blog-logo

O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

Com um mundo globalizado e cada vez mais competitivo para as indústrias, novas tecnologias e a produção em grande escala acabaram por demandar maior atenção à Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Desta maneira, não somente o lucro e a produção se fazem importantes para uma boa gestão, mas também, medidas preventivas para garantir os requisitos básicos para quem coloca de fato a mão na massa.

Qual é a importância da Gestão de Segurança do Trabalho?

Independentemente do tamanho da empresa, da quantidade de funcionários e do seu ramo de atuação, a Gestão de Segurança do Trabalho é fundamental. Porém, a distinção dessas características se faz necessária para que o profissional de SST inicie de maneira efetiva o seu trabalho, uma vez que os riscos e a exposição dos funcionários se dá de maneira diferente de acordo com o setor e função. Observar a rotina de trabalho dos funcionários se torna essencial para apontar as demandas de segurança da empresa.

Após essa análise, começam a ser feitos os levantamentos sobre quais são as necessidades de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), quais deverão ser as recomendações para cada setor, análise dos riscos de cada área e das máquinas utilizadas por eles etc. A partir de então, a gestão estratégica passa a ser colocada em prática junto aos trabalhadores, com reuniões e apresentações dos riscos e recomendações que devem ser tomadas por eles durante o expediente.

É importante ressaltar que o engajamento dos trabalhadores para as práticas de segurança do trabalho é fundamental. Mesmo sabendo dos riscos após apresentações da área de segurança, muitos deles acabam por ignorar certas recomendações a fim de ficarem mais “confortáveis” em suas funções. Por isso, o reforço e inspeção dessas medidas se faz necessário.

Um ambiente de trabalho insalubre, estressante, desorganizado e sem segurança para o trabalhador, acaba por gerar além do risco físico, doenças nervosas e psicológicas. A Gestão de Segurança do Trabalho promove um ambiente saudável e seguro para a realização das atividades. Sem isso, tanto a vida do trabalhador, quanto o bom funcionamento da empresa são colocados em risco.

Se uma indústria oferece todos os EPIs necessários como capacetes, protetores auriculares e luvas, por exemplo, é sinal de que a empresa está se preocupando com o bem-estar do seu trabalhador. O investimento na segurança dos mesmos é sinônimo de que o empregador está cumprindo com os seus deveres estabelecidos pelo Ministério do Trabalho.

Os Benefícios da Gestão de Segurança do Trabalho

Entre os muitos benefícios gerados tanto para a empresa, quanto para os funcionários estão: a redução de acidentes no ambiente; menos custos com afastamentos por acidentes, com assistência médica adicional e com ações judiciais; organização no processo de trabalho, que acaba por gerar uma maior produtividade; credibilidade à instituição; integração entre os trabalhadores por conta dos constantes treinamentos de segurança; entre outros.

Para que a gestão seja realizada com eficiência, as empresas devem seguir as especificações da norma OHSAS 18001, do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), que auxilia na definição sobre quais são os procedimentos mínimos para uma correta aplicabilidade da gestão.

posts relacionados