20210414_Site_NormasIAF_01

O que é?

O IAF — International Accreditation Forum foi criado em 1993 na primeira reunião de “Organizações que Acreditam Organismos de Certificação de Sistemas de Qualidade e Programas de Certificação”.

A ideia foi criar uma entidade internacional cujo objetivo é fazer a acreditação de todos os órgãos envolvidos. Determinando técnicas padrões para serem utilizadas nas certificações de qualidade.

Com isso, as certificações de produtos, processos e serviços feitas por determinada organização de um país pode ser aceita em outros locais. Já que elas foram baseadas nas normas e técnicas seguidas por todos os participantes do IAF.

conheça mais em nosso blog
20210215_Site_Normas_Selos_selo_01 (1)

A acreditação internacional IAF é o processo de credenciamento para que um organismo de certificação possa certificar outras empresas. 

Cada país possui as suas normas e seus organismos de certificação. No Brasil temos as normas da ABNT e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Para que as certificações sejam aceitas internacionalmente, as entidades precisam fazer parte do IAF — International Accreditation Forum.

Esse órgão internacional conta com a participação de entidades de diversos países. Seu objetivo é padronizar os métodos de certificação usados pelos seus afiliados para que elas sejam aceitas pelos demais países membros. Dessa forma, reduzindo os riscos e aumentando a garantia de segurança dos produtos.

Como funciona?

A padronização das certificações seguindo as normas e técnicas do IAF tiveram grande impacto no comércio mundial. Com a globalização, os produtos e serviços passaram a circular de maneira global.

Entretanto, cada localidade seguia um padrão de certificação de qualidade. O que atravancava a circulação de produtos e serviços.

Com a criação do IAF e sua acreditação, as empresas e os consumidores finais têm a segurança de que a organização certificadora tem as competências e a imparcialidade necessária para atestar a qualidade de produtos ou serviços.

Além disso, o IAF mediou a criação dos MLA (Acordos de Reconhecimento Multilaterais). As organizações que assinam esse acordo se comprometem a reconhecer as certificações emitidas por outras entidades signatárias do acordo.

Para fazer parte do MLA, o órgão certificador precisa passar por uma profunda e complexa acreditação feita por entidades reconhecidas e participantes do IAF. Somente após a aprovação é que o organismo certificador assina o acordo.

20210414_Site_NormasIAF_02

Principais objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade são:

  • check icon Padronização dos métodos de certificação;
  • check icon Abertura para o mercado internacional;
  • check icon Redução de riscos;
  • check icon Elevação da garantia de segurança dos produtos.
20210215_Site_Normas_Icones_banner

Por que ter a acreditação da IAF?

As acreditações dadas pelos órgãos que fazem parte do MLA são reconhecidas mundialmente. Assim, elas agregam valor aos produtos e reduzem os custos de produção. Já que o produto/serviço não precisa passar por mais uma rodada de teste para determinar sua qualidade e segurança. 

Os membros do MLA representam mais de 50 economias diferentes. Sendo assim, os acordos têm importante papel na liberdade de comércio, já que elimina possíveis barreiras técnicas e de qualidade para a entrada de produtos vindos do mercado internacional. 

O IAF continua trabalhando em parceria com diversas entidades de certificação e diferentes órgãos do comércio para encontrar um sistema único que possa ser aplicado mundialmente. Dessa forma, as certificações só seriam feitas uma vez, o que daria mais agilidade e segurança ao comércio internacional. 

Para otimizar os processos de acreditação do IAF, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.