Hoje, 14 de novembro, celebramos o Dia Mundial da Qualidade. Esse é um momento para as empresas refletirem sobre suas práticas, e os profissionais da qualidade reafirmarem a importância de seu trabalho para a excelência organizacional. 

Pensando nisso, separamos 5 lições sobre excelência organizacional que só a qualidade é capaz de nos ensinar. E já avisamos de antemão: já passou da hora dessas práticas se tornarem pilares do seu negócio! 

O que é o Dia Mundial da Qualidade?  

O Dia Mundial da Qualidade, comemorado em 14 de novembro, é uma data para os profissionais da área celebrarem seu trabalho e para as empresas refletirem sobre a importância da qualidade para excelência organizacional. 

Qualidade vai além de melhorar produtividade, reduzir erros e diminuir custos, é a arte de conquistar clientes e entregar produtos excelentes. Assim, o Dia Mundial da Qualidade também é uma forma de pensarmos em maneiras de aprimorar os SGQs, que passaram por inúmeras mudanças com o passar dos anos.  

Quem criou o Dia Mundial da Qualidade?  

O Dia Mundial da Qualidade é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em meados de 1990. Esse foi um período importante para a área da qualidade, pois o setor estava sendo muito discutido e evoluindo progressivamente, tanto que várias ferramentas e métodos foram desenvolvidos nessa época. 

A ONU, ao instituir a data, tinha como pretensão formar uma corrente de reflexão a respeito da importância da qualidade em todos os âmbitos da vida, e não somente no ambiente corporativo.  

A partir de sua criação, a data passou a ser gerenciada pela Chartered Quality Institute (CQI), o órgão oficial dos profissionais da qualidade. Nesse sentido, é a CQI quem define o tema anual e propõe ações para as empresas do setor.  

Por que comemoramos o Dia Mundial da Qualidade? 

O Dia Mundial da Qualidade é uma data de extrema importância quando falamos sobre o reconhecimento dessa área. Até hoje, muitas empresas deixam de lado a qualidade, achando que ela não é relevante para o sucesso empresarial.  

Assim, essa é uma data para pensarmos além da excelência organizacional e do alcance de resultados – chegou a hora de considerar a qualidade como pilar de qualquer empresa. Sem qualidade, organizações não crescem de forma sustentável. 

Dessa forma, essa é uma data para discutir questões como: 

  • Como promover excelência organizacional?  
  • Como estabelecer melhoria contínua nas empresas? 
  • Como incentivar a adoção de boas práticas? 
  • Como incentivar a inovação e o uso de tecnologias? 

Qual o tema do Dia Mundial da Qualidade de 2024?  

O tema do Dia Mundial da Qualidade de 2024 é: “Do Compliance à Performance”. Na verdade, esse tema faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas durante toda a Semana da Qualidade, e não apenas no dia mundial. 

O CQI escolhe temas anuais para que as empresas conseguiam construir iniciativas que dialoguem com determinados assuntos relacionados à qualidade organizacional.  

Nesse sentido, os temas das últimas cinco semanas da qualidade foram: 

  • Concretizando seu potencial competitivo (2023); 
  • Consciência de qualidade: fazer a coisa certa (2022);
  • Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta (2021); 
  • Criando valor para o cliente (2020); 
  • 100 anos de qualidade (2019).  

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5 lições sobre o Dia Mundial da Qualidade 

Para o Dia Mundial da Qualidade, nada melhor do que pensarmos em lições que ajudam os profissionais da qualidade tanto a desempenharem seu trabalho, quanto a tornar a tornar a qualidade um assunto reconhecido e valorizado em todas as áreas da empresa.  

Além disso, o tema desse ano “Qualidade: do Compliance à Performance”, nos convida a discutir sobre como o peso que a qualidade tem em todo o funcionamento de uma empresa, em todos os níveis.  

Assim, separamos 5 lições sobre o Dia Mundial da Qualidade:  

1. Qualidade é princípio  

A qualidade não pode mais ser tratada como uma área separada do restante da empresa. Sim, é verdade que a qualidade se desenvolve com tarefas alinhadas e uma equipe especializada, mas ela deve ser um princípio norteador para todos da organização.  

Assim, é urgente que a qualidade seja pensada como um princípio empresarial, como um valor inegociável. Dessa forma, a organização, de forma geral, precisa executar suas funções com o princípio da qualidade como guia.  

2. Erros são oportunidades de melhorias 

Mesmo sempre batendo na tecla da melhoria contínua, muitos profissionais da qualidade ainda quebram a cabeça com os erros da empresa. Portanto, coloque na sua cabeça que erros são oportunidades de melhorias.  

É claro que não queremos que a empresa tenha erros, principalmente se eles forem graves e perigosos. Mas caso aconteçam, os profissionais da qualidade já sabem que está na hora de ativar o Ciclo PDCA – Planejamento, Fazer, Verificar e Agir. 

3. Qualidade se faz em todos os níveis 

Em consonância à ideia de que para se ter uma gestão da qualidade é preciso envolver todos os colaboradores, temos mais uma lição valiosa: qualidade se faz em todos os níveis da organizacional.  

A qualidade é, sobretudo, um trabalho contínuo e conjunto. Nesse sentido, ela precisa estar presente em todos os processos e, por isso, se estende a todos os níveis da empresa. Do chão de fábrica à alta direção: a qualidade deve estar em tudo, ser onipresente.  

4. Soluções tecnológicas são aliadas 

A qualidade é abrangente. E mesmo com um time gigante (o que não é a realidade de todas as empresas) é praticamente impossível que a área tenha braços suficientes para dar contas de demandas de toda a empresa. 

Tentar fazer uma gestão de qualidade sem contar com soluções tecnológicas, como um Sistema de Gestão da Qualidade, é assumir trabalhos manuais repetitivos e sujeitos a erros humanos. Portanto, por que não investir em uma solução que garante excelência organizacional? 

5. Qualidade se faz com pessoas 

Mesmo usando soluções tecnológicas para gestão da qualidade, a qualidade ainda é feita por pessoas e para pessoas. Nesse sentido, o intuito é entregar o melhor possível para o cliente, e fazer com que a organização aprimore sua performance.  

É uma via de mão dupla: os resultados têm qualidade padronizada, e as empresas têm seus custos reduzidos e um aumento considerável de produtividade. Entretanto, esse milagre da qualidade só se faz com o trabalho conjunto de todas as pessoas da organizacional.  

Os 7 pilares da gestão da qualidade  

Nesse sentido, existem alguns pilares que guiam a forma como a gestão da qualidade deve ser feita. Esses princípios são norteadores, e devem estar presentes em todos os processos organizacionais.  

Os 7 princípios da gestão da qualidade são: 

  1. Foco no cliente; 
  2. Liderança ativa; 
  3. Melhoria contínua;  
  4. Decisão baseada em fatos; 
  5. Gestão de relacionamento; 
  6. Visão sistêmica; 
  7. Gerenciamento por processos.  

Não existe retorno sem investimento  

Qualidade é investimento. Os resultados esperados são muito bons: redução de custos, entregas padronizadas, aumento da produtividade, satisfação do cliente e por aí vai… Mas sejamos realistas: não dá para esperar tanto sem investir na melhor solução para sua equipe da qualidade trabalhar. 

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Amanda Chaves

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