Algumas ferramentas para otimizar processos na Gestão da Qualidade

Por 15 de junho de 2018junho 15th, 2020Gestão da Qualidade
ferramentas para otimizar a gestão da qualidade

Quando trabalhamos a qualidade de alguma coisa estamos gerando uma expectativa em torno de algo para que ele seja melhor. Para que essa expectativa aconteça de fato, é necessário que se estabeleçam controles que farão com que essas demandas sejam atendidas. É importante estabelecer um bom planejamento para a área da qualidade antes de tudo. Separamos então algumas ferramentas para otimizar os processos na gestão da qualidade da sua empresa.

Principais Ferramentas Utilizadas na Gestão da Qualidade

As ferramentas para otimizar a gestão de qualidade, orientam na análise de problemas e propõe soluções, contribuindo de forma positiva para um bom desempenho nas funções de trabalho. Elas influenciam de forma direta e indiretamente permitindo que todo o conjunto de atividades desempenhado por uma determinada empresa, esteja sob controle obtendo, assim, a melhoria na tomada de decisões. Abordaremos, nesse artigo, algumas ferramentas utilizadas pelos gestores em suas atividades:

Fluxograma

O fluxograma é a descrição de uma determinada atividade através de um gráfico que tem por objetivo facilitar uma tarefa a ser realizada. Por se tratar de um sistema visual, auxilia na identificação de possíveis falhas durante a realização dos processos.

Lista de Verificação

É uma forma de expor determinado problema através de uma lista e conseguir dimensionar a gravidade dos problemas a ser resolvidos, quais as pendências mais urgentes, qual procedimento está passando por alguma crise, quais as possíveis perdas, onde se enquadram os ganhos… etc. O gestor marca, contabiliza e verifica as informações listadas, que serão analisadas em conjunto com o Diagrama de Pareto.

Diagrama de Pareto

Todos os procedimentos passam por um controle dentro da empresa e o diagrama de Pareto apresenta esse controle em forma de gráficos. Nesse diagrama constam os problemas, os ganhos, as perdas, etc… para que possa se verificar quais as melhorias que devem ser feitas e quais procedimentos devem ser abordados para um rendimento satisfatório do empreendimento.

Diagrama de Ishikawa

Devido ao seu formato, esse diagrama é também conhecido como “espinha de peixe” ou de “causa e efeito”, e identifica a causa para que determinada inconformidade tenha incidido. É recomendável que esse diagrama seja montado por profissionais responsáveis por diferentes setores para que a visão do problema seja percebida com maior facilidade para que as soluções cabíveis sejam tomadas.

Histograma

É uma apresentação gráfica utilizada para a identificação da concentração de resultados, valores e distribuição populacional, de faixa etária, de rendas, etc… O histograma organiza os dados e valores para facilitar a tomada de decisões.

Cartas de Controle

No decorrer dos processos de produção, identificação e realização de atividades, ganhos ou perdas, esse controle atua como informações em um gráfico que vão gerando pontos em linhas retas (conformes ou diformes), e que demonstram os momentos em que a empresa está em constante crescimento e o momento em que ela obteve uma perda ou baixo rendimento do decorrer da produção.

Os processos incidentes em uma gestão de qualidade nada mais são do que controles para que uma empresa esteja em constante crescimento. Nas relações de negócios, a gestão de qualidade utiliza de algumas ferramentas que são utilizadas para que o seu processo de ascensão aconteça de forma satisfatória sendo empregado a todos os ramos de atividade.