O que é a gestão de mudanças?

Por 18 de maio de 2018junho 17th, 2020Melhoria Contínua
o que é gestao de mudança

O mundo corporativo está cada vez mais dinâmico e competitivo, e as empresas precisam encontrar soluções que agreguem valor ao seu negócio, e faça com que elas se tornem mais sólidas perante as diversas mudanças e inovações. Por isso, vamos nos propor a responder: o que é a gestão de mudanças?

Diante deste cenário, a gestão de mudanças tem ganhando destaque.
Seja para melhorar processos, relações interpessoais ou até mesmo ampliar os ganhos financeiros. As mudanças são sempre necessárias dentro das organizações e aqui entra a gestão de mudanças.

A gestão de mudanças é uma ferramenta que pode te auxiliar na gestão empresarial e na difícil tarefa de implementar alterações, sejam elas estruturais, estratégicas, operacionais ou táticas, realizando todas as transformações necessárias ao crescimento da sua companhia, ao mesmo tempo em que considera os interesses dos seus stakeholders.

81% dos líderes empresariais afirmam que as suas organizações realizam mudanças para se adaptar melhor às necessidades do negócio. Veja como realizar estas mudanças dentro da sua organização.

Como realizar a gestão de mudanças dentro da sua organização?

Existem diversos motivos pelas quais uma organização é influenciada a estabelecer um processo de mudanças. Para que a gestão de mudanças seja realizada de forma efetiva, é necessário a realização de um mapeamento adequado de todos os procedimentos utilizados dentro da sua organização identificando os fatores reais que devem ser modificados.
Após esta identificação, algumas etapas devem ser seguidas para que este processo de mudanças seja realizado com êxito. Veja abaixo:

  • Realize a análise e determine tratamento para possíveis riscos que possam acontecer durante o processo de mudança;
  • Defina objetivos e estratégias que promovam as mudanças de acordo com os prazos e metas estabelecidos (onde a sua empresa pretende chegar e quanto tempo será necessário para atingir esta meta);
  • Envolva equipes formadas pelos colaboradores, mas não se esqueça que elas devem ser administradas por gestores responsáveis;
  • Crie planos de contingência para processos que possam não sair conforme o esperado;
  • Disponibilize alguma forma de suporte para entendimento dos novos processos. Para que um colaborador esteja envolvido no processo ele precisa primeiro compreendê-lo para então ter condições de se adequar;
  • Promova planos de sustentação da mudança para que ela faça parte da política, missão, visão e valores da sua empresa.

O grande desafio da gestão de mudanças

Apesar de ser importante, implementar mudanças não é uma tarefa simples e fácil, e sim um processo contínuo que exige tempo, paciência e perseverança, pois geralmente enfrenta muitas resistências dentro das organizações. A gestão de mudanças envolve um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que ajudarão indivíduos e equipes a se adaptarem ao novo.

O maior desafio enfrentado é convencer os seus colaboradores da importância destas mudanças. Isso acontece porque os colaboradores pensam que agindo como sempre agiram continuam apresentando bons resultados, logo não precisam mudar.

Este é um grande obstáculo na gestão de mudanças. Portanto para que haja o engajamento de toda a equipe é fundamental possuir uma metodologia focada na valorização das pessoas. A liderança precisa comprar a ideia das mudanças e ser um exemplo, mostrando-se presente e acompanhando todo o processo.

Para maximizar a eficácia deste processo e promover a sinergia necessária é fundamental realizar uma conexão entre o propósito da mudança a ser realizada dentro da organização e a nova realidade que será inserida no dia a dia das pessoas. Assim é possível garantir uma melhor aderência da equipe ao processo de mudança. Ninguém consegue obter êxito neste processo sozinho, portanto a sua equipe precisa estar totalmente comprometida com este processo.