Não são apenas os processos internos que garantem o sucesso de uma empresa. Alguns fatores de ambiente externo acabam interferindo consideravelmente no andamento e nos resultados de diversas organizações. Nesse sentido, a análise PESTEL é uma ferramenta que ajuda as empresas a entenderem o contexto que as cercam e como lidar com suas consequências.
O que é análise PESTEL?
A análise PESTEL é uma ferramenta que ajuda as empresas a avaliarem os fatores externos, se preparando para lidar com suas consequências, se adaptando às novas tendências e tomando decisões mais assertivas e estratégicas.
Nesse sentido, a análise PESTEL definiu 6 fatores que interferem nos resultados de uma empresa: políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais. Dessa forma, tem-se uma visão completa do ambiente e do contexto que essa empresa está inserida, entendendo também como esses fatores estão interligados.
Os 6 fatores da análise PESTEL
A análise PESTEL determina que existem seis principais fatores macroambientais que impactam diretamente o andamento dos negócios. Esses fatores regem o andamento da análise, e o nome “PESTEL” é formado pela inicial de cada um deles.
Os 6 fatores do PESTEL são:
P – Políticos:
O contexto político e governamental em que uma empresa está inserida é extremamente relevante para o andamento do negócio. É imprescindível que as organizações acompanhem ações de incentivo fiscal e atualizações em políticas comerciais, por exemplo.
E – Econômicos
O fator econômico, dentro da análise PESTEL, considera tanto a economia de mercado, quanto a economia geral. Dessa forma, a avaliação deve levantar dados sobre inflação e PIB, por exemplo, mas também sobre o desempenho de seus concorrentes e o crescimento de seu setor no mercado.
S – Sociais
São, simplesmente, as novas tendências do momento. Nesse sentido, esse é um fator mais comportamental, que tende a estudar o comportamento dos consumidores e suas necessidades. Esse fator é um importante parâmetro para ações de marketing e desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
T – Tecnológicos
O mundo está em constante atualização tecnológica. As empresas precisam estar ligadas nas principais inovações do mercado para não ficarem atrasadas em comparação com seus concorrentes. Além disso, algumas tecnologias auxiliam na resolução de problemas já antigos, mas extremamente prejudiciais.
E – Ecológicos
A preocupação com fatores ambientais é uma das tendências mais urgentes da atualidade. As empresas, além de se adequarem a novas normas e leis ambientais, estão, constantemente, reformulando seus processos e modo de produção para que o impacto ecológico seja o menos danoso possível.
L – Legais
Já deve ter ficado perceptível que os fatores da análise se interligam. O último dela, o fator lega, abrange todos os outros fatores, determinando diretrizes e requisitos indispensáveis para o bom funcionamento das empresas e entrega de resultados.
É possível dizer que os fatores legais têm uma importância absurda. Desrespeitar o que foi estipulado por lei costuma causar consequências graves para as empresas, como multas e suspensões, que geram prejuízos imensuráveis.
Para que serve a análise PESTEL?
De forma geral, a análise PESTEL serve como um diagnóstico para que as empresas consigam ter uma visão macro do cenário de mercado atual. Dessa forma, elas serão capazes de ajustar seus planejamentos estratégicos, tornando-os muito mais efetivos.
Nesse sentido, recomenda-se usar a análise PESTEL sempre que a empresa precisar de:
- Entender o contexto do mercado: a análise PESTEL é, sobretudo, uma visão holística de mercado. Para estar bem-posicionado, as empresas precisam acompanhar o que acontece de mais relevante no ambiente externo.
- Identificar possíveis falhas: muitas empresas estacionam, param de crescer e de prosperar. Muitas vezes, o problema não está na organização em si, mas em mudanças de mercado que são verdadeiras ameaças aos negócios. Conhecer essas ameaças (assim como eventuais oportunidades) é essencial para estar preparado.
- Prever tendências e mudanças no mercado: também com o intuito de estar preparado, é possível pensar a análise PESTEL como uma ferramenta para prever o futuro. Como os acontecimentos atuais moldam as consequências futuras, fazer essa análise é uma forma de se preparar para possíveis tendências e mudanças que crescem progressivamente e ocupam seu espaço no mercado.
- Tomar decisões mais precisas: aqueles momentos tensos, anteriores a tomada de uma decisão importante, são ótimos para a elaboração da análise PESTEL. A ferramenta fornece um contexto abrangente do mercado, podendo servir de apoio para decisões mais estratégicas e assertivas.
- Se atualizar: apesar de parecer piegas, ou mesmo repetitivo, ainda é de suma importância que as empresas se mantenham atualizadas. Empresas que não se reinventam e não se adaptam às mudanças acabam caindo no esquecimento. Nesse sentido, é muito mais fácil ir se atualizando do que tentar recuperar o tempo perdido. Dessa forma, essa é uma ótima ferramenta para se incluir em um ciclo de melhoria contínua.
Como fazer a análise PESTEL de uma empresa?
Ok, você já entendeu quais são os fatores considerados pela análise, para que ela serve e qual é o melhor momento de aplicá-la. Mas, ainda, resta uma dúvida: o que é essencial para construir uma análise PESTEL completa e eficaz?
A resposta é simples! Basta seguir o passo a passo:
1. Colete dados:
O primeiro passo é, realmente, estudar o cenário atual. A dica é entender o que de mais relevante está acontecendo dentro de cada um dos fatores, e correr atrás de informações que esclareçam como esses acontecimentos interferem em negócios como o seu.
Vale lembrar que nem todos os dados vão ser relevantes para a análise, e pode ser que nem tudo que você encontrar estará correto. Nesse sentido, é importante escolher fontes de informação confiáveis e optar por dados que se relacionam de alguma forma com seu negócio.
2. Estude cada fator:
É possível já ir coletando os dados de forma separada, de acordo com cada fator. Entretanto, o mais comum é que os dados se misturem (com tendências que são políticas e econômicas ao mesmo tempo, por exemplo). Por isso, na segunda etapa faz uma “curadoria” de onde cada dado coletado realmente se encaixa.
Um caminho seguro para esse estude é responder perguntas em cada fator para saber onde as tendências mais se encaixam. Nessas últimas eleições para prefeito, por exemplo, as empresas deveriam estar pensando nas propostas do candidato eleito como um fator político, direcionando algumas de suas ações para o fator econômico, por exemplo.
3. Entenda as consequências de cada fator para o seu negócio:
Como mencionado: nem tudo que acontece vai interferir nos seus negócios. Entretanto, se um determinado acontecimento estiver super relacionado com o seu contexto, é preciso entender qual é o impacto dele para os seus negócios.
Pensar nesses impactos pode, inicialmente, parecer um trabalho muito imaginativo. Mas temos uma dica: a história se repete (muitas vezes)! Procure cenários semelhantes e entenda como as empresas aproveitaram as oportunidades ou lidaram com as ameaças.
4. Avalie possíveis ameaças e oportunidades:
Na terceira fase da análise, você irá prever os desdobramentos de um acontecimento no andamento da sua empresa. Nessa quarta etapa, você irá procurar nesses desdobramentos as ameaças e as oportunidades para seu negócio.
A partir daí, será possível construir planos de ação estratégicos que consigam proteger a empresa dessas ameaças. Além disso, esse planejamento também definirá a melhor forma de abraçar as oportunidades.
5. Entenda como os fatores se interligam:
Muitos acontecimentos se encaixam em mais de um fator. Apesar de eles influenciarem mais em uma área do que em outra, é interessante pensar que seus desdobramentos são conjuntos.
Novas leis podem demonstrar uma tendência política, ou mesmo acarretar novidades de fator econômico. Esse pensamento holístico, fará com que a empresa consiga se preparar em várias instâncias de uma só vez.
6. Crie um planejamento estratégico:
Com as informações colhidas e avaliadas pela análise PESTEL, chega o momento de colocar tudo que foi absorvido em prática, por meio de um planejamento estratégico. Esse planejamento deve considerar os dados colhidos e os desdobramentos previsos, munindo a empresa de boas ações.
Qual é a diferença entre análise PESTEL e análise SWOT?
Dentro da análise PESTEL, muito se fala sobre identificação de oportunidades e ameaças. E não tem jeito, esse termo remete na hora à análise SWOT. Por isso, muita gente acha que a análise PESTEL é o mesmo que a SWOT, e não se atentam as importâncias diferenças entre as duas ferramentas.
Dessa forma, podemos afirmar que análise PESTEL não é o mesmo que análise SWOT. Apesar dos dois métodos analisarem o ambiente externo, eles possuem muitas diferenças entre si, sendo as principais:
- Foco da análise: a análise PESTEL procura analisar apenas os fatores do ambiente externo, enquanto a análise SWOT trata tanto sobre os fatores externos, quanto sobre os fatores internos da empresa.
- Contexto de uso: a análise PESTEL pode ser realizada em diferentes fases do negócio, entretanto, ela acaba sendo mais usada na identificação de tendências futuras. Em contraste, a análise SWOT acaba sendo uma solução rápida, para entender a situação atual da empresa perante o mercado.
- Especificações da análise: por último, é possível afirmar que a análise SWOT tenta entender, de forma prática, como uma empresa está inserida no mercado, ou seja, como o mercado está interferindo nas ações e no andamento daquele negócio. A análise PESTEL, por sua vez, estuda o ambiente em si, sem especificar os impactos dele na empresa em questão.
Leia também: Análise SWOT ou FOFA: Descobrindo oportunidades e ameaças para sua empresa
Automatização de processos: a maior tendência do fator tecnológico
Qualquer empresa grande ou em crescimento que estiver fazendo sua análise PESTEL dará de cara com Software de Gestão da Qualidade no fator tecnológico. Ter um software de automatização de processos já se tornou uma questão de produtividade e otimização, trabalhos operacionais manuais e repetitivos estagnam as empresas e causam erros difíceis de serem consertados.
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