Software de Gestão de Riscos: porque usar e quais são seus benefícios?

Por 29 de maio de 2018junho 15th, 2020Gestão da Qualidade, Melhoria Contínua
Software de Gestão de Riscos: porque usar e quais são seus benefícios?

O conceito de gestão de riscos possui um escopo muito abrangente, podendo ser aplicado às atividades, projetos, setores, unidades de negócios e até mesmo à organização como um todo. Nosso artigo “Software de gestão de riscos: porque usar e quais são seus benefícios?” será um guia muito importante para seu planejamento.

Tem por objetivo avaliar e administrar incertezas, planejar alternativas para os momentos de dificuldade e traçar estratégias de gestão que diminuam as perdas de recursos quando as informações forem escassas.

Porém, para tornar esse processo mais efetivo, com informações de relevância, a organização precisa dispor de um software de gestão de riscos, que é conhecido como softwares ERM – Enterprise Risk Management (Gestão de Riscos Corporativos).

Com um software de gestão de riscos a empresa será capaz de identificar, analisar, avaliar monitorar, gerenciar e prover soluções de forma integrada e colaborativa, munindo os gestores com informações que realmente são de relevância, para cada tipo de situação de risco e/ou incerteza.

Principais Vantagens do Software de Gestão de Riscos

  1. Promover a segurança das informações e qualidade dos dados;

  2. Aumentar a qualidade da governança corporativa;

  3. Possibilitar aos líderes e gestores uma visão sistêmica dos riscos inerentes nas operações da organização e promover maneiras de controlá-los;

  4. Permitir prever riscos futuros e antecipar medidas corretivas;

  5. Geração de relatórios que permitem uma completa visão do cenário;

  6. Direcionar os esforços para o que realmente é importante e relevante;

  7. Direcionar os métodos e atividades de acordo com as questões legais e regulatórias.

A gestão de riscos requer preparo dos gestores, que devem contemplar nos devidos planos estratégico, tático e operacional, medidas que orientem os esforços organizacionais para o processo de melhoria contínua. Dessa forma, os riscos inerentes das operações e questões regulatórias estarão sob controle.

Mas como controlar tanta informação em um espaço curto de tempo? É justamente essa uma das principais tarefas do software de gestão de riscos, pois com o cruzamento de informações e cronogramas preestabelecidos, a alta direção tem meios de conduzir suas equipes.

O risco costuma tirar seus colaboradores da zona de conforto, o que muitas vezes pode ser algo positivo. Por meio dessa situação, há um melhor engajamento dos esforços organizacionais e coesão de toda equipe. Riscos são realmente nocivos quando a organização não consegue se estruturar no intuito de combatê-los e o clima de caos e desespero se instala.

Um software ERM

Utilizando software ERM é possível controlar também os riscos de projetos, desvios do que foi planejado, atrasos nas entregas de cada fase, bem como o estouro do capital designado. Com um conjunto de ferramentas valiosas, todo e qualquer tipo de desvio é totalmente possível de ser mensurado e controlado.

Claro que, isso exige gestores preparados, pois, informações sem o devido tratamento de nada valem. No entanto, com o uso adequado da tecnologia do ERM, os gestores terão mais facilidade na tomada de decisão, economizando tempo e, dessa forma, dedicar-se ao que realmente é importante para a organização.

Com um modelo de dashboard, o fluxo de dados e informações permite uma visão sistêmica integrada, agilizando processos e atitudes proativas, ao invés de apenas permitir ser reativo (o que não seria nada produtivo).

O segredo das organizações de sucesso está justamente na capacidade de gerenciar riscos e tornar cada um deles uma oportunidade. Caso queira conhecer um pouco mais sobre essa Solução para Gestão de Riscos, o Docnix possui um módulo específico para a Gestão de Riscos