blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

Na maioria das empresas, as etapas de produção são as mais importantes para a lucratividade. Porém, saber organizá-las de modo que sejam realmente produtivas e de qualidade não é uma tarefa tão simples. Por isso, a administração da produção é a área responsável por essa gestão, a fim de agregar mais valor ao produto final, atendendo às demandas dos clientes.
A administração da produção coloca em prática todas as técnicas de gestão tradicionais, nas etapas de produção de bens e serviços, a fim de melhorar a qualidade. Assim, ela administra os recursos disponíveis para as atividades produtivas, controla a produção, gerencia as atividades em todas as etapas e por fim analisa os resultados obtidos na entrega final. Para facilitar esse controle, muitas empresas se utilizam de softwares para administração de produção.
Atuação importante
 ⠀
Dentre as principais atividades dessa gestão está a de tomar decisões assertivas para que as operações sejam realmente lucrativas e atendam às expectativas da empresa e dos clientes. Determinar o que produzir e comprar; quanto e quando produzir; e sobre os recursos necessários para que as atividades aconteçam.
Além disso, essa gestão é responsável por proporcionar uma “conversa” entre as atividades da produção com os demais setores da empresa, a fim de que todas as ações sejam tomadas de acordo com o processo de produção atualizado.
Com a análise correta de compra e venda, é possível reduzir gastos e aumentar o lucro da empresa. Isso porque a administração tem em mãos todas as necessidades e realidades da produção, além de poder supervisionar o andamento das atividades periodicamente.
Com isso, a detecção de problemas é muito mais rápida e eficaz, evitando o retrabalho e o gasto desnecessário de dinheiro. A tomada de decisão também é facilitada quando se tem relatórios atualizados sobre os processos.
Atividades de gestão na produção
⠀ 
A gestão da produção impacta diversas etapas da produção de uma empresa:
• Controle de estoque: proteger o estoque é de suma importância para o bom andamento da produção. Este setor deve atender às necessidades da empresa e dos clientes, e o seu mal dimensionamento pode ocasionar o desperdício de materiais e um prejuízo econômico grave. Por isso, a gestão de produção se preocupa primeiro em quantificar e estabelecer padrões de produtos em estoque, a fim de determinar quando, quantos e quais produtos devem ser fabricados.
• Programação da produção: ter um cronograma e um projeto bem definidos sobre quais são atividades e etapas devem ser exercidas na produção, é muito importante para que não haja falhas. Assim, é possível estabelecer prazos para a entrega de cada etapa e do produto final.
• Acompanhamento simultâneo: com a administração, é possível ter conhecimento sobre o que está acontecendo em cada etapa da produção, se existem gargalos, se as equipes estão desempenhando seus papeis, se há falta ou sobra de algum recurso, se os prazos estão sendo respeitados, se os maquinários estão sendo eficientes, etc.
A tecnologia como aliada
Para que a produção seja gerida de maneira segura e eficaz, muitas empresas fazem uso de softwares para administração de produção. A automação de processos é fundamental para se ter um controle mais preciso e para se ter análises prontas dos dados coletados. Os softwares para administração de produção são capazes de ajustar os volumes de produção, aumentá-los e melhorar a lucratividade da empresa.
Além disso, a padronização de itens e o fácil acesso a eles pelo software, permite maior monitoramento e compartilhamento por diversos setores para uma administração mais eficiente.

posts relacionados