Primeiramente, em geral, sabemos que os assuntos relacionados ao meio ambiente já estão presentes na sociedade há algum tempo! Depois de algumas medidas de sustentabilidade adotada pelos governos, as empresas estão passando a adotar essa prática em seus processos internos.

Isso porque, além de contribuir com uma excelente relação entre o homem e natureza, consumidores têm preferido se relacionar com corporações que preocupam-se com o meio ambiente e adotam medidas sustentáveis em suas atividades.

Por esse motivo, é importante ter informações mais completas sobre esse tema, como é o caso da Sustentabilidade – Guia completo e prático.

Entretanto, diversas marcas não têm o conhecimento necessário acerca desse assunto. Por esse motivo, é crucial entender a importância da sustentabilidade e por que ela é tão empregada no mercado atual.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Sustentabilidade- Guia completo e prático: o que é?

Antes de tudo, a sustentabilidade nada mais é do que um conceito extremamente comum nos dias atuais!

Ela foca exclusivamente no desenvolvimento de ações e atividades que buscam suprir as necessidades dos seres humanos, mas sem prejudicar as próximas gerações.

A palavra vem do latim “sustentare”, que significa sustentar, defender, apoiar, conservar, cuidar e favorecer. Com base nisso, são criadas ações, estratégias e projetos para preservar as nossas riquezas naturais.

O objetivo é certificar-se que o planeta continue funcionando de forma eficiente e consiga nos oferecer o conforto necessário para a nossa sobrevivência!

Sustentabilidade - Guia completo e prático

Quais são os tipos de sustentabilidade?

Agora que você já sabe o conceito e a importância da sustentabilidade, confira abaixo os principais tipos existentes:

Sustentabilidade Ambiental

Em resumo, a sustentabilidade ambiental busca abranger a manutenção do meio ambiente, bem como a sua respectiva conservação!

Entretanto, é importante percebermos que, para que a sustentabilidade ambiental seja realmente eficiente, a sociedade deve estar consciente desse processo!

Isso porque o seu objetivo está inteiramente relacionado ao bem estar das futuras gerações.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS

1. A economia de material como aliada na gestão financeira interna

Quando a empresa opta por uma gestão consciente de material de produção, está desenvolvendo não só uma ação sustentável, mas também um plano de redução de gastos que pode significar um aditivo no orçamento total.

O uso consciente de materiais e insumos gera uma redução de sobras, o que, dentro do ambiente corporativo, é de grande importância.

Para integrar tal ação, os responsáveis pela área devem investir em treinamento de mão de obra, com a qualificação dos funcionários das áreas atingidas e em tecnologia, que pode apresentar novas metodologias de utilização e controle.

Essa ação colabora com a sustentabilidade ambiental e ajuda o empreendedor.

2. Descarte de lixo e reciclagem de material no ambiente corporativo

Em alguns casos, a sobra de material é inevitável, mas isso não deve significar um descarte irresponsável.

A separação correta dos excessos e a condução adequada dos mesmos contribui para o desenvolvimento sustentável da empresa.

Pontos de coleta e avaliação de itens que podem ser reutilizados ou reciclados devem estar no contexto das ações internas.

Neste caso, os funcionários devem ser orientados para realizar a separação in locu. A reciclagem pode abranger desde copos descartáveis até materiais industriais e de escritório.

Os copos plásticos também podem ser eliminados através da distribuição de canecas ou copos individuais.

A empresa pode utilizar também de coletores locais de reciclagem, dentro da própria comunidade inserida, o que faz com que cumpra de modo saudável seu papel social.

Os itens que não forem recicláveis poderão ser direcionados para um sistema de compostagem, que poderá fomentar com insumos de base orgânica uma horta ou jardim da própria empresa. Isso é ser sustentável e colaborar com boas práticas.

3. Técnicas de aproveitamento de recursos naturais

Ainda no plano de sustentabilidade ambiental, uma empresa consciente deve buscar projetos que conduzam a um conceito onde possa se beneficiar da própria natureza, usufruindo do que ela oferece de melhor.

A utilização, por exemplo, de energia solar como fonte de energia limpa é uma boa medida. Além de ser uma prática sustentável adotada em diversos países, essa fonte pode significar uma redução considerável de gastos com contas de energia elétrica.

O sol, além da energia limpa, também pode estar presente em ambientes no espaço físico da empresa, como em salas de reunião e refeitórios, onde a claridade pode ser destacada com mudanças simples na arquitetura local, como a abertura de janelas maiores ou telhas de vidro, que favoreçam a iluminação natural.

Ações simples de sustentabilidade transformam o âmbito corporativo, propiciando o desenvolvimento sustentável daqueles que adotam uma proposta de crescimento consciente, em conjunto com seus colaboradores.

4. Tecnologia a serviço do meio ambiente

As tendências tecnológicas acompanham as boas práticas. Ao pensar em contenção de resíduos, podemos incluir papéis de divulgação de produtos e uso interno.

Uma tendência crescente é a criação de aplicativos que facilitem a comunicação entre as pessoas, no próprio computador ou painel de avisos, de maneira rápida e limpa.

Novas tecnologias que favoreçam a redução do consumo de água é uma grande aliada ao ambiente corporativo. Além da conscientização dos colaboradores, ajuda com a manutenção do meio, diminuindo impactos e os gastos excessivos.

Uma outra tendência é a utilização de roupas de material com tecnologia biodegradável, que deve ser adotada no uniforme dos colaboradores.

Estimular o conhecimento de novos materiais e a quebra de paradigmas é um grande passo para o sucesso de práticas de sustentabilidade ambiental.

Sustentabilidade Social

Nesse tipo de sustentabilidade, ela sugere a igualdade entre os indivíduos, com base no bem estar da população como um todo!

Dessa forma, é crucial que a sociedade entre com o seu papel na sustentabilidade. Assim, é possível conquistar propostas para desenvolvimento social, acesso à saúde, cultura, educação, e entre outros relacionados.

As ações sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população.

Um exemplo prático é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade.

Vale lembrar que uma população com bom nível cultural e educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando desta forma para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de ações de sustentabilidade social:

Sustentabilidade Empresarial

Atualmente, diversas corporações atuantes no mercado buscam estratégias de crescimento baseadas na sustentabilidade.

Com o crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber o acesso à informação de maneira praticamente instantânea.

Aparelhos cada vez mais práticos e modernos nos fazem obter informações a respeito de qualquer assunto em poucos cliques.

Com base nisso, os consumidores estão mais educados em relação ao mercado e buscam se relacionar com empresas que mantêm um papel sustentável eficiente.

Ações e produtos sustentáveis estão sendo cada vez mais atrativos para os consumidores, visando a preocupação global de adquirir práticas e produtos mais sustentáveis no dia a dia.

Por esse motivo, as empresas acabam adotando posturas mais responsáveis, com base nos valores sociais e ambientais!

Como práticas sustentáveis podem ajudar no crescimento dos negócios?

Além de contribuir para a imagem da empresa, as práticas sustentáveis ajudam no crescimento dos negócios.

Um dos principais pontos está na redução de custos de produção.

Estratégias como reciclagem, reutilização de água e reaproveitamento de matéria-prima contribuem para a economia nos processos da empresa.

Outro aspecto é a satisfação dos colaboradores, contribuindo para o ganho de motivação e produtividade que levam à alta performance.

Como tornar a empresa mais sustentável?

O primeiro passo para tornar a empresa mais sustentável parte da própria gestão e liderança.

Ambas precisam compreender a importância da sustentabilidade e se comprometer com a implementação na empresa.

Afinal, a gerência e os líderes são responsáveis por tomar decisões que impactam diretamente o negócio e conduzir a equipe rumo aos objetivos organizacionais.

A partir desse compromisso, a empresa deve analisar todos os seus processos, incluindo os processos dos fornecedores.

O objetivo é avaliar o impacto desses processos tanto no meio ambiente quanto na sociedade e comunidades que vivem próximas à empresa.

Questões como emissão de poluentes, descarte de materiais e resíduos, coleta de lixo e reciclagem devem fazer parte do mapeamento.

Conforme os critérios e práticas sustentáveis, o próximo passo é fazer um planejamento das ações que precisam ser alteradas na empresa.

Isso deve ser feito com a legislação em mente, já que as leis ambientes ditam as obrigações das empresas em relação à sustentabilidade.

No entanto, não adianta colocar a sustentabilidade em prática apenas para favorecer a imagem da empresa no mercado.

Adotar um discurso sustentável e investir em marketing, sem de fato colocar medidas em prática e tornar isso uma prioridade na empresa, é conhecido como greenwashing.

Sustentabilidade Econômica

Em suma, a sustentabilidade econômica está fundamentada, basicamente, em um modelo de gestão empresarial mais sustentável.

Sendo assim, esse tipo de modelo acaba levando em consideração a ação adequada de recursos naturais. Além disso, costuma focar no desenvolvimento social, econômico e ainda se preocupa com a distribuição de renda.

Em outras palavras, a sustentabilidade econômica refere-se à capacidade de distribuição, de produção e do respectivo uso de riquezas produzidas pelo homem. Com isso, é possível realizar uma excelente distribuição de renda.

Como desenvolver práticas sustentáveis?

Antes de tudo, muito mais importante do que simplesmente conhecer a fundo sobre a sustentabilidade, é descobrir maneiras práticas para tornar a sua empresa ou indústria ainda mais sustentável.

Conforme dito anteriormente, o número de consumidores que preferem se relacionar com empresas que agregam práticas para amenizar os impactos ao meio ambiente cresce ainda mais.

Por esse motivo, confira abaixo as melhores formas de sustentabilidade no âmbito empresarial:

1. Use e abuse de sistemas de reaproveitamento de água

Em suma, podemos perceber que existe um grande número de consumo de água por parte de empresas, especialmente de indústrias! Embora seja uma técnica comumente utilizada em bairros para o aproveitamento da chuva, o aproveitamento também pode ser empregado nas empresas.

De forma prática, a empresa pode realizar o armazenamento de água em grandes reservatórios. Eles podem ser eficientes para fazer limpeza de banheiros, pisos, rega de plantas, descargas, entre outras ações menos burocráticas do dia a dia.

2. Recicle o lixo

Com base na reciclagem de resíduos mais sólidos, é possível fazer com que o consumo de matéria-prima seja reduzido, e logo, a emissão de gases poluentes! Sem contar na diminuição da poluição das águas, especialmente por resíduos sólidos. Papéis, plásticos, vidros, alumínio, lixo eletrônico e entre outros derivados podem ser descartados de maneira eficiente.

3. Utilize materiais reciclados

Não menos importante do que todos os itens citados acima, é saber que a sua empresa pode reduzir custos com a prática de utilizar materiais reciclados! Folhas de papel, copos de vidro — ao invés de copos de plástico — e outros tipos de materiais podem tornar sua empresa ainda mais eficiente.

Tanto no quesito econômico quanto no sustentável! Por mais simples que essas práticas possam parecer, a longo prazo, elas conseguem encaminhar sua empresa a um nível de competição muito mais eficiente no mercado.

4. Eduque a sua equipe

De nada adianta praticar todas as estratégias citadas acima, se os colaboradores da sua empresa não estão engajados nesse tema!

Por esse motivo, pode ser interessante realizar palestras, treinamentos e outras atividades para desencadear habilidades para conduzir trabalho de forma sustentável.

Com base nisso, sua empresa ganha ainda mais em produtividade, reputação e competição no mercado. 

Conheça nosso módulo sobre Treinamento e Desenvolvimento 

Conclusão 

Conforme vimos, a sustentabilidade tem sido um termo bastante demandado na sociedade atual. Ela tem se preocupado com questões ambientais, e dessa forma, busca meios para mitigar os efeitos causados na natureza. Com as empresas, isso não deve ser diferente. 

Ancorar meios e processos mais sustentáveis para conduzir atividades e harmonizá-las com o meio ambiente é fundamental.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre a Sustentabilidade – Guia completo e prático, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e assista a nossa demonstração. 

Jorge Pimenta

Copywriter, Coordenador de Marketing e Comunicação, em busca de um Brasil com mais qualidade #P1BMQ.

10.09.2021 | Estratégia e Pessoas | Melhoria Contínua | Riscos, GRC, ESG | Sistemas de Gestão e Normas | SSMA - EHSM

posts relacionados