Neste artigo, vamos abordar os Desafios da Gestão de Treinamentos nas Empresas e como isso pode ser um fator crucial para o sucesso das organizações.

A capacitação e treinamentos dos profissionais são essenciais para o sucesso das empresas, onde cada profissional contribui com seu resultado para conquistar e ampliar resultados mais expressivos, o produto acabado ou serviço prestado conforme planejado para atender o perfil do cliente assistido pela empresa. 

Os profissionais são os recursos mais valiosos que precisamos desenvolver.

Imagina quantos clientes não mudam de produtos e serviços para outras empresas quando o produto não é o que foi prometido ou serviço não foi prestado adequadamente ou não atendem suas expectativas?

Ou o atendimento do profissional não foi cortes?

São milhares de clientes que mudam todos os dias e recuperá-los muitas vezes não se obtém sucesso e/ou é muito mais caro.

Além disso, o turnover de colaboradores impactam diretamente no produto ou serviço prestado. 

Devido aos avanços tecnológicos constantes e mudanças rápidas nos cenários externos as exigências do mercado determinam a necessidade de aprendizado durante todo curso da vida, tornando a educação um processo permanente e continuado. 

Diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Embora treinamento e desenvolvimento estejam interligados, existem algumas características que os diferenciam. Confira, a seguir.

Treinamento

O treinamento é um tipo de ensinamento que tem como meta cumprir uma tarefa com resultado a curto prazo.

Nesse caso, o aprendizado terá início, meio e fim, ou seja, um tempo determinado para ser executado com um objetivo pontual.

Nesse sentido, um treinamento é aplicado, geralmente, para solucionar um problema imediato e está ligado a questões mais urgentes.

Desenvolvimento

Já o desenvolvimento de pessoas se caracteriza por ser um tipo de aprendizado que visa o longo prazo.

Isso significa que ele não tem apenas um objetivo específico, com um fim definido, já que o propósito do desenvolvimento é ampliar os conhecimentos e experiências continuamente.

Porque treinar?  

O treinamento é um pilar muito estratégico para as empresas, de acordo com os estudos da Association for Talent Development, empresas que investem em um programa de treinamentos podem ter um aumento em até 218% na produtividade e nos resultados dos seus profissionais, além da reduz o turnover e aumento da margem de receita em até 24%. 

Ter uma equipe constantemente treinada e desenvolvida, além de ser uma equipe mais capacitada, se torna um diferencial de negócios! 

Um profissional engajado com a empresa, entende melhor as necessidades dos seus clientes, sugere mudanças para seus superiores para atender o cliente, já que eles são os primeiros a sentir as mudanças no perfil dos clientes e suas novas necessidades, por isso ouvi-los, avaliar suas sugestões de melhoria e treiná-los é essencial para as empresas se diferenciarem no mercado. 

A integração de novos colaboradores é fundamental, de acordo com levantamentos 4% deixam o emprego após um 1° dia desastroso e 22% se desligam até 45 dias após a contratação. 

A maioria dos profissionais avaliam nas primeiras 3 semanas se eles se sentem “em casa” no novo emprego. 

capacitação em um cargo ou atividade é um conjunto de iniciativas (incluindo treinamentos) que ajudam o profissional a desenvolverem suas habilidades profissionais. 

Esta capacitação pode focar em competências técnicas (também conhecidas como “hard skills”) e/ ou comportamentais (definidas como “soft skills”). 

Por isso é muito importante garantir que todos os colaboradores em suas funções realizem os treinamentos, sejam avaliados quanto a eficácia de atendimento e se tornarem aptos a realização plena das suas funções, após avaliado e aprovado pelo seu gestor direto. 

Gestão de Treinamentos e Evolução contínua  

educação permanente é um processo de mudança contínua, permanente, de constante aprendizado e atualização profissional no trabalho que tem por finalidade:

  • Melhorar a qualidade do atendimento;
  • Identificar e resolver problemas laborais.

Resultando em:

  • Satisfação;
  • Humanização;
  • Aprimoramento técnico e comportamental;
  • Elevação da dignidade no exercício do trabalho por meio da construção coletiva;
  • Troca de saberes e interdisciplinaridade;
  • transformação e aperfeiçoamento de práticas do dia a dia para um melhor resultado. 

Entre os objetivos da educação permanente estão em atender demandas pontuais dos processos para resolução de problemas e aperfeiçoamento do conhecimento sobre o assunto em questão.

 Mas, a implantação de programa de treinamento sistematizado que favoreça o desenvolvimento de competências dos seus colaboradores de forma individualizada e desenvolve as carreiras dos profissionais, auxiliando as empresas a realizar as mudanças e inovações no contexto que a empresa está inserida, proporcionando mais agilidade e eficiência.  

70:20:10 o que é isso? 

*“Uma das teorias mais predominantes na Gestão de Treinamento e Desenvolvimento é o 70:20:10.

Existem pesquisas que indicam que 10% do eu é aprendemos é em aprendizado formal ou recebendo conteúdo; 20% aprendendo na troca de experiências com os colegas (aprendizagem social); e 70% aprendemos é praticando, ou seja, com a experiência. 

Por isso, acompanhar o quanto as empresas estão priorizando e acompanhando o aprendizado no local de trabalho (on the job), a prática é fundamental, pois segundo a teoria, é a forma como as pessoas mais aprendem.”  

Capacitados vs capacitar? 

As empresas concordam que investir na capacitação de líderes e jovens talentos é mais ágil e econômico do que contratar profissionais já capacitados. Em muitas áreas acontecem verdadeiros leilões por profissionais talentosos, conforme pesquisa da Randstad 

Segundo os indicadores e tendências do Panorama Brasileiro do Treinamento no Brasil lançado em 2021, em média o número de horas de treinamentos é de 19 horas anuais nas empresas brasileiras, enquanto nos Estados Unidos este número equivale a média de 36 horas (89,47% a mais que no Brasil). 

Como a Pandemia afetou a Gestão de Treinamentos 

Em 2020, com a Covid 19 foi um ano atípico. Para alguns segmentos foi a crise mais aguda vivenciada nos últimos anos. 

Em 68% das empresas brasileiras a média de redução foi de 51% no orçamento em treinamentos.

No entanto, houve aumento de 10% na capacitação dos líderes e as Organizações destacaram continuarem a tendência para 2021.  

Entre as hipóteses para o aumento na capacitação das lideranças está na necessidade de uma ótima liderança nestes últimos anos, já que a economia brasileira vem sofrendo constantes desafios.

A outra hipótese também bem aceita, é a evolução cultural, no qual entende-se o papel fundamental da liderança para o desenvolvimento e qualidade das equipes, a busca de práticas atualizadas de liderança e um ambiente mais salutar. 

Segundo relatório de retenção da Work Institute de 2018, quase 1/3 da rotatividade dos colaboradores foi causada por uma gestão sem suporte e a falta de oportunidade no seu desenvolvimento. 

Treinamentos nas Empresas

A tecnologia como aliada 

Os treinamentos EAD/ on line foi a forma mais utilizada como nunca antes visto (44% das horas de treinamentos), tendo como destaque neste tema, que 18% destes treinamentos foram aulas ao vivo, o que levou a menores custos. 

O volume de treinamentos aumentou e o tamanho da equipe de Treinamento e Desenvolvimento diminuiu no último ano. 

Por isso, cada vez se torna fundamental a busca de uma ferramenta para auxiliar na Gestão de treinamentos e desenvolvimento dos profissionais. 

A Docnix possui uma solução extremamente eficaz para facilitar o dia a dia da equipe de T&D e deixa-la mais produtiva e eficiente.  

Na pratica como a tecnologia pode ajudar a Gestão de Treinamentos

O módulo T&D, do Sistema Docnix, permite cadastrar os profissionais (internos, terceiros, clientes), gerenciar treinamentos (do planejamento a execução)contendo informações essências como notas e frequências dos treinamentos praticados, avaliação de reação e eficácia

O módulo também permite gerenciar as avaliações de desempenho periódicas dos profissionais centralizadas em uma só base de dados, aposentando diversas planilhas de gerenciamento dos treinamentos e avaliações de desempenho, automatizando a notificação de treinamentos ao profissional, gestores e profissionais da equipe de T&D com suas pendências.  

Além de tudo isso, atende requisitos de certificações como ISO 9001 de gestão de recursos humanos como a descrição de cargos atrelados as competências para cada função, gerenciar as documentações (certificados, diplomas, documentos pessoais) na plataforma, além de gerenciar as notificações aos profissionais e gestores dos prazos de realização de cada uma das atividades de forma automatizada, auxiliando também na segurança da informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Outro recurso importante do Módulo Docnix é a emissão de relatórios pré-definidos que já vem na ferramenta de forma rápida que auxilia a tomada de decisão assertiva pelos gestores.

Estes relatórios, foram pensados para atender a maioria das necessidades da equipe de T&D. 

No entanto, caso a necessidade da empresa for mais específica há possibilidade de customizações para atender de forma mais completa a Organização. 

Porque o DocT&D é a sua melhor escolha?

  • Com ele você estrutura sua matriz de treinamentos dos colaboradores na periodicidade que acredita ser mais adequada, tendo rastreamento e histórico para acompanhamento, análise e melhoria;
  • Garante agilidade, simplicidade e controle no planejamento e na execução de capacitações e nivelamento de conhecimento;
  • É possível realizar o mapeamento das necessidades de treinamento de acordo com o perfil do profissional, levando em conta indicadores e dando mais assertividade as ações;
  • Avalição 360 do treinamento podendo ter a visão do instrutor, participantes, ambiente e pós treinamento de reação para análise e melhoria dos próximos eventos;
  • Gestão por relatórios e painéis de oportunidades de desenvolvimento e engajamento dos colaboradores;
  • Determina e monitora o quê, quem, quando, onde, como e porquê de cada um dos treinamentos.

Teoria dos quatro níveis de avaliação de resultados 

Além de realizar os treinamentos adequados, precisamos medir os resultados das ações de T&DA teoria mais adotada é a Teoria dos quatro níveis de avaliação de resultados, sendo para aumentar de nível de maturidade em T&D da Organização precisa praticar o nível atual e os níveis anteriores.  

A teoria é dividida em 4 niveis: 

  •  1: Reação; 
  • 2: Aprendizado (eficácia);  
  • 3: Aplicabilidade e; 
  • 4: Resultados (impacto no negócio).  

Atualmente, algumas empresas já incluíram o 5° Nível: ROI (retorno sobre o investimento). 

Nesta teoria também se recomenda que as avaliações também sejam feitas em parcerias com outras áreas como: área do cliente, áreas impactada pelo treinamento. Já para análise dos resultados financeiros as áreas que poderão ajudar a contabilizar os resultados financeiros do projeto poderão ser: área financeira, marketing e vendas. 

Entre os indicadores mais utilizados atrelados a área de T&D nas empresas brasileiras para são: 

  1. Faturamento; 
  1. Inovação; 
  1. Produtividade*; 
  1. Indicadores de negócios (KPIs); 
  1. Qualidade*; 
  1. Atendimento de Normas*; 
  1. Vendas; 
  1. Retrabalho (índice de não conformidades); 
  1. Melhorias de Processos; 
  1. Retenção (redução de turnover); 
  1. Clima Organizacional*; 
  1. Absenteísmo; 
  1. Reflexo na Avaliação de Desempenho e Competências;  
  1. Redução de acidentes; 
  1. Cumprimento do Plano de Treinamento (Horas previstas de treinamento) *; 
  1. Indicadores levantados (na demanda dos respectivos treinamentos); 
  1. Obtenção ou manutenção de certificações; 
  1. Satisfação do cliente; 
  1. Qualidade da Liderança; 
  1. Aplicabilidade (Percepção do gestor). 

*Indicadores mais utilizados nas empresas brasileiras.   

 

Artigo para o Blog Docnix- Desafios da Gestão de Treinamentos nas Empresas

Conclusão 

Portanto, cada vez mais a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais são ações estratégicas fundamentais para o crescimento e perenidade das empresas. 

Nesta nova era de avanços tecnológicos em tempos recordes, equipes mais enxutas para execução, análise das informações e gestão das atividades e mudança de necessidades e perfil dos clientes constante.  

Como vimos, a tendência nos próximos anos é aumentar o volume de treinamentos com equipes mais coesas. 

Este cenário, indica a sustentação e relevância da área de T&D nas empresas. 

Além disso, as empresas estão cada vez mais reconhecendo a importância de desenvolvimentos das lideranças, proporcionando o crescimento expressivo do número de treinamentos e, continuará como uma das tendências para os próximos anos para melhorar o desempenho das equipes e qualidade nas empresas em um ambiente mais saudável. 

Também está como tendência, a ampliação da oferta de cursos on line ou EAD, segundo pesquisa que correspondem a 56% das empresas envolvidas no estudo. 

Sendo assim, para atender as novas necessidades e mudanças, as empresas precisam implantar soluções inteligentes com bases de informação centralizada e integrada, no qual elimine ações repetitivas, compilem informações estratégicas para a tomada de decisão mais assertiva, equipes foquem em ações mais estratégicas para a ampliação dos resultados das empresas e trabalhem de forma mais eficiente. 

A Docnix pode te auxiliar neste processo e ampliar os resultados da sua empresa. Fale com a gente!  

Sheila Canos

Biomédica há 17 anos, com especialização em análises clínicas, banco de sangue e Qualidade e MBA - Executivo em Saúde na FGV.
Atualmente trabalho com Qualidade há 12 anos na área com funções desde Gerente da Qualidade, Avaliadora Externa (ONA e ISO 9001) e consultoria em Instituições de saúde

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