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Para uma empresa crescer, é necessário investimentos e conquista de novos mercados. No entanto, o fator mais importante jamais pode ser esquecido: o cliente. Toda e qualquer ação deve ser tomada pensando nesse indivíduo, uma vez que ele é o maior responsável pelos seus lucros.
Concentrar seus esforços nele é muito mais que repetir frases prontas de “o cliente é dono do negócio”, e neste artigo iremos lhe passar as 3 características de uma empresa que realmente foca no cliente, assim você saberá se está no caminho certo. Confira!

Os indicadores são relacionados aos clientes

Para a sobrevivência de uma empresa no mercado, é essencial medir informações como rentabilidade, índice de produtividade e o tempo necessário para concluir processos. No entanto, se essas são as únicas informações que você tem, então não foca no cliente.
O que você precisa investigar é a facilidade em utilizar seus produtos, a variedade disponível, a qualidade do atendimento e a velocidade com que os problemas do usuário são resolvidos.
Como irá descobrir isso? Analisando a maneira como os processos são realizados e, principalmente, o feedback do consumidor. Leia as avaliações nas redes sociais e entenda quais são os problemas que devem ser resolvidos com urgência. Focar no cliente é isso, levar em consideração as suas queixas e solucioná-las.

O canal de comunicação é aberto

Para o cliente, é muito fácil entrar em contato com a empresa. Tudo o que o consumidor quer é velocidade no atendimento e que todas as suas dúvidas sejam sanadas no menor tempo possível.

Se você respondeu não para qualquer uma dessas perguntas, então você não está focando no cliente. Se o seu canal de comunicação não é aberto, ele não se sentirá importante o suficiente para fechar negócios com a sua empresa.

Elas possuem certificação ISO 9001

A norma ISO 9001 é voltada à qualidade dos serviços prestados, e um de seus pilares é justamente o foco no cliente. Ele é a peça central para o seu negócio ser um sucesso, e atendê-lo com qualidade é a chave para fidelizá-lo.
Tudo é coordenado e todas as decisões são tomadas baseadas em um sistema de gestão de qualidade. Através dele é possível avaliar as falhas durante o processo produtivo, o quanto os funcionários se relacionam com a empresa e seus objetivos, e como isso contribui para a qualidade final dos serviços prestados e produtos vendidos.
Para implantar a ISO 9001, é necessário a ajuda de uma consultoria especializada. Ela irá definir um plano comercial que deve ser seguido pela empresa, de maneira que ela melhore continuamente.
No plano, as decisões tomadas pelo cliente também serão medidoras importantes para conferir a eficácia. Um organismo certificador credenciado, à escolha da empresa, irá acompanhar tais ações. Se tudo estiver em conformidade, a certificação é emitida.
Nós do Grupo ITSS prestamos consultorias a empresas que buscam focar seus esforços no cliente para dominar o mercado. Oferecemos softwares especializados sob medida para ajudá-lo a otimizar seus processos e implantar uma gestão de qualidade eficiente que se adequa ao seu negócio.
O mercado mudou muito nos últimos anos, assim como o comportamento dos clientes no ato da compra. Focar no consumidor é a chave para se destacar, e nós podemos ajudá-lo. Entre em contato para mais informações.

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