blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

O termo melhoria contínua é bastante autoexplicativo. Pode parecer simples — e, até mesmo, óbvio — mas a palavra de ordem nas organizações precisa ser buscar a melhoria contínua de seus negócios, processos e da maneira de trabalhar.
Por isso, a maneira como você planeja, implementa e desenvolve essa melhoria precisa ser certeira. Você precisa incentivar uma filosofia de melhoria constante e sustentável em toda a sua organização. Somente assim os processos de qualidade serão mais do que um slogan em um cartaz, podendo trazer resultados reais e revolucionando a maneira como a sua empresa opera o tempo todo.
Embora a melhoria contínua possa variar de mudanças simples no dia-a-dia da sua empresa até grandes transformações no foco e nos procedimentos em toda a estrutura global, em todos os casos, você precisará dos instrumentos certos para alcançar o sucesso e mantê-lo funcionando.
No artigo a seguir, você conhecerá as principais ações de melhoria contínua que irão permitir que a cultura de qualidade esteja integrada a cada ação, processo e iniciativa da sua organização.
Boa leitura!

Mudar é necessário

Há uma razão para os humanos resistirem à mudança: há um conforto naquilo que sabemos. Embora o apelo do desconhecido seja atraente para alguns, é natural e reconfortante resistir a nos colocar em situações novas.
No mundo dos negócios, isso não é mais possível.
Em tempos passados, muitas vezes era possível para as empresas simplesmente manter o status quo com seus produtos e serviços, porque as pessoas confiavam em suas marcas e produtos e sabiam o que estavam obtendo. Mas essa estratégia não funciona mais.
No século 21, na era da informação, as transformações estão acontecendo cada vez mais rápidas e intensas. Por isso, não é viável confiar nos sucessos do presente para a construção da empresa do futuro.

Envolva a todos no processo de melhoria contínua

É importante criar uma estratégia abrangente e dinâmica de melhoria contínua que possa ser compartilhada e comunicada por toda organização. Tratar a melhoria contínua do processo como um projeto único para um pequeno grupo é uma maneira segura de ser esquecido assim que o primeiro projeto for concluído.
Em vez disso, deixe claro que a melhoria contínua é uma nova maneira de fazer negócios e que deve ser aplicada por cada um dos profissionais e em todos os aspectos do seu negócio.

Comece agora mesmo

De todas as decisões de gerenciamento do local de trabalho que você pode tomar, a melhoria contínua é a mais fácil de começar. Comece agora mesmo!
Considere o que você tem que fazer hoje e encontre uma maneira de melhorar. Em seguida, coloque em prática uma maneira de medir sua performance e acompanhar o seu progresso. Lembre-se de pensar em “melhoria contínua” todos os dias até que se torne uma segunda natureza.

Pense adiante

Uma última dica para a criação de uma bem-sucedida estratégia de melhoria contínua no local de trabalho é usar os instrumentos certos.
Ter uma imagem precisa do estado do seu estoque, projetos de melhoria contínua e indicadores-chave de desempenho em todos os momentos é fundamental para avaliar e planejar suas melhorias. Se você não medir e acompanhar suas melhorias, nunca saberá o que está funcionando e o que não está. Embora algumas melhorias possam ser feitas por intuição, você descobrirá rapidamente que, após uma melhoria inicial, não sabe para onde ir em seguida.
Assim, é essencial planejar com cuidado cada passo do processo de melhoria contínua, e não apenas para os próximos dias ou meses, mas para as décadas futuras — esse conceito deve ser parte integrante do processo de planejamento estratégico da organização.

posts relacionados