O método OKR ficou muito conhecido por ser usado pela Google. Não é para menos: nem são todas as metodologias que colaboram para o crescimento de uma das maiores empresas do mundo, ajudando-a a sair dos 40 colaboradores e chegar aos mais de 60 mil. Nesse sentido, Andrew Grove, ex-CEO da Intel, não estava de brincadeira quando criou esse método – que alia objetivos com resultados-chave de forma precisa e verdadeiramente eficiente.
O que é método OKR?
OKR é uma sigla que significa Objectives and Key Results. Assim, como o nome sugere, o método OKR defende que os objetivos de uma empresa devem ser medidos pelos indicadores de resultados corretos.
O uso incorreto dos indicadores de performance, infelizmente, não é uma realidade inexistente. Muitas vezes, os KPIs escolhidos medem resultados que não dialogam diretamente com os objetivos e as metas da empresa. Com isso, os planos de ação acabam não tendo os efeitos que a organização espera.
Dessa forma, a metodologia OKR ensina os gestores a escolherem resultados-chave que, juntos, ajudam a empresa a atingir seus objetivos. Consequentemente, as equipes conseguirão ajustar a jornada até os resultados de acordo com o contexto real e mensurável da empresa, usando os KPIs corretos para sua necessidade.
O que diz o método OKR?
A premissa simples dessa ferramenta deixa uma pulga atrás da orelha sobre como funciona o método OKR. A prática da metodologia OKR segue algumas regras que ajudam os gestores a escolherem os medidores de desempenho adequados às suas ambições. Para isso, dividimos o OKR em:
Objetivos:
Quais são os resultados que a empresa deseja alcançar?
As atividades diárias dentro de uma empresa são movidas a objetivos, sejam eles de pequeno, médio ou longo prazo. Definir as principais metas da organização, das áreas, das equipes e dos próprios colaboradores é uma forma de avaliar qualitativamente a posição da empresa.
Nesse sentido, quando falamos em objetivos dentro do método OKR, queremos deixar claro que essas metas podem ter diferentes finalidades e características, desejando desde resultados palpáveis até os mais abstratos.
Por exemplo: vender 50% do estoque em duas semanas de campanha é um objetivo palpável, exato. Entretanto, ser uma marca valorizada por jovens de 20 a 25 anos é um objetivo mais abstrato, apesar de ser sim mensurável.
Resultados-Chave:
Como ter certeza de que a empresa está alcançando seus objetivos?
As empresas devem usar indicadores de desempenhos (KPIs) para monitorar seus resultados-chave (KR). Os KPIs são métricas que ajudam as organizações a acompanhar suas ações, analisando se elas estão sendo bem-sucedidas ou não. Já os resultados-chave são pequenas metas (analisadas por KPIs) que constroem o objetivo,
Dessa forma, os resultados-chave no método OKR são a avaliação quantitativa da empresa que ajuda a determinar se os objetivos da empresa estão sendo alcançados como o previsto. Para cada objetivo, recomenda-se o uso de 2 a 5 resultados-chave.
É importante considerar que escolher os resultados-chave para objetivos mais abstratos pode ser mais difícil. Entretanto, a dica é: divida os objetivos grandes em pequenos objetivos, mais passíveis de análise por indicadores de desempenho (KPIs).
Exemplos de aplicação do método OKR:
Vamos pensar em uma indústria alimentar nova no mercado, que produz apenas 1 alimento focado no público infantil. Em seu planejamento trimestral, a alta direção definiu 3 objetivos essenciais:
- 1° objetivo 1: Fazer com que o alimento seja o lanche da escola preferido das crianças entre 7 e 10 anos.
- 2° objetivo: Aumentar seus canais de atendimento ao cliente, de forma que, além dos mercados tradicionais, os consumidores também comprassem pelo site.
- 3° objetivo: Aumentar a produtividade dos colaboradores da fábrica, de forma que eles produzissem 1/3 a mais diariamente.
Para isso, os objetivos foram divididos entre os setores. O primeiro ficou na mão do marketing, o segundo para o setor comercial e o terceiro para a área de pessoas. Nesse sentido, os times pensaram nos seguintes resulta
1° objetivo:
- KR1: Criar campanhas de marketing que associe o alimento ao ambiente escolar, com a intenção de aumentar a participação de mercado do lanche na escola em 20%.
- KR2: Alcançar uma pontuação de satisfação do cliente (NPS) de pelo menos 80% entre os pais e crianças
- KR3: Firmar parcerias com as cantinas da escola para vender o alimento, vendendo em pelo menos 30% das escolas do estado em que a sede da indústria está localizada.
- KR4: Realizar pelo menos 5 eventos promocionais nas escolas ao longo do ano.
- KR5: Coletar feedback de pelo menos 200 pais e crianças sobre o lanche, buscando 90% de feedback positivo.
2° objetivo:
- KR1: Aumentar o tráfego no site em 50% durante todo o trimestre.
- KR2: Atingir uma taxa de conversão de 5% nas vendas online até o final do trimestre.
- KR3: Implementar pelo menos 3 novos canais de atendimento (chat online, WhatsApp, redes sociais) durante o trimestre.
- KR4: Atingir uma média de 4,5 estrelas em avaliações de experiência de compra online.
- KR5: Fazer do site o principal local de compra do alimento.
3° objetivo:
- KR1: Conduzir 3 treinamentos focados em eficiência e produtividade para os colaboradores.
- KR2: Investir em um software de gestão da qualidade que monitore processos e organize o ciclo de vida de documentos.
- KR3: Implementar um sistema de avaliação de desempenho com metas individuais, atingindo 90% de adesão
- KR4: Diminuir o desperdício de materiais em 20% no próximo semestre.
- KR5: Alcançar uma pontuação de satisfação dos colaboradores de pelo menos 80% em pesquisa interna.
Claro que as equipes precisarão criar planos de ação e estruturar projetos para colocar cada um dos KRs em prática, atingindo os resultados esperados. Além disso, os resultados-chave devem ser monitorados periodicamente por determinados KPIs.
Como implementar a metodologia OKR?
A prática da metodologia OKR não é tão simples quanto sua premissa. Dessa forma, o passo a passo de como aplicar o método deve ser seguido em sua integralidade, para que o planejamento seja o mais completo possível.
01. Defina os objetivos
O primeiro passo do método OKR é definir objetivos. Nesse sentido, a metodologia pode abranger objetivos de diferentes tamanhos, complexidades e influências. Entretanto, para um primeiro contato com o OKR, é interessante começar trabalhando com metas menores, que envolvem apenas 1 equipe e projetos reduzidos.
Além disso, esses objetivos devem ser muito bem claros e definidos, de forma que todos os envolvidos entendam o trabalho que estão desempenhando e onde querem chegar com ele.
02. Pense nos KRs
Os KRs são os objetivos secundários. Dessa forma, lembra-se que a intenção dos resultados-chave é trabalhar para atingir o grande objetivo. Portanto, um KR nada mais é do que uma pequena meta, uma parte do objetivo, que colabora em prol de um todo.
Como a indicação é pensar em até 5 KRs para cada objetivo, é crucial pensar em resultados que sejam realmente relevantes naquele contexto. Isso porque algumas ações podem parecer valiosas, mas não surtem o efeito esperado e acabam sendo iniciativas desperdiçadas.
Os KRs devem ter um ciclo definido. O mais indicado é que eles sejam metas de pequeno ou médio prazo. Assim, a eficiência do método não é cortada, e os projetos tendem a se desenvolver com uma maior rapidez.
03. Envolva toda a equipe
Garantir o envolvimento da equipe é a forma mais segura de pensar nos melhores KRs para os objetivos determinados. Os colaboradores possuem uma visão tática mais aguçada, e costumam saber mais das ações que surtem efeito do que os gestores acostumados a traçar estratégias.
Assim, reunir toda a equipe para conversar sobre o objetivo e pensar nos KRs que melhor dialogam com ele é essencial na busca por planos de ação eficientes. Além disso, o time também conseguirá pensar nas atividades e divisão de tarefas referentes a cada KRs, otimizando (e muito) a prática do projeto.
04. Monitore os KRs
A principal função de reduzir os objetivos em KRs é chegar facilitar o acompanhamento das metas. Assim, os resultados-chave precisam de acompanhamento constante. Assim, esse monitoramento é feito por meio de KPIs, que avaliam o desempenho das ações.
O monitoramento dos KRs são essenciais para a empresa atingir seus objetivos, principalmente dentro do tempo esperado. Dessa forma, independente dos esforços para a construção de atividades coniventes com os resultados esperados, pode ser que as tarefas alinhadas não tenham o desempenho planejado, e essas variações de resultado precisam ser detectadas.
05. Ajuste os planos de ação
Com o balanço do monitoramento, os gestores e suas equipes passam para uma nova etapa: analisar os resultados alcançados e pensar em possíveis ajustes nos planos de ação para otimizar o alcance dos objetivos.
Por isso é tão importante monitorar os KRs. Os resultados ajudam a definir quais são as ações que estão dão certo, para mantê-las. Nesse sentido, as ações que não estão surtindo os efeitos esperados, devem ser adaptadas o mais rápido possível.
Se seu objetivo é excelência, o SGQ é um de seus KRs
Ter um Software de Gestão da Qualidade como o Docnix é poder ter certeza de acabar com os erros operacionais, as atividades manuais repetitivas, ter processos e planos de ação desenhados e automatizados e poder acompanhar integralmente o ciclo de vida de documentos.
Além disso, a nossa suíte te proporcionará uma visão integral de seu negócio: monitorar riscos, criar estratégias e tratar ocorrências passam a ser atividades básicas, cumpridas em tempo recorde. SGQ é sinônimo de produtividade e redução de erros.
Ficou curioso? Faça um teste grátis
E para desmistificar os KPIs, estruturamos um DocDicas curto, mas com insights valiosos sobre os principais indicadores de performance. Assim, escolher o melhor KPI para sua meta deixará de ser um desafio.