Conheça o Ciclo PDCA

Ciclo PDCA

Planejar e controlar as atividades são necessidades básicas de toda empresa que tem o desejo de atingir objetivos em um sistema de qualidade total. O Ciclo PDCA é uma metodologia gerencial bastante eficiente usada para auxiliar nas tomadas de decisões e no alcance de metas. Por ser um ciclo, trata-se de um processo sem fim. Ideal para a melhoria contínua. Entenda o que essa metodologia tem a oferecer para a sua empresa.

O que é o Ciclo PCDA?

O Ciclo PDCA é uma metodologia bastante conhecida que pode ser usada com outras ferramentas da qualidade. PDCA é o acrônimo de Plan (planejar), Do (executar), Check (Checar) e Act (agir), que indica a natureza do que é realizado em cada uma das quatro etapas. Mas, a metodologia nem sempre foi conhecido por esse nome, entenda um pouco a história.

As primeiras atividades com o método foram desenvolvidas na década de 20 pelo físico e “pai do controle estatístico da qualidade”, Walter A. Shewhart. No entanto, o responsável por popularizar o ciclo foi o estatístico William Edwards Deming, considerado o pai do controle da qualidade moderno. Durante as palestras, Deming sempre se referia ao método como Ciclo de Shewhart, por ter conhecido e se inspirado no trabalho do físico. Acabou que, tanto “Ciclo de Shewhart e Ciclo de Deming” ficaram sendo usados para se referir ao método. Até nos dia de hoje, se popularizar como nós conhecemos, Ciclo PDCA.

O ciclo pode ser aplicado em qualquer atividade nos mais diversos tipos de empresa. Apesar de que, no início, era usado especificamente em processos de fabricação. Pois, ela proporciona ações de planejamento, controle, verificação e melhoria contínua dos processos. Mas chega de história e vamos para o que interessa: como funciona cada etapa!

Etapas do Ciclo PDCA

1º Etapa: PLAN ( planejar)

Na fase do planejamento são definidas as metas e os métodos que serão utilizados para alcançar os objetivos. De acordo com Vicente Falconi Campos, nessa etapa é:

1° Identificado o problema;

2º Observação e reconhecimento das características do problema;

3º Análise: descoberta das causas principais;

4° Formulação do Plano de Ação como medidas contra as causas principais.

Neste caso, as metas podem ser justamente a eliminação das causas dos problemas. Outras metas podem ser propostas também, de acordo com a necessidade da empresa.

2° Etapa: DO (executar)

A segunda etapa é a hora de colocar o plano de ação em prática. Para isso, será necessário estabelecer os treinamentos do método (Educar e Treinar). O treinamento e desenvolvimento de pessoas nessa etapa é fundamental! É o momento certo para motivar a equipe a se comprometer com os objetivos.

Depois de treinadas, é preciso executar o plano de ação e coletar os dados. è imprescindível que a coleta de dados seja feita, pois sem ela não é possível executar a próxima etapa.

3º Etapa: Check (verificar)

Após a execução do plano de ação é feita a análise dos dados coletados a fim de confirmar a efetividade das ações. Serão verificados se o trabalho está sendo executado como planejado, se os itens de controlem alcançaram os valores estabelecidos e etc.

4° Etapa: ACT (ação)

A partir das análises realizadas é hora de agir de acordo com os resultados. Ou seja, se será necessário corrigir atividades que tiveram desvio de padrão e o que será preciso na melhora dos padrões e sistemas. Se não houve nenhuma falha e os objetivos foram alcançados, é importante realizar uma revisão e planejamento de ações preventivas. Essa etapa também pode ser identificada como a de padronização dos processos, onde falhas são eliminadas.


O Ciclo PDCA é uma proposta de melhoria contínua. Ou seja, quando se encerra um, logo é iniciado outro e assim por diante. Pois na gestão da qualidade tem a mentalidade de que sempre é necessário rever processos e buscar melhorias.

Como podem ver, o PDCA é um sistema em que será necessário o uso de ferramentas para executar as ações de cada etapas. Para isso temos as 7 ferramentas da qualidades que unidas a essa metodologia pode trazer grandes resultados!

%d blogueiros gostam disto: