blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

Hoje vamos dissertar um pouco sobre a importância de gestores que buscam o avanço na gestão da qualidade em suas organizações e, portanto, cada vez mais somam grandes resultados e ganhos. Para isto, é preciso saber qual a principal norma que inicia a busca por esses resultados para a empresa e para seus usuários: a ISO 9001.

Soluções para os desafios

Ainda somos um país muito imaturo na formação cultural em relação aos países de primeiro mundo e isso vem nos trazendo dificuldade para o avanço acelerado para as melhorias. Sendo assim, os desafios vão além dos esforços pela implantação. Inicia com a conscientização da alta direção de que a implantação vai além dos benefícios pela certificação. 

Depois, ainda precisamos conscientizar a todos pela capacitação e espírito de equipe unido por uma causa relevante, a implantação do sistema da qualidade! Importante ressaltar que ainda há outras barreiras, como por exemplo, entendimento da norma, resistência a mudanças que serão propostas a todo momento e outras culturas da empresa que se confrontam na hora da implantação.

A solução é realmente fazer com que todos da alta direção se envolvam no projeto e que tenham cada um, sua participação para que isso possa ser transmitido para as gerências, supervisões e coordenações. A fim de que todos possam compartilhar dos esforços e das conquistas.

Dessa forma, normalmente os colaboradores começam a entender a grandiosidade do projeto e até mesmo de suas subsistências, e vendo o sucesso de concorrentes e outros exemplos práticos e da literatura, acabam se engajando como uma grande equipe e obtendo o sucesso para a organização, seus colaboradores e usuários das rodovias.

Toda empresa gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

Sendo assim, a ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade mais bem estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

Ela pode ajudar todas as organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

Para quem a ISO 9001 é relevante?

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 45001 de Saúde Ocupacional e de Segurança, ISO 17025 para Laboratórios de Ensaios e Calibração, a ISO 14001 de Meio Ambiente, entre outras normas que podem ser mais específicas para as necessidades de cada segmento. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, e que trazem muita relevância para as empresas, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

É cada vez maior o número de empresas buscando a certificação junto à ISO 9001. Pois cada vez fica mais claro os benefícios obtidos a escolha deste caminho.

Um sistema de gestão de qualidade ISO 9001 irá ajudar a empresa a monitorar continuamente e a gerenciar a qualidade em todas as operações. 

A gestão de qualidade proposta pela ISO 9001, guia a empresa dentro de moldes que busca alcançar, assim como as metas, os desempenhos e serviços consistentes. Com a ISO 9001, a empresa pode implantar processos que permitem que melhore o funcionamento do seu negócio em todos os níveis.

8 princípios fundamentais baseados na ISO 9001

Os sistemas de gestão de qualidade definidos nesta norma são baseados em 8 princípios fundamentais para a melhoria do seu negócio. São eles: 

8 princípios fundamentais baseados na ISO 9001

O sistema de gestão da qualidade ISO 9001 fornece a infraestrutura, procedimentos, processos e recursos para ajudar as organizações gerenciar e melhorar seu desempenho, eficiência e atendimento ao cliente.  Conheça como as soluções Docnix pode auxiliar nesse processo.

A certificação ISO 9001 auxilia as organizações a evidenciar:

 

Benefícios em aplicar a ISO 9001

competitividade nos negócios

Vantagem competitiva

A ISO 9001 deve ser liderada pela alta direção, o que garante que a alta gerência tome uma abordagem estratégica a seus sistemas de gestão. Nosso processo de auditoria e certificação assegura que os objetivos de negócio alimentem constantemente seus processos e práticas de trabalho, para assegurar que você maximize os seus ativos.

Melhora o desempenho e gerencia o risco do negócio

A ISO 9001 ajuda os seus gerentes a elevar o desempenho de sua organização acima e além de seus concorrentes que não estejam usando sistemas de gestão. A certificação também facilita a medição de desempenho e a melhoria da gestão do risco do negócio.

Atrai investimentos, aumenta a reputação das marcas e remove barreiras comerciais

A certificação na ISO 9001 vai alavancar a reputação da marca de sua organização e pode ser uma útil ferramenta de propaganda. É uma clara mensagem a todas as partes interessadas de que esta é uma companhia comprometida com padrões reconhecidos e com a melhoria contínua.

economia de dinheiro

Economiza seu dinheiro

A evidência demonstra que os benefícios financeiros para as companhias que investiram e certificaram seus sistemas de gestão da qualidade na ISO 9001 incluem:

Eficiências operacionais, aumento nas vendas, retorno aumentado sobre os ativos, e maior rentabilidade.

Otimiza as operações e reduz o desperdício

A auditoria de seu sistema de gestão da qualidade foca nos seus processos operacionais. Isto incentiva as organizações a melhorar a qualidade de seus produtos e o serviço provido, e ajuda a reduzir desperdícios e as reclamações de clientes.

Incentiva a comunicação interna e aumenta o moral

A ISO 9001 assegura que os colaboradores se sintam mais envolvidos por meio da comunicação. As visitas de avaliação contínua podem apontar mais cedo quaisquer fraquezas nas competências e descobrir quaisquer problemas no trabalho de equipe.

Aumenta a satisfação dos clientes

A estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir) da ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes estejam sendo consideradas e atendidas.


Pensando fora do quadrado

Pensando fora do quadrado com a ISO 9001

Fica claro que está havendo um aumento considerável no volume de práticas institucionais que têm surgido com o objetivo de melhorar continuamente a atuação das empresas, assim como estão procurando reduzir custos e aumentar o lucro.

No entanto, nota-se que essas práticas nem sempre resultam em maior eficiência na prática. Pois sobre o meu ponto de vista, percebo que muitas vezes os colaboradores não estão utilizando a ferramenta da forma mais adequada, ou até mesmo estão com uma visão incompleta do potencial da solução.

Sendo assim, é importante que principalmente os gestores e alta direção esteja engajados em pesquisas, e capacitação para sempre estarem aumentando o conhecimento e a percepção para “pensar fora do quadrado”, como se diz nos dias de hoje!

Para finalizar, gostaria de deixar claro que não mudaria nada na norma, mas sim nos colaboradores, pois na minha opinião, o segredo está em realizar a utilização de diversas ferramentas da qualidade nos processos, como por exemplo, Diagrama de Pareto, SWOT, 5S, 6 Sigma, CEP, MSA, Diagrama de Ishikawa, Histograma, Folha de Verificação, entre outras ferramentas que quando bem aplicadas proporcionam grandes resultados.

Afinal, a gestão da ISO 9001 em conjunto das melhores práticas utilizando as ferramentas da qualidade que aumentam a performance das empresas certificadas e proporcionam uma maior satisfação aos colaboradores de uma forma geral.

Por Daniel Juliano.

Selina Jania

Jornalista pela UFG, busca por meio da comunicação efetiva e simples, levar a empresas e profissionais uma visão social da qualidade.

20.05.2020 | Melhoria Contínua | Sistemas de Gestão e Normas

posts relacionados