A Semana da Qualidade deste ano propõe a discussão do seguinte tema: “Do Compliance à Performance”. Entretanto, mesmo eles sendo pilares para uma entrega de qualidade, algumas indústrias ainda não se mexeram para garantir o compliance em seus procedimentos e performance em sua atuação. 

Esperar padronização e produtividade nas entregas é como querer que duas pessoas façam um mesmo prato de comida, com o mesmo gosto, sem seguir uma receita padrão.  

Melhoria contínua e crescimento de empresas começa com uma mentalidade de excelência, que reconhece que compliance e performance devem ser as bases para o funcionamento de qualquer indústria. 

O que significa compliance e performance?  

Apesar de na Semana da Qualidade falarmos sobre compliance e performance juntos, precisamos separar os dois conceitos para, então, entendermos como eles atuam de forma complementar em prol da excelência organizacional.  

Compliance é quando as empresas cumprem os requisitos de normas, regulamentações, boas práticas e leis. Assim, esse é o princípio para ter processos alinhados e manter uma certa padronização.  

Algumas empresas precisam seguir padrões específicos, próprios do seu setor de atuação. Entretanto, também existem normas gerais, como a tão famosa ISO 9001, que propõe as diretrizes para a construção de um Sistema de Gestão da Qualidade. 

Já performance trata da maneira como os colaboradores trabalham em uma empresa. Nesse sentido, ela está alinhada com questões como produtividade, otimização de processos, sintonia no trabalho em equipe e alcance de metas. 

Percebeu como compliance e performance estão alinhados?  

Se uma empresa conseguir alinhar os seus processos à padrões mundialmente reconhecidos, ela provavelmente conseguirá melhorar a performance de seus colaboradores. Não existe performance sem compliance.  

Nas indústrias, tanto o compliance, quanto a performance, tem um objetivo maior: garantir a segurança dos colaboradores e dos clientes. Assim, esses tópicos não se limitam a entregas dentro de padrões de qualidade e melhorias de produtividade. 

Não é exagero dizer que se sua empresa não se preocupa com compliance e performance, ela está colocando a vida de pessoas em risco. E, no caso do compliance, organizações que não seguem os requisitos legais, estão propensas a receberem multas milionárias.  

Empresas só crescem com compliance e performance. À medida que uma empresa vai crescendo, ela precisa contar com padrões e modelagem de performance para que ela seja capaz de fazer entregas em larga escala, mantendo a qualidade. 

Os pilares do compliance: 

As organizações que valorizam o poder do compliance entendem que ele é uma filosofia a ser aplicada em todos os processos do dia a dia. De forma geral, o compliance se estabelece por meio de três pilares:

Prevenção 

Quem é da qualidade já ouviu que impedir um incêndio sai mais barato do que apagar o fogo e lidar com os estragos. Portanto, os padrões reconhecidos determinam os requisitos necessários para as empresas prevenirem riscos em seus processos. 

Muitas empresas, especialmente as que estão em crescimento, não conseguem enxergar em quais etapas dos processos os riscos aparecem. Assim, as normas e regulamentos são instruções claras as indústrias desenvolverem suas políticas de prevenção.  

Detecção  

O compliance anda de mãos dadas com a performance. Ainda assim, os desvios de conduta acontecem, e as empresas precisam estar preparadas para detectar essas situações e lidar com as elas da melhor forma possível. 

Além de oferecer diretrizes de detecção, muitas normas, regulamentações e leis discorrem sobre os limites do aceitável. Nesse caso, o melhor caminho é investir em tecnologias que ajudam no controle dos desvios de conduta. 

Correção  

Mesmo prevenindo, incêndios ainda podem acontecer (mesmo que as chances sejam bem menores). O compliance não deve apenas instruir como acabar com os eventos indesejados, mas também deixa claro que as empresas deverão pensar em medidas disciplinares sempre que eles acontecerem. 

Esse também é um dos pontos mais importantes para melhoria contínua de empresas. Desenvolver ações que corrijam os eventuais erros de processo, e saibam lidar com os eventos indesejados, é um passo contínuo para a excelência. 

Curso ISO 9001

Compliance e performance nas indústrias e em empresas 

Dependendo do segmento de atuação, as indústrias precisam investir em compliance e performance específicos, pois cada um tem suas próprias regras, seguem as determinações de diferentes órgãos e possui boas práticas próprias.  

Por isso, separamos alguns itens de compliance e performance indispensáveis nos principais tipos de indústria e setores de empresas: 

Alimentos e bebidas  

A indústria de alimentos e bebidas precisa se preocupar muito com compliance. Além de seguir as determinações da Anvisa a rigor, é preciso estabelecer uma série de boas práticas para garantir a segurança alimentar dos consumidores. 

A questão da segurança também se estende ao quesito performance. Dessa forma, existem inúmeros critérios para assegurar que um colaborador trabalhe evitando a contaminação dos alimentos e das bebidas. 

Farmoquímica 

A indústria farmoquímica também tem muito a ganhar com compliance e performance. Assim como a de alimentos, essa indústria precisa seguir as regulamentações da Anvisa, que desde vão das substâncias usadas nos medicamentos, até determinações sobre as embalagens usadas.  

Muitos artigos preveem que compliance e performance nas indústrias farmacêuticas estão muito ligados ao uso eficiente de tecnologia. Principalmente no princípio da detecção: soluções tecnologias oferecem segurança e produtividade. 

Hospitalar  

Em ambientes hospitalares, o compliance é o caminho para padronizar procedimentos, garantindo que eles sejam feitos de maneira eficiente e, claro, com segurança. 

Os hospitais (e outras instituições de saúde) são os ambientes que mais precisam de atenção no quesito performance. Nesse sentido, a forma como os profissionais de saúde executa seu trabalho impacta diretamente nos resultados esperados 

Logística 

No setor de logística, tratamos de a performance como a capacidade dos colaboradores fazerem entregas na hora esperada, a precisão da entrega e o uso correto dos recursos colocados em uso.  

Entretanto, vale mencionar que só é possível garantir que todo o processo saia como o planejado, prever quais serão os recursos necessários e não deixar passar nenhuma determinação legal, se houver um bom trabalho de compliance anterior. 

Do Compliance à Performance: excelência em um só SGQ 

Se performance não existe sem compliance, não faz sentido gerenciá-los separadamente, certo? Você precisa monitorar se sua empresa está em conformidade com normas e leis, ao mesmo tempo que avalia a produtividade da sua equipe.  

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Amanda Chaves

Profissional com experiência em desenvolvimento de conteúdos que contribuam com as empresas e profissionais para otimizarem seus resultados.

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