20210414_Site_Normas_03six_01

O que é?

Trata-se de uma metodologia de gerenciamento que serve para melhorar e monitorar constantemente a qualidade dos processos por eliminar defeitos, evitar variações e minimizar desperdícios.

Essa estratégia gerencial propõe que o trabalho seja realizado por meio do método DMAIC, que é dividido em 5 etapas:

1. Define - definir o problema;

2. Measure - mensurar os aspectos principais;

3. Analyse - analisar dos dados e padrões;

4. Improve - melhorar o processo;

5. Control - controlar o que foi implementado.

conheça mais em nosso blog
20210215_Site_Normas_Selos_selo_01 (1)

Qual tipo de empresa pode obter a certificação?

Para obter a certificação Six Sigma é necessária capacitação acadêmica. Basicamente, esse treinamento é classificado por faixas, assim como nas artes marciais. Confira um pouco mais sobre cada uma delas:

- White Belt: abrange os fundamentos da metodologia Six Sigma e é voltado para execução das atividades do dia a dia. Quem tem essa certificação está apto para ajudar os Yellow, Green e Black Belts.

- Yellow Belt: dá uma base teórica não profunda sobre os conceitos do sistema. Ela é voltada para profissionais de nível tático e que ajudam na implantação de projetos. Assim, um Yellow Belt tem a capacidade de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação.

- Green Belt: é voltada para profissionais em nível de supervisão e que querem dominar as ferramentas e métodos essenciais do Six Sigma. Quem tem a certificação Green Belt tem capacidade de identificar falhas nos processos de diferentes setores e implementar soluções com a ajuda de um superior imediato.

- Black Belt: é focada em profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa, que estão diretamente ligados a gestão e dedicam praticamente todo o seu tempo a metodologia Six Sigma.

- Master Black Belt: é o nível mais alto da certificação Sigma. Esse profissional está capacitado para direcionar estratégias, dar suporte aos Green e Black Belts e liderar a implementação e condução de projetos.

Para quem é?

Muitos gestores têm problemas para criar processos eficazes nas empresas. Ao adotar as boas práticas apresentadas pelo Six Sigma, é possível melhorar tanto um processo quanto um produto ou serviço que é oferecido por determinado estabelecimento.

20210414_Site_Normas_03six_02

Principais objetivos do Six Sigma

  • check icon Gerar maior lucratividade com sustentabilidade;
  • check icon Melhorar a qualidade dos processos;
  • check icon Reduzir desperdícios de tempo e recursos;
  • check icon Otimizar a implementação de novos projetos.
20210215_Site_Normas_Icones_banner

Por que aplicar o Six Sigma?

Aplicar o método Six Sigma pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Além de aumentar a produtividade, a eficiência e a margem de lucro por diminuir a variações de processos, esse sistema ajuda a melhorar a satisfação dos clientes e a fortalecer a marca no mercado. 

Outra vantagem é que a organização sempre terá o resultado esperado com o mínimo de desperdícios possível. 

Para otimizar os processos de implementação da Six Sigma, o Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.