ISO 19011 e seus princípios de auditorias

A ISO 19011 oferece direcionamento para empresas de todos os portes que vão passar por auditorias de sistemas de gestão, fornecendo orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria e realização de auditorias de sistema de gestão de modo geral. Ela também estabelece requisitos para a competência e a avaliação de um auditor e de uma equipe auditora.

A primeira edição da norma ISO 19011 foi publicada em 2002, e desde então novas normas relacionadas ao sistema de gestão foram incorporadas. As novas inserções de procedimentos expandiram o leque. Antes, considerava exclusivamente a gestão de qualidade e meio ambiente, agora, pode ser aplicada a sistemas de gestão de múltiplas naturezas.

É neste contexto onde se incluem as instituições que aplicam sistemas de gestão organizacionais que requerem a realização de auditorias de seus sistemas de gestão, seja em função de exigências de contrato ou regulamento interno.

ISO 19011 tem papel fundamental para uma abordagem uniforme do processo de auditoria em que há múltiplos sistemas implementados e mantidos. Ela é aplicável a todas as organizações que passam por auditorias, sejam internas ou externas, de sistema de gestão ou que gerenciam um programa de auditoria.

A norma engloba os princípios de auditoria, auxilia na compreensão da essência de uma auditoria, o gerenciamento de um programa de auditoria, considerando aspectos como responsabilidade, objetivos, coordenação de atividades e disponibilização de recursos, além das atividades de auditorias, que englobam as orientações sobre a realização de auditorias, incluindo a seleção da equipe auditora, e a competência e avaliação de auditores com orientação sobre a competência necessária a um auditor.

A ISO 19011 abrange seis princípios sendo: escopo, referências normativas, termos e definições, princípios de auditoria, gerenciamento de programa de auditoria, execução de auditoria e competência e avaliação de auditores. O conhecimento da norma e de seus princípios se fazem necessários para que os auditores possam executar e obter resultados semelhantes nas auditorias, mesmo trabalhando independentemente.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!