e monitorar os riscos que estão relacionados ao seu negócio? Identificamos os 7 passos para aplicar a gestão de risco nas organizações, seguindo pontos práticos e fáceis de aplicação e monitoramento.
 
Identifique, defina e aprimore as atividades chaves do seu negócio. Entenda quais são os riscos, se possível evite-os (fizemos um artigo sobre como podemos fazer para evitar alguns riscos),  e analise os impactos que podem atrapalhar o desempenho da sua organização. Para que você entenda como funcionam as etapas que englobam o processo de Gestão de Riscos, elaboramos um pequeno resumo que explica cada passo:
 

Veja quais são os 7 passos para aplicar a Gestão de Risco em sua organização

Passo 1

Defina o contexto e o escopo na qual a Gestão de Riscos será aplicada; assim como os critérios e o método de avaliação que analisaram os riscos de uma maneira ampla;

Passo 2

Identifique e gere uma lista preliminar de todos os riscos encontrados;

Passo 3

Analise, determine a severidade e a probabilidade de ocorrência dos riscos identificados;

Passo 4

Avalie e compare a análise realizada com o limite aceitável definido pela sua organização;

Passo 5

Trate, selecione e implante tratativas, ações corretivas, preventivas e plano de resposta aos riscos;

Passo 6

Comunique cada etapa do processo;

Passo 7

Monitore e revise para garantir a efetividade a continuidade do processo.

Quando entendemos o que é um risco, quando ele acontece e como ele está ligado ao nosso objetivo tudo fica mais fácil. É importante seguir o processo de entender o risco bem, como agir diante dele, seja prevendo-o ou atuando através de planos concretos e bem elaborados. Descomplique o seu processo de gestão de riscos e esteja preparado para qualquer imprevisto em sua organização.