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O Blog Docnix possui conteúdo sobre gestão da qualidade, normas, processos e muito mais. Aqui você também encontra conteúdo sobre melhoria contínua e tudo sobre o mundo da qualidade!

As empresas fornecedoras de produtos e serviços se preocupam em entregar para os clientes o melhor da sua produção, isso é definido pela qualidade daquilo que oferecem. Mas esse controle não é aleatório, existe todo um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que fiscaliza a matéria-prima, fabricação, distribuição, entre outros itens, indispensáveis ao fornecimento de um produto ou serviço de excelência.

Fique por dentro dos princípios que regem a gestão da qualidade nas empresas:

Foco no cliente
Satisfazer ao cliente deve ser o objetivo final das organizações uma vez que eles são a parte interessada dos negócios. Ter foco no cliente significa ter um bom atendimento e fornecer um produto ou serviço capaz de suprir as necessidades dos compradores.

Liderança
O líder é aquele que aponta a direção a ser perseguida pela equipe, é ele quem desperta nos membros o potencial existente em cada um – o líder atinge os objetivos por meio das pessoas. Por isso, ele deve ser uma figura proativa e inspiradora que saiba delegar e acompanhar os resultados.

Envolvimento das pessoas
Nem sempre é fácil transmitir os desejos dos gestores aos funcionários, no entanto é necessário envolver as pessoas da organização na missão e nos objetivos da empresa. É preciso comunicar, capacitar e educar as pessoas para os mesmos fins.

Abordagem por processo
A abordagem por processos se dá pelo caminho que o produto ou serviço percorre desde a sua fabricação até a entrega ao cliente. A organização se torna muito mais eficiente quando realiza suas atividades em processos bem definidos, desse modo é possível identificar exatamente o trabalho desempenhado por cada um, falhas e possíveis melhoras.

Melhoria contínua
Imagine como seria para um cliente perceber que adquiriu da mesma empresa produtos semelhantes em épocas diferentes sendo que o último adquirido tinha péssima qualidade. O cliente certamente não irá dizer que essa empresa mudou para melhor.
Portanto, organizações que não adotam a melhoria contínua desrespeitam a gestão da qualidade e perdem seu lugar no mercado.

Tomada de decisões
As decisões não devem ser tomadas apenas pela intuição, um bom gestor verifica os ambientes externos e externos, consulta índices e faz previsões de futuro antes de tomar sua decisão. As fontes consultadas precisam ser confiáveis e seguras para levar o gestor a tomar o melhor caminho de raciocínio.

Relações com fornecedores
Os fornecedores são parte importante dos negócios uma vez que eles fornecem, na maioria das vezes, matérias-primas indispensáveis para a produção. Um bom fornecedor contribui para a qualidade do produto ou serviço prestado ao cliente. Então, manter uma relação positiva com os fornecedores tende a ser benéfico, pois a parceria sustentável do tipo “ganha-ganha” deixa ambas as partes satisfeitas com o negócio.


Implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na empresa traz benefícios como:

No contexto atual as organizações que se pautam pelos princípios da qualidade são capazes de se adaptar mais facilmente às mudanças e exigências do mercado. Manter um controle e desenvolvimento da qualidade é prezar pela sustentabilidade do negócio e o relacionamento com os clientes, fornecedores e investidores.

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