20210414_Site_Normas_02RTRS_01

O que é?

RTRS - Round Table On Responsible Soy é um padrão de produção de soja que inclui requisitos de boas práticas agrícolas. O certificado RTRS atesta produções responsáveis de soja.

Round Table On Responsible Soy é traduzido para o português como Associação Internacional de Soja Responsável. A Associação foi fundada na Suíça em 2006 e trata-se de uma associação sem fins lucrativos.

Composta por produtores de soja, fornecedores, fabricantes, varejistas, instituições financeiras e ONGs e atua a nível global. Seu objetivo é fomentar produção, o comércio e a utilização da soja responsável.

A atuação da Associação é através da realização de fóruns para desenvolver soluções, da comunicação de valiosas informações as partes interessadas, da promoção de definições e do monitoramento da produção, comercialização e consumo de acordo com os padrões RTRSs.

A associação busca mobilizar todos os atores envolvidos na cadeia da soja.

conheça mais em nosso blog
20210215_Site_Normas_Selos_selo_01 (1)

Qual tipo de empresa pode obter a certificação?

RTRS - Round Table On Responsible Soy é um sistema de certificação voluntária, aplicado a produtores e membros de qualquer etapa da cadeia de suprimento da soja, que entendam os benefícios da acreditação e cumpram os requisitos, submetendo-se a auditorias. 

A certificação RTRS pode ser obtida tanto para grandes produtores de soja, quanto para pequenos. A certificação é concedida por meio de créditos ou pela auditoria de materiais físicos, é válida por cinco anos e incorre em auditorias anuais obrigatórias. 

Como conseguir a certificação?

Para conseguir a certificação RTRS, os produtores ou varejistas devem atender aos padrões de produção e comércio pré-estabelecidos pela associação. O padrão RTRS é formado por princípios e indicadores de cumprimento. Como:

• Cumprimento da Legislação e Boas Práticas Empresariais;

• Condições de Trabalho Responsáveis;

• Relações Responsáveis com a Comunidade;

• Responsabilidade Ambiental;

• Boas Práticas Agrícolas.

20210414_Site_Normas_02RTRS_02

Principais benefícios de implementar a RTRS:

  • check icon Garantir que a empresa possui impacto positivo;
  • check icon Atestar a produção responsável de soja;
  • check icon Assegurar a responsabilidade ambiental na produção e distribuição;
  • check icon Firmar que a empresa cumpre a legislação e melhora as práticas do negócio;
  • check icon Tornar o produto mais atrativo e confiável perante o mercado;

Por que aplicar a RTRS?

Ao conseguir a certificação RTRS você garante diversos benefícios a sua empresa, como a garantia de adaptação e cumprimento de leis, demonstração do compromisso e responsabilidade da empresa; além de se tratar de uma estratégia para atender aos requisitos e exigências do mercado global.

Para otimizar os processos de implementação da RTRS, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.