
anvisa | indústria alimentícia | indústria farmacêutica | Melhoria Contínua | Riscos, GRC, ESG | Sistemas de Gestão e Normas | tecnologia
Algumas normas e certificações que você precisa conhecer

Trata-se de uma metodologia de gerenciamento que serve para melhorar e monitorar constantemente a qualidade dos processos por eliminar defeitos, evitar variações e minimizar desperdícios.
Essa estratégia gerencial propõe que o trabalho seja realizado por meio do método DMAIC, que é dividido em 5 etapas:
1. Define - definir o problema;
2. Measure - mensurar os aspectos principais;
3. Analyse - analisar dos dados e padrões;
4. Improve - melhorar o processo;
5. Control - controlar o que foi implementado.
conheça mais em nosso blogPara obter a certificação Six Sigma é necessária capacitação acadêmica. Basicamente, esse treinamento é classificado por faixas, assim como nas artes marciais. Confira um pouco mais sobre cada uma delas:
- White Belt: abrange os fundamentos da metodologia Six Sigma e é voltado para execução das atividades do dia a dia. Quem tem essa certificação está apto para ajudar os Yellow, Green e Black Belts.
- Yellow Belt: dá uma base teórica não profunda sobre os conceitos do sistema. Ela é voltada para profissionais de nível tático e que ajudam na implantação de projetos. Assim, um Yellow Belt tem a capacidade de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação.
- Green Belt: é voltada para profissionais em nível de supervisão e que querem dominar as ferramentas e métodos essenciais do Six Sigma. Quem tem a certificação Green Belt tem capacidade de identificar falhas nos processos de diferentes setores e implementar soluções com a ajuda de um superior imediato.
- Black Belt: é focada em profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa, que estão diretamente ligados a gestão e dedicam praticamente todo o seu tempo a metodologia Six Sigma.
- Master Black Belt: é o nível mais alto da certificação Sigma. Esse profissional está capacitado para direcionar estratégias, dar suporte aos Green e Black Belts e liderar a implementação e condução de projetos.
Muitos gestores têm problemas para criar processos eficazes nas empresas. Ao adotar as boas práticas apresentadas pelo Six Sigma, é possível melhorar tanto um processo quanto um produto ou serviço que é oferecido por determinado estabelecimento.
Aplicar o método Six Sigma pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Além de aumentar a produtividade, a eficiência e a margem de lucro por diminuir a variações de processos, esse sistema ajuda a melhorar a satisfação dos clientes e a fortalecer a marca no mercado.
Outra vantagem é que a organização sempre terá o resultado esperado com o mínimo de desperdícios possível.