Gestão da Qualidade no RH e sua relação com a ISO 9001

Por 18 de junho de 2018junho 15th, 2020Gestão da Qualidade
gestão da qualidade no rh e a ISO 9001

Com a expansão da tecnologia, a sociedade passou a apresentar um temor que, em muitas empresas se tornou tendência: a substituição do trabalho humano pelo trabalho de máquinas. De fato, a automação fez com que muitas indústrias substituíssem funcionários por máquinas, na busca de um trabalho mais padronizado e rápido. Ainda assim, o elemento humano continua essencial dentro das empresas.  Abordaremos então a gestão da qualidade no RH e sua relação com a ISO 9001, sua importância e como o RH pode se tornar mais estratégico.

Gestão da Qualidade nos Recursos Humanos (RH)

 A competitividade, atualmente, não é apenas uma palavra direcionada ao mercado. Com a grande quantidade de empresas presentes nos diversos ramos de atuação, é preciso lutar pela permanência de clientes, mas também dos funcionários. Um negócio que não valoriza a sua equipe tem grandes chances de perder profissionais comprometidos, o que pode causar atrasos e problemas em um plano de crescimento.

Grandes corporações já reconhecem que o conhecimento humano é a chave para o desenvolvimento de uma equipe. Por esse motivo, a gestão da qualidade nos recursos humanos tem papel de importância para as empresas.  A valorização do profissional, no entanto, não se atribui apenas a recompensas pessoais que o estabelecimento pode proporcionar a seus profissionais. Prepará-lo e qualificá-lo para o ambiente corporativo também é uma forma de transformá-lo em um funcionário mais comprometido com a sua função dentro da empresa.

Na gestão de qualidade de recursos humanos, uma empresa busca fortalecer o vínculo com o colaborador, de modo que esse laço gere efeitos positivos para ambas as partes. Uma forma de valorizar o profissional e obter retorno para a empresa é investir em cursos e treinamentos, sejam eles direcionados a área de atuação ou auxílio no pagamento de cursos universitários, especializações e mestrados, por exemplo.

Investir em ações que tiram os colaboradores da rotina administrativa e evidenciam seu valor na empresa também são importantes para a gestão de qualidade de recursos humanos. Palestras motivacionais, por exemplo, auxiliam os profissionais a reconhecerem seus potenciais e trabalharem mais satisfeitos.

A norma ISO 9001

A norma ISO 9001, que dispõe sobre os sistemas de gestão de qualidade, traz em seus itens que uma empresa deve comprovar suas competências, definindo o termo como uma prática em que, por meio de conhecimentos adquiridos, é possível alcançar objetivos pré-estabelecidos.  Ou seja, desta forma, a ISO 9001 afirma que a competência é resultado da aplicação eficiente de conhecimentos dentro de uma empresa.

A gestão de qualidade nos recursos humanos tem relação estreita com essa exigência da ISO 9001. Como mencionamos anteriormente, é por meio desse setor que uma corporação poderá oferecer incentivos para a qualificação de funcionários, buscando que eles apresentem o retorno desses investimentos dentro da empresa.

Logo, cabe ao setor de Recursos Humanos monitorar a competência de sua equipe, sempre refletindo seus resultados nos investimentos da corporação. Ou seja, caso um funcionário não esteja apresentando os resultados esperados, pode ser que ele não esteja sendo estimulado o suficiente para que isso ocorra. Nesse momento, cabe a empresa – antes de substituir o colaborador – refletir sobre o seu papel no desenvolvimento de competências de sua equipe.