Passo a passo para tornar a sua empresa uma exportadora

Por 13 de maio de 2020junho 29th, 2020Melhoria Contínua, Planejamento Estratégico
passo a passo para sua empresa exportar

A busca pelo poder de mercado e aumento de faturamento são fatores que incentivam empresas a expandirem para o mercado internacional. Do mesmo modo, eventuais instabilidades econômicas internas, também podem ser um fator determinante para que inúmeros empreendedores visualizem outros países como alvo potencial de negócios. Apesar disso, muitos não sabem como tornar sua empresa uma exportadora.

Ao longo da última década, o Brasil conquistou um espaço considerável no comércio mundial. Como exemplo, em 2019 o país bateu recorde, em volume e faturamento, na exportação de carne bovina. De acordo com dados disponibilizados pela a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), foram 1,8 milhões de toneladas de carne movimentando US$ 7,59 bilhões no ano. Atualmente, são exportados produtos de origem animal do Brasil para mais de 180 países. Óleos brutos de petróleo, minério de ferro, celulose e produtos manufaturados, também ocupam o ranking de produtos mais exportados pelo Brasil.

Como já sabemos, a exportação é um fator importante para economia brasileira. Isso significa que isso pode afetar diretamente os negócios de empresas e organizações! Veja como:

Benefícios e impactos positivos para empresas exportadoras

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), expandir para o mercado exterior pode trazer vantagens para empresa, proporcionando a ela um diferencial no mercado. A agência destaca os seguintes benefícios e impactos positivos de exportar :

Benefícios para a organização:

  • Aquisição de novos conhecimentos e expertises;
  • Elevação do nível técnico;
  • Desenvolvimento de novos produtos/serviços;
  • Diversificação da fonte de receitas do país de origem e exterior; e
  • Maior controle sobre canais de distribuição e venda no mercado externo.

Impactos positivos para a empresa:

  • Aumento do valor da marca pela presença internacional;
  • Maior capacidade de atendimento e resposta a clientes globais;
  • Diferenciação frente a concorrentes domésticos e/ou menos internacionalizados;
  • Proximidade com seus consumidores finais;
  • Diminuição de riscos pela diversificação de mercados;
  • Acesso a fatores de produção mais baratos;
  • Economia de escala.

Como podem ver, conquistar espaço no mercado internacional pode ser um desafio que vai exigir empenho e determinação para a organização, mas os resultados podem ser gratificantes e compensatórios. Para isso, é preciso saber se sua empresa já está pronta para tornar-se uma exportadora e o que falta para começar a expandir os horizontes comerciais.

Requisitos para ser uma empresa exportadora

1- A empresa deve estar regularizada

Qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento pode tornar-se uma exportadora. No entanto, precisa estar devidamente regularizada e atuando dentro da legislação, ou seja, estar em regularidade fiscal e tributária sendo habilitadas pela  Receita Federal do Brasil (RFB). Abaixo temos um gráfico com a relação de Tipo Societário, Enquadramento de Porte e Enquadramento Tributário, que podem ser escolhidos de acordo com as características da sua atividade empresarial:

Gráfico com os tipos de Societário, Enquadramento de Porte e Enquadramento Tributário que uma empresa pode se adequar.

Pessoas físicas também podem exportar, mas é necessário observar os requisitos e recomendações dispostas na Instrução Normativa RFB nº 1603, de 15 de dezembro de 2015.

2- Qualifique a sua empresa

Não basta apenas estar atuando legalmente, é preciso estar preparada para suprir todas as etapas para poder oferecer um serviço de exportação de qualidade. E para que a empresa possa entregar o melhor de sua produção é preciso ter um Sistema de Gestão da Qualidade bem solidificado. Dessa forma, será possível estabelecer uma melhoria contínua de todos os processos internos e garantir a satisfação do cliente.  Manter o controle e desenvolvimento da gestão da qualidade dentro das organizações é garantir a sustentabilidade do negócio e o bom relacionamento com os clientes, fornecedores e investidores.  

3- Faça um planejamento estratégico

O sucesso na atividade exportadora precede um bom planejamento estratégico. Isto requer:

  • Estudo de mercado;
  • Visualização dos pontos fracos e fortes;
  • Conhecer as condições do mercado externo para o seu  produto;
  • Seleção dos mercados que a empresa atuará;
  • Avaliação da capacidade exportadora;

As ações citadas acima podem ser realizadas através do uso de ferramentas conhecidas na área da gestão estratégica. Nessa etapa será possível definir o Quê Exportar e Para Quem Exportar.

4 – Exportação Direta ou Indireta?

Essa escolha depende da forma como a sua organização irá se relacionar com o cliente do mercado externo. Na Exportação Direta a empresa necessita ter conhecimento de todo o processo de exportação. Neste modelo todas as etapa, como a venda a entrega do produto/serviço ao importador, são realizadas/gerenciadas pela própria empresa. Na Exportação Indireta é feita uma intermediação no processo. “Assim, a empresa que produz a mercadoria não cuida da comercialização externa do produto, do transporte para o país de destino, da localização de compradores externos, de pesquisas de mercados e da promoção externa do produto”.¹ 

Dentre as empresas que podem fazer o papel de intermediação, temos as trading companies, as operações de vendas do produto para elas, em termos fiscais, são semelhantes a da exportação.


Agora que você já conhece a capacidade e as necessidades da sua empresa para se tornar uma exportadora, além de já ter definido o que irá exportar e para quem, é hora de seguir para os passos de exigência legal e administrativa.

Todos os processos de registros, acompanhamentos e controles da atividades do comércio exterior, importação e exportação, são realizados através do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Ou seja, a empresa precisa estar habilitada no sistema para realizar qualquer atividade de exportação de forma legal

Registrando a Empresa para estar apta a Exportação

1 passo – Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR): O acesso ao Siscomex só poderá ser realizado com o registro da empresa no RADAR. Esse registro é realizado diretamente no posto da Receita Federal. 

2 passo – Habilitar a empresa  no Siscomex: A habilitação poderá ser realizada diretamente no portal único do Siscomex. Neste processo também será necessário preencher o Registro de Exportadores e Importadores (REI). Documento que será necessário para as atividades de exportação e importação. No site da Receita Federal é possível acessar um manual de instruções de como habilitar seguindo as especificações para os tipos de pessoas (física e jurídica). Você pode acessar essas informações, clicando aqui.

Para exportar dentro da lei é necessário sempre estar atento aos documentos necessário tanto da Empresa Exportadora, quanto da mercadoria. Em julho de 2018, algumas mudanças no processo de exportação foram feitas, sendo incluso o DU-E, Declaração Única de Exportação, instituída pela instrução normativa RFB Nº 1702, de 21 de março de 2017. Esse novo processo substituiu o Registro de exportação, Registro de Crédito, Declaração Simplificada de Exportação (DSE) e a Declaração de Exportação (DE). 

Neste artigo, destacamos os principais passos para tornar a sua empresa uma exportadora legalizada, mas não para por aí! Além de toda a burocracia exigida pela legislação, é preciso estar atento a todo o processo operacional, cuidados com a embalagem e rastreamento do produto. 


¹ Exportação Passo a Passo / Ministério das Relações Exteriores. – Brasília: MRE, 2011. disponível em: http://www.investexportbrasil.gov.br/sites/default/files/publicacoes/manuais/PUBExportPassoPasso2012.pdf

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