DocTalk #07: A importância do Branding na Adversidade

Por 10 de julho de 2020Destaques, DocTalk
A importância do Branding

Qual a relação entre Branding e Qualidade? Qual a importância de considerar a exposição da sua marca e todos os impactos da sua imagem na tomada de decisões? Essas perguntas foram respondidas nesta quinta-feira (09/07) na 7ª edição do DocTalk. O bate-papo foi conduzido por Diogo Sena, gestor da qualidade e gerente de relacionamento da Docnix. E para falar sobre o tema “A importância do Branding na Adversidade”, convidamos Ciro Rocha, MBA em Marketing pela FGV e fundador e CEO da Enredo, consultoria de branding e inovação.

Conhecendo um pouco a empresa: A Enredo presta serviços como desenvolvimento de produtos e reposicionamento de marca. A consultoria carrega em sua trajetória grandes cases de sucessos por levar protagonismo aos negócios que querem se destacar no mercado. Esta característica de inovação resultou em inúmeros prêmios como Popai Brasil, edição nacional criada para reconhecer os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais de comunicação no Ponto de Venda.

Antes de adentrar de fato nas perguntas mencionadas no início, é necessário entender o significado da palavra chave: o branding.

O que é o Branding?

O Branding pode ser considerado relativamente um tema novo no mercado, muitas empresas ainda não têm o conhecimento e nem sequer sabem da diferença que pode gerar em seus negócios. No entanto, o branding, segundo Ciro, o branding sempre esteve presente e existente, apenas tem ganhado novas atenções devido aos momentos que vivemos.  Inclusive, nesse debate, é comum confundir como se fosse apenas uma identidade visual de uma marca, mas é muito mais que isso. O Branding envolve a gestão e estratégicas dos aspectos de uma marca por completo.

“Eu costumo dizer que marca é um organismo vivo. É o retrato de uma organização. A marca faz com que sejamos reconhecidos.”

Ciro Rocha

Ciro faz uma analogia da marca com a trajetória de uma pessoa. Ao nascer, é quase um quadro branco que ao longo da vida vai adquirindo valores e, a partir de suas vivências e aprendizados, vai formando a sua essência e propósito. Ou seja, o branding vai além de ter um logotipo, pois carrega em si a voz da marca,todo o seu reconhecimento e valores.

“A grande diferença de marca do ponto de vista da identidade visual e estratégia é exatamente esse: A marca ela fala, ela vive, ela não só se comunica, mas se relaciona, principalmente.”

Ciro Rocha

A importância da visão de marca na empresa

O CEO da Enredo acredita muito em uma gestão orientada por propósito, que para ele diretamente ligada a gestão orientada pela marca. Pois, ela nasce da estratégia de um negócio. Portanto, torna-se de grande valor que colaboradores e todos que fazem parte de uma empresa precisa estar atento a marca. Todos se tornam responsáveis de transmitir a essência da marca e para isso precisam ter uma visão solidificada dela. Lembre-se: A marca não é uma tarefa exclusiva do marketing, ele é um porta-voz daquilo que o negócio e representa.

“Todo mundo é responsável pela marca.”

Ciro Rocha

Monitorando os Riscos da marca

A estratégia de branding em uma empresa, como mencionamos, é responsabilidade de todos. Portanto, como a organização se comporta e oferece seus serviços precisa ser coerente a voz da marca. A gestão da qualidade se torna uma aliada ao reforçar esse valores, assegurando a qualidade de seus serviços ao consumidor.

A gestão de riscos, também, é uma forte aliada e digamos que “Indispensável”. Na história da publicidade temos inúmeros casos, em que não houve um gerenciamento de risco na forma de se comunicar com a sociedade que levou a grandes perdas e desastres. Assim como a marca carrega em si os valores da organização, a gestão de risco tem o objetivo de criar e proteger esses valores. Sendo assim, é preciso considerar a exposição da sua marca e todos os impactos da sua imagem na tomada de decisões

Entender a força de um Branding bem estabelecido e inovador aliado a gestão da qualidade é compreender a importância e os impactos que ela pode trazer em momentos de adversidade. Sendo colunas de sustentação em meio aos momentos de crise. 

Tudo que falamos neste texto é só a ponta do iceberg de informações e insights gerados no DocTalk. Para saber mais e entender melhor esse universo, assista o bate-papo em nosso canal do YouTube:

%d blogueiros gostam disto: