O que é?
A ISO 22301 é uma norma de gestão de continuidade dos negócios, e determina os requisitos para realizar o planejamento, análise crítica, monitoramento, implementação, entre outros, de um sistema de gestão, de forma a proteger o negócio contra ocorrências e incidentes.
Por meio dessa norma, a sua empresa estará preparada para uma resposta rápida e adequada em face de qualquer situação, visando a continuidade das atividades.
Qual tipo de empresa pode obter a certificação?
Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, com ou sem fins lucrativos, seja ela de natureza público ou privada, pode obter a certificação no Padrão ISO 22301, desde que atenda a todos os requisitos.
Como conseguir a certificação?
A nomenclatura correta dessa norma é ISO 22301:2012 Segurança social – Sistemas de gestão da continuidade de negócios – Requisitos, e foi criado por especialistas em continuidade do negócio, com o objetivo de fornecer uma estrutura para a realização de uma gestão de continuidade dentro de uma empresa.
Diferentemente de outros padrões que visam esse mesmo objetivo, as empresas podem obter a certificação ISO 22301 por meio de uma entidade de certificação reconhecida. Dessa forma, poderá ter sua conformidade garantida perante clientes, investidores, parceiros, etc.
Principais objetivos de implementar a ISO 22301:
- Identificação e gerenciamento de ameaças atuais e futuras à sua empresa;
- Antecipação de situações de forma a minimizar os impactos das ocorrências em seu negócio;
- Possibilidade de continuidade de funções críticas, mesmo em períodos de crise;
- Redução do tempo de inatividade e diminuição das perdas durante incidentes e otimização do tempo de recuperação;
- Maior resiliência e uma melhor postura perante os clientes e fornecedores.
Por que aplicar a ISO 22301?
A certificação ISO 22301, ajuda a definir processos-chave de negócios e o impacto que poderia resultar de qualquer ameaça. Em outras palavras A continuidade de negócios é a capacidade que uma organização tem de continuar a entrega de produtos ou serviços em níveis aceitáveis pré-definidos após um incidente de interrupção. Obter a certificação eleva o nível de confiança entre empresa e clientes.