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Em um mercado amplo e com muitos concorrentes, ter um diferencial ajuda a se destacar e conquistar o público-alvo. Por isso, é essencial dar importância a vantagem competitiva da sua empresa.
Quem ainda não parou para pensar em qual é seu diferencial, este é o momento. Basta decidir qual é a característica que torna sua empresa superior em relação as demais, dando um fator decisivo a seu favor na hora de competir com a concorrência, e investir nela. Definir a vantagem competitiva ajuda empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto do concorrente a aumentar as vendas e fidelizar clientes.

O que pode ser vantagem competitiva?

Não tem nada melhor para chegar a definição da vantagem competitiva da sua empresa do que analisar os concorrentes. Verificar como eles estão trabalhando e o que os clientes pensam do que é oferecido e suas insatisfações, irá ajudar a entender o que o público deseja para oferecer melhorias para este cliente. Uma pesquisa de mercado também ajuda neste processo.
A vantagem competitiva pode ser a entrega feita com qualidade, em nichos que sofrem com reclamações neste serviço; a local onde a empresa está situada, facilitando o acesso do público; valor, pois muitos clientes ainda buscam produtos e serviços que sejam de qualidade e com menor valor; qualidade no atendimento, pois um atendimento personalizado encanta e faz o cliente retornar e indicar a empresa para os amigos; a sistematização do processo de compras, que otimiza e torna o processo mais eficiente, entre outros.
São muitas as características que podem ser definidas como diferencial para um negócio. Ouvir os funcionários e clientes pode ser uma boa ferramenta para entender possíveis problemas nos processos, para encontrar melhorias, que levem a empresa a ter um diferencial positivo no mercado.

A importância de ter uma vantagem competitiva

A vantagem competitiva da sua empresa é aquele fator que faz com que o cliente feche o negócio com você e não com outro fornecedor. A diferenciação em relação aos concorrentes quando é única, de maneira que não seja possível ser imitada, e sustentável com superioridade, garante o sucesso. Por isso, é importante pensar na característica positiva marcante que pode ser oferecida, para se tornar único aos olhos do consumidor.
Ter uma vantagem competitiva é importante porque traz fidelidade dos clientes, aumentam as vendas e os lucros, já que muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que atenda a sua necessidade, sem causar transtornos. Entre as maneiras de ter a diferenciação, que é vantagem no mercado, estão o processo de fortalecer a imagem da marca, oferecer qualidade superior ou utilizar alta tecnologia.
A gestão da empresa e dos processos são importantes para manter a qualidade dos serviços/produtos oferecidos, o que é primordial para que os clientes permaneçam satisfeitos. O software DocNix possui um módulo de gestão de compras e aquisição, o DocBuy, que faz com que o gerenciamento do processo de compras seja eficiente, desde a solicitação até o momento da efetivação do contrato, tornando-se um diferencial quando se trata de gestão de compras e aquisição.

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25.10.2018 | Estratégia e Pessoas

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