
Nesta terça-feira, realizamos o primeiro DocTalk, um bate-papo ao vivo com o objetivo de compartilhar conhecimentos, gerar insights e colaborar com o desenvolvimento das empresas na área da qualidade. Transmitido pelas plataformas do Youtube e Facebook, o quadro foi guiado pelo gestor da qualidade e gerente de relacionamento na Docnix, Diogo Sena, e pelo consultor em gestão da qualidade e instrutor em treinamentos, Daniel Juliano.
Durante o diálogo foi abordada a importância da gestão da qualidade em tempos que a pandemia ameaça o sistema econômico em aspectos gerais e, também, a sua projeção para o cenário pós-crises. Para o gestor, Diogo, esse é um momento único pela intensidade da situação, mas não desconhecido, pois o Brasil e o mundo já enfrentaram grandes crises. Diante disso, fica a pergunta de como pode ser aproveitado o conhecimento já obtido nestes outros cenários, tendo a gestão da qualidade como ferramenta.
O consultor Daniel Juliano destacou alguns pontos importantes de como o setor da qualidade precisa se portar diante do cenário atual, tendo em vista da dificuldade em conseguir os investimentos necessários para a área.
Não é possível superar a crise sozinhos: Infelizmente, para muitas empresas a gestão da qualidade é a última a ser vista como investimento. Por ser uma área bastante técnica, pode haver dificuldades na hora de comunicar as necessidades do setor. É essencial ter um bom relacionamento com fornecedores. É essencial ter ferramentas que auxiliam na aplicação da metodologia e nos processos, como as soluções Docnix. O que nos leva ao próximo tópico.
Investir em Ferramentas: É preciso ter ferramentas tecnológicas, como softwares e equipamentos que possam automatizar processos e auxiliar na gestão da qualidade na empresa. Portanto, é essencial ter parceiros que ofereçam ferramentas que não restrinjam a tarefas básicas, como apenas guardar documentos. É preciso que as soluções implantadas interajam com o usuário atendendo as necessidades operacionais, padronizando processos e garantindo total segurança das informações.
“ Agora estamos em outra etapa, a da automatização e otimização de processos. Se eu buscar um recurso financeiro com a diretoria sem mostrar que vou ter otimização de processos e ganho financeiro, realmente, não vou conseguir buscar esse recurso de investimento.”
Daniel Juliano
Não fazer a gestão de risco para simplesmente atender normas: É preciso encarar as mudanças proporcionadas pelas certificações, não apenas com o objetivo de estar em conformidade, mas como oportunidades para a área da gestão da qualidade. É preciso ter o planejamento estratégico alinhado a gestão ao risco.
A forma em que a gestão da qualidade será vista no pós-crise, dependerá da forma em que os gestores irão aplicar o sistema durante a crise e mostrar os resultados. É preciso mostrar em números a importância de ter uma gestão da qualidade com processos automatizados e como elas irão impactar na redução de custos.
Primeiro podemos pensar que as ferramentas devem otimizar os processos, para que nós qualidade deixemos de fazer trabalhos braçais e repetitivos. Assim, sobraria tempo para tomadas de decisões e atividades de maior discernimento. Deixando que as tecnologias agreguem valor nas atividades mais operacionais.
Daniel Juliano
Diogo Sena entende que esse processo é sair de uma caixinha, com visões limitadas, e passar a ver o processo do alto de forma geral. É deixar de apenas realizar tarefas mecânicas, mas partir para uma gestão de fato. Dessa forma, será possível enxergar melhor as melhorias e pontos de evolução dentro da empresa.
Esses foram apenas alguns dos assuntos e insights comentados na live. Muitos outros temas relevantes foram abordados em nosso bate-papo ao vivo. Você pode ter acesso a live completa acessando o nosso canal do YouTube, clicando aqui.
Gestão da Qualidade em tempos de Crise foi apenas a primeira edição do DocTalk, em breve teremos mais! Fique atento em nossas redes sociais e se inscreva em nossa newsletter para ficar atualizado sobre nossas ações.
Jornalista pela UFG, busca por meio da comunicação efetiva e simples, levar a empresas e profissionais uma visão social da qualidade.
20.10.2020 | Resumo DocTalk | Sistemas de Gestão e Normas