Automação da Gestão da Qualidade

Por 18 de junho de 2020junho 29th, 2020Destaques, Gestão da Qualidade
AUTOMAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE

Colocar em prática uma gestão eficaz da qualidade dentro das organizações pode não ser uma tarefa simples. A gestão da qualidade na empresa exige uma visão sistêmica de todas etapas e processos alinhada às boas práticas e normas referente a cada área. A eficácia é dependente de um sistema que promova confiabilidade e segurança em todos os processos. Portanto, a automação da gestão da qualidade surge como resposta as necessidades da organização promovendo autonomia, rastreabilidade e maior organização.

Como pode ver, a automação pode trazer inúmeros benefícios, mas o que de fato significa ter uma automação da gestão da qualidade? Quais são os benefícios? E como pode ser feita essa automatização? Estas são perguntas que buscamos responder neste artigo, para saber mais, continue lendo.

O que é a automação da Gestão da Qualidade?

De forma simples e direta, a automação é o uso inteligente da tecnologia. Nela, máquinas e dispositivos são programados para exercer tarefas que simplificam os processos dando agilidade na rotina de produção. Esses dispositivos, também podem conversar entre si gerando uma cadeia de informações, ou seja, um sistema integrado.

Além disso, outra característica da automação está na capacidade de proporcionar altos níveis nos processos e uma alta precisão nas análises. Uma empresa que deseja um sistema de gestão da qualidade precisa passar por uma transformação digital. É importante ressaltar, que muitos tendem a separar aquilo que refere que julgam ser exclusivos da área da qualidade com os outros processos. Mas, isto é um erro, pois a gestão da qualidade engloba todas as áreas e processos de uma organização.

Não basta apenas ter máquinas que executam os processos físicos do empreendimento, é necessário ter uma gestão de como os dados, como indicadores de desempenho, são armazenados e interpretados. Por isso, ter um sistema de gestão da qualidade integrado a toda as áreas da empresa torna-se essencial.

Benefícios da automação

Como já mencionado na introdução, um sistema automatizado pode trazer inúmeros benefícios. Entre eles,

  • Aumento de eficiência: com a automação, muitas tarefas, antes manuais, passam a ser feitas de forma automática. Isto impacta diretamente no impacto da produção. Processo automatizados de coleta de dados tem maiores capacidades de oferecer maior precisão para a análise das informações.
  • Autonomia de processos: um sistema automatizado facilita na padronização de processos, o que gera autonomia para que colaboradores exerçam as suas funções.
  • Integração das informações: Uma empresa com processos automatizados tem as condições necessárias de estabelecer uma linguagem comum entre as diversas áreas, ou seja, os diferentes departamentos poderão compartilhar dados que poderão ser interpretados com facilidade.
  • Rastreabilidade: na automatização há mecanismos que facilitam a rastreabilidade da informação. Para a gestão de documentos, isto é fundamental.
  • Redução de custos: O aumento na eficiência impacta diretamente na redução de custos agregando significativamente valores no tempo de realização do processo e na qualidade final. A porcentagem de erro humano diminui e erros no sistema podem ser identificados com maior facilidade.
  • Segurança: Os dados da organização podem ser integrados no sistema de forma automática, além do acesso ser restringido somente a pessoas com autorização. A migração de documentos que necessitam ser inseridos manualmente para o digital é uma das formas de evitar perdas e fraudes. No entanto, é necessário ter um sistema eficiente e confiável.

Como automatizar a gestão da qualidade na empresa

O primeiro passo para implantar a automação é conhecer bem todos os processos da empresa. É entender quais tarefas podem ser automatizadas e o que será necessário investir para isso. Isto poderá incluir de equipamentos e máquinas à softwares. Hoje em dia, já existem muitos sistemas desenvolvidos exclusivamente para ajudar na gestão da qualidade com recursos para a gestão de documentos, ocorrências, riscos, auditoria e análise de desempenho, como a soluções Docnix.

Automatizar a gestão da qualidade é um investimento necessário para empresas que querem aumentar a eficiência de seus serviços.